I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

SUSPEITO DE ATAQUE EM PARIS, CHÉRIF KOUACHI É UM JIHADISTA CONHECIDO

Imagem obtida pela agência France Presse mostra reprodução do documento de identidade de Said Kouachi (Foto: AFP)

O francês Chérif Kouachi, 32 anos, procurado pelo ataque que deixou 12 mortos na revista parisiense "Charlie Hebdo", é um jihadista muito conhecido pelos serviços antiterroristas franceses e foi condenado em 2008 por participar de uma rede de recrutamento de combatentes para o Iraque. Seu irmão Said, 34, também é suspeito de atuar no ataque desta quarta-feira (7).

Nascido em 28 de novembro de 1982 em Paris, francês de nacionalidade e apelidado Abu Isen, Chérif Kouachi integrava a chamada "rede de Buttes-Chaumont", comandada pelo "emir"' Farid Benyettu. Ela era encarregada de enviar jihadistas para combater no braço iraquiano da Al-Qaeda, então liderado por Abu Mussab al Zarkaui.

Detido pouco antes de viajar à Síria, Chérif foi julgado em 2008 e condenado a três anos de prisão, com 18 meses sob liberdade condicional.

Segundo o jornal "Guardian", Chérif trabalhava na época como entregador de pizza e havia dito às autoridades que foi motivado a viajar ao Iraque por imagens de atrocidades cometidas pelas tropas americanas na prisão de Abu Ghraib, em Bagdá.

Seus advogados da época disseram que ele não era um muçulmano ortodoxo, que bebia, fumava e tinha uma namorada antes de se envolver com o grupo. "Antes eu era um delinquente. Mas depois eu me senti ótimo. Não conseguia nem imaginar que um dia poderia morrer", ele teria dito à Corte, segundo o "Guardian".

Dois meses depois de solto, seu nome apareceu em um plano de fuga da prisão do combatente islâmico Smain Ait Ali Belkacem, membro do Grupo Islâmico Armado Argelino (GIA) que foi condenado em 2002 à prisão perpétua pelo atentado que deixou 30 feridos na estação Museu de Orsay de Paris, em outubro de 1995.

Chérif Kouachi era suspeito de ser ligado a outro membro do Islã radical francês, Djamel Beghal, que cumpriu dez anos de prisão por preparar atentados, e com quem teria treinado.

Segundo o "Guardian", Kouachi era órfão de pais de origem argelina do oeste da França e tinha formação técnica em instrutor de educação física.

Identidade dos suspeitos
A carteira de identidade de um dos irmãos foi encontrada em um carro abandonado pelos foragidos no nordeste de Paris.

Na foto divulgada na madrugada desta quinta (8) pela polícia, Chérif Kouachi aparece com cabeça raspada e barbicha rala. Ele pode "estar armado e ser perigoso", segundo as autoridades.

Seu irmão Said nasceu em 7 de setembro de 1980, também em Paris, e tem nacionalidade francesa. Ele aparece na foto policial com cabelo curto castanho e barba.
Chérif Kouachi e Said Kouachi, suspeitos do ataque à revista 'Charlie Hebdo' (Foto: Divulgação)

Suposto cúmplice detido
O suposto cúmplice dos dois irmãos, que se apresentou à polícia na noite de quarta-feira no nordeste da França, Mourad Hamyd, de 18 anos, é cunhado de Cherif Kouachi. É suspeito de ter ajudado os atiradores. Uma testemunha informou sobre a presença de um terceiro cúmplice no carro no momento da fuga dos agressores.

Hamyd se apresentou à polícia na cidade de Charleville-Mézières "ao ver que seu nome circulava nas redes sociais", explicou à agência de notícias France Presse uma fonte próxima ao caso.

No entanto, internautas que se apresentaram como companheiros de classe tuitaram anteriormente que Mourad Hamyd estava na aula com eles no momento do ataque.

AUTOR: FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics