I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 25 de janeiro de 2015

EUA DIVULGAM OBJETOS PROIBIDOS E CURIOSOS CONFISCADOS EM AEROPORTOS

Algumas das armas encontradas em bagagem de mão nos aeroportos americanos em 2014; apreensões subiram 22% e foram recorde (Foto: TSA/Transportation Security Administration)

O número de armas de fogo apreendidas na bagagem de mão de passageiros nos aeroportos dos EUA bateu recorde em 2014. Fiscais encontraram 2.212 armas, 80% delas carregadas, no ano passado, informou a TSA (Transportation Security Administration).
Uma granada foi encontrada na bagagem de mão de um passageiro no aeroporto de Los Angeles (Foto: TSA/ Transportation Security Administration)

É um aumento de 22% em relação ao ano anterior e representa uma média de mais de 6 armas interceptadas por dia.

Mais de 80% das armas estavam carregadas, afirmou a agência federal em um comunicado. Em 2014, 653,5 milhões de passageiros e 1,7 bilhões de malas de mão foram inspecionados no país.

Nos EUA, armas de fogo podem ser levadas em viagem na bagagem despachada, desde que estejam descarregadas e embaladas de forma segura em um recipiente trancado.
Lâminas em cartão do Scooby Doo (Foto: TSA/Transportation Security Administration)

Dallas, Atlanta, Phoenix, Houston e Denver lideram a lista de 224 aeroportos -- 19 mais do que em 2013 – nos quais os inspetores da TSA impediram que passageiros levassem armas nos voos.

Lâminas em cartão do Scooby Doo
Além das armas de fogo, foram apreendidos em 2014 uma granada de mão em Los Angeles – descoberta que provocou o atraso de cinco voos – e seis explosivos plásticos em Tampa, na Flórida.

Eles também encontraram lâminas afiadas escondidas dentro de um cartão do personagem Scooby Doo em Newport News, no estado da Virginia.

Pela lei federal do pais qualquer um que tente entrar em um voo comercial com uma arma como item de mão, carregada ou não, pode ser processado criminalmente e pagar multa de US$ 10 mil.

Veja objetos curiosos apreendidos em aeroportos dos Estados Unidos em 2013
Objetos proibidos apreendidos nos aeroportos dos EUA de 2012 para cá: armas dentro de bichos de pelúcia, réplica de granada, enguias, bomba falsa, relógio imitando bomba e faca disfarçada em um pente. (Foto: TSA/Transportation Security Administration)

Mesmo com a conhecida rigidez do sistema de segurança dos aeroportos dos EUA, muitos passageiros não se intimidam e tentam embarcar com armas e outros itens proibidos – alguns bem inusitados.

Para saber quais são, basta acessar o blog do setor de segurança em transportes do país (Transportation Security Administration, ou TSA), que divulga ao público semanalmente os objetos apreendidos após a passagem pelo aparelho de raios-x.
Sapatos com saltos imitando armas; mesmo que não sejam reais, objetos que imitam itens perigosos são proibidos (Foto: TSA/Transportation Security Administration)

No último dia 23 de agosto, por exemplo, um post informava que o órgão havia detectado naquela semana 33 armas de fogo (30 delas carregadas), oito armas de choque e cinco facas escondidas em lugares improváveis: duas delas em uma caixa junto com um filtro automotivo, uma em um pente, outra em uma escova e uma última dentro do forro de uma mala.

Também são comuns, segundo o órgão, réplicas realistas de bombas, granadas e minas, o que confunde os agentes, pode gerar atrasos e levar à detenção do passageiro. “Sabemos que são novidades bacanas, mas você não pode levá-los em um avião. É proibido, seja real ou não”, avisa a equipe de blogueiros da TSA nos posts.

Bichos de pelúcia e sapatos de salto
No ano passado, os agentes encontraram sete falsas granadas em apenas uma semana. O balanço de itens apreendidos ao longo de 2012 mostra ainda que foram apreendidos nos aeroportos americanos 1.556 armas dentro de malas de mão ou despachadas – em média, quatro por dia. Do total, 78,7% estavam carregadas.

Algumas delas estavam camufladas em lugares improváveis: bichos de pelúcia, um livro com miolo falso e um vaso de planta são alguns exemplos.
Arma escondida em livro com fundo falso (Foto: TSA/ Transportation Security Administration)

Os aeroportos onde mais foram encontradas armas nesse ano foram os de Atlanta, Dallas, Phoenix, Houston e Ft. Lauderdale, nessa ordem.

Entre os itens curiosos apreendidos, foram citados um spray de pimenta escondido dentro de uma meia, cobras venenosas mortas, um cinto de castidade, uma motosserra, sacos com enguias e diversas espadas samurais.

Um passageiro se arriscou duplamente e levou uma falsa granada recheada de maconha. E houve uma passageira que achou “fashion” embarcar com sapatos com os saltos imitando revólveres.

Segundo a TSA, os passageiros podem viajar com sua arma de fogo na bagagem despachada, mas ela deve ser declarada à companhia aérea antes.

O órgão afirma que a divulgação do que é interceoptado não é apenas para “mostrar serviço”, mas para conscientizar os passageiros.

“Cada vez que achamos um item perigoso, todo o processo fica lento e um passageiro que provavelmente não tinha má intenção acaba fichado e às vezes até preso. Este é um aviso amigável para as pessoas deixarem esses itens em casa”, afirma.

AUTOR: FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics