I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

QUADRILHA DE CEARENSES CONDENADA POR TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS

A 11ª Vara da Justiça Federal no Ceará condenou três membros por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. O restante do grupo foi apenado apenas pelo primeiro crime. As penas variaram de três a 17 anos FOTO: AGÊNCIA DIÁRIO

Oito pessoas, presas em Fortaleza desde junho por tráfico internacional de drogas, foram condenadas pela 11ª Vara da Justiça Federal no Ceará. As penas variaram de três anos e quatro meses a 17 anos e seis meses. Somente um dos oito réus poderá apelar da decisão em liberdade. Os demais permanecerão presos.

Três membros da quadrilha, que já possuíam antecedentes criminais, foram condenados por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Os outros três responderam somente pelo primeiro crime.

A quadrilha foi presa em flagrante na madrugada de 2 de junho, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Capital. De acordo com o processo, Carlos Henrique da Silva, Nathyhelen Silva de Moura e Maria Eugênia Sousa Tavares haviam desembarcado no terminal oriundos de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, por volta de meia-noite, com cerca de oito quilos de cocaína presos aos corpos.

Chamou a atenção das autoridades o fato de que o trio desembarcou no Aeroporto sem bagagens despachadas e vestindo casacos de frio. Os três foram recebidos no Aeroporto por Adriano da Silva Barbosa, Francisco Deibson de Sousa Pereira, Taciano Herbeson da Silva Pantaleão, Daniele Barbosa de Oliveira e Alane Fernandes Lira.

Polícia no encalço

No estacionamento do Aeroporto Pinto Martins, todos foram abordados pelos agentes da Polícia Federal (PF) e foi constatado que Carlos Henrique, Natyhelen e Maria Eugênia traziam presos ao corpo, na altura dos quadris, pacotes de cocaína.

A operação investigativa que culminou na prisão do grupo teve início em maio deste ano, após denúncia à PF de que um homem estaria organizando um grupo de pessoas para que viajasse à Bolívia para trazer cocaína. O trio foi monitorado pelos policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da PF, desde que embarcou até retornar a Fortaleza.

A quadrilha foi presa em flagrante e todos tiveram as prisões preventivas decretadas pelo juiz Danilo Fontenelle. A defesa solicitou habeas corpus aos oito presos. O magistrado, porém, negou os pedidos de liberdade de todos os envolvidos no crime, ainda no fim do mês de junho.

Condenação

A decisão que condenou o grupo é assinada pelo juiz Ricardo Ribeiro Campos. No texto, é posto que Maria Eugênia seria a líder do bando. Na sentença, é dito que a mulher "comandou toda a viagem, e deu as ordens passo a passo, para as pessoas aliciadas (por ela) como mulas".

A ré afirmou, em depoimento, que já havia realizado a mesma viagem, com o mesmo objetivo de transportar drogas de Santa Cruz de la Sierra para o Ceará, no mês de março deste ano. Ela já havia sido presa e condenada, em 2012, por porte ilegal de arma de fogo.

Segundo o processo judicial, Maria Eugênia agia em parceria com Adriano e Deibson planejando e executando as ações, encabeçando assim os trabalhos criminosos. Estes dois, já respondem juntos pelo cometimento de um duplo homicídio. Os dois homens também foram presos e condenados por porte ilegal de arma de fogo, assim como Maria Eugênia, no ano de 2012.

Natyhelen e Carlos Henrique seriam 'mulas', contratados pelos líderes do grupo criminoso para fazer o transporte das drogas da Bolívia para o Brasil, através das viagens aéreas internacionais. Taciano, Daniele e Alane eram cúmplices do grupo.

Taciano, segundo o processo, conseguiu um carro emprestado para transportar o grupo, na saída do Aeroporto de Fortaleza. Alane é esposa de Deibson. Já Daniele, é companheira de Adriano. Para a Justiça, também estes três participantes tinham conhecimento das práticas ilícitas que seriam executadas.

Penas

Maria Eugênia e Adriano foram condenados a 11 anos e oito meses de reclusão em regime fechado pelo crime de tráfico internacional de drogas, e a cinco anos e 10 meses por associação para o tráfico, totalizando 17 anos e seis meses, além de multa.

Já Deibson, foi apenado com 10 anos por tráfico e cinco anos por associação, somando 15 anos de reclusão, também em regime fechado e multa.

Carlos Henrique, Natyhelen, Daniele e Alane terão de cumprir seis anos e oito meses, também em regime fechado e com pagamento de multa.

Taciano recebeu condenação de três anos e quatro meses, que foi substituída pelo juiz por duas penas restritivas de doação de dois salários mínimos a uma entidade social e a prestação de serviços à comunidade.

Ele foi o único a ter o direito de recorrer da sentença em liberdade. O juiz determinou na sentença que Taciano fosse liberado imediatamente.

Apesar da menor pena, o homem terá de cumprir medidas impostas pela Justiça. O texto da sentença diz que ele tem "obrigação de comparecimento em juízo sempre que for intimado, obrigação de informar o local de domicílio onde possa ser encontrada e proibição de ausentar-se de seu domicílio por mais de oito dias ou de mudar de domicílio sem autorização judicial".

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics