I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

POLÍCIA DESCOBRE 100 CARROS CLONADOS

O delegado Aurélio Araújo, titular do 14º DP, denunciou o esquema, após ouvir diversos envolvidos. O dossiê será enviado à DRFVC FOTO: NATINHO RODRIGUES
Os carros eram roubados e recebiam placas semelhantes com inscrições que já existiam no Detran. A Polícia suspeita que um despachante esteja envolvido.

A equipe do 14º DP (Conjunto Industrial) conseguiu desvendar o furto de documentos ocorrido no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no começo do ano de 2013. Segundo o delegado Aurélio Araújo, que comanda a equipe, a partir deste furto outro esquema criminoso foi montado, usando os documentos subtraídos. Por conta disto, cerca de 100 veículos clonados estão trafegando no Ceará, conforme a Polícia.

O delegado informou que as investigações começaram no dia 15 de setembro, quando os irmãos William Freitas de Sousa e Wenderson Freitas de Sousa foram presos, no Conjunto Industrial, em Maracanaú, em carros roubados com placas clonadas.

Ao serem ouvidos, os dois deram informações sobre Francisco José Soares Araújo, que seria o autor do furto dos 450 Certificados de Registro de Veículo (CRVs), em branco, segundo a Polícia. "Ele furtou os documentos e teve como comparsa um vigilante noturno do Detran", destacou o titular do 14º DP.

José Soares se apresentou, no último dia 10 de outubro, no 14º DP, acompanhado de um advogado. Em depoimento, ele disse que era funcionário da Prefeitura de Quiterianópolis (a 410Km de Fortaleza), há mais de um ano e teria sido contratado para "fazer todo tipo de trabalho". A reportagem entrou em contato com o secretário de administração do Município, Manoel Coutinho, que revelou que o nome do suspeito não consta no quadro de servidores. "Ele não é funcionário da Prefeitura, efetivo ou terceirizado. Se já prestou algum serviço aqui não foi nos últimos anos", disse.

Clonagem

Conforme o delegado, José Soares tem seis passagens pela Polícia, por latrocínio (roubo seguido de morte), roubo de veículo, estelionato e porte ilegal de arma de fogo. Desta vez, teria agido de forma mais burocrática e passado a clonar os carros que, supostamente, vendia.

Em posse dos documentos em branco, roubados do Detran, José Soares teria começado a preenchê-los com dados de carros seminovos. Segundo Aurélio Araújo, um despachante chamado Thiago Moreira Garcez, fazia levantamentos de dados no sistema do Detran e fornecia ao suspeito. 

"Com as informações em mãos, ele roubava um carro semelhante e emplacava com os dados que constavam na lista entregue pelo despachante. As placas eram feitas em uma empresa legalizada, instalada em frente ao Detran, que deveria solicitar vários documentos, mas a responsável estava exigindo somente o CRV, que neste caso era preenchido por Araújo, e o RG do comprador", explicou.

O titular do 14º DP disse que o despachante nega envolvimento com o fato e alegou que emprestou sua senha a um adolescente e não sabia que ele estava fazendo isso. Ainda conforme Aurélio Araújo, outro despachante chamado José Cláudio Medeiros Girão era quem levava a documentação até a empresa e facilitava a venda das placas. Ele ainda não foi ouvido e não está comprovado se Girão e a dona da empresa agiam de má fé.

"O certo é que Francisco José vendeu carros nessa situação em todo o Estado. Estimamos que cerca de 100 veículos, clonados por ele, estejam circulando. A fraude se espalhou e já descobrimos 27 pessoas que foram vítima dele em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte, Itapajé, Itapiúna, Sobral, Maracanaú, Russas, Aracati, Martinópole e Iguatu". 

Quando soube do progresso das investigações, Francisco Araújo se apresentou no 14º DP e disse que seu único envolvimento era pegar as placas para entregar a um homem chamado José Monteiro Teobaldo. Nesse momento, conforme o delegado Aurélio Araújo, surgiu mais uma complicação para ele.

"Investigamos e descobrimos que 'Teobaldo' é, na verdade, um nome falso que ele usa. Tinha RG, declarou Imposto de Renda (IR) de 2010 a 2012 e fez dois empréstimos de R$ 29 mil com esse nome. O pior é que essa pessoa existe. É um agricultor, que mora em Aracati, e não tem nada a ver com os crimes", disse o titular do 14º DP.

Aurélio Araújo afirmou que está enviando o resultado das investigações para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), que está com o inquérito. "Com base nisto tudo, o delegado deverá representar pela prisão preventiva do Francisco José e analisar o que vai fazer com os outros".

Sindicato

Informações do Sindicato dos Despachantes do Ceará (Sindece) dão conta que José Cláudio Girão, citado pela Polícia como despachante, nunca teve registro oficial da profissão. Já Thiago Garcez, é despachante e está sendo investigado pelo Sindicato, por meio de um processo administrativo, aberto no dia dois de setembro deste ano.

Em depoimento ao Conselho de Ética da categoria, ele disse que acessou o sistema do Detran, em um local público para imprimir um processo e os funcionários deste local salvaram sua senha e teriam utilizado o sistema sem sua permissão.

"Estamos analisando e acompanhando o andamento do processo. Ainda não posso afirmar nada a respeito da conduta dele, porque as investigações não foram finalizadas. Posso garantir que fazemos um trabalho muito grande, que busca expurgar da categoria pessoas que não agem dentro da lei. 

Nossa dificuldade é que descredenciamos pessoas por desvios de conduta graves e o Detran permite a livre circulação destes profissionais marginais lá dentro", disse o diretor do Sindece, Sérgio Holanda.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Detran, que disse que iria encaminhar a demanda à Superintendência do órgão, mas até o fechamento desta edição não deu retorno.

Confira a lista de placas clonadas

Placas/Marca/Modelo/Cidade
OSN-8275 -Fiat / Strada Working / Juazeiro
ORU-1871- Toyota / Hilux / Fortaleza
ORN-8948- Chevrolet / Onix / Russas
OSB-0025- Fiat / Siena Atractiv / Fortaleza
CWQ-6720 -Toyota / Hilux / Fortaleza
NRA-2916 - VW /Saveiro / Fortaleza
NTN-6722 - Fiat / Punto Atractive/Maracanaú
OIM-7125 - Chevrolet / Cobalt / Fortaleza
OIN-9353 - Chevrolet / Celta / Caucaia
ORW-6675 - VW / Nova Saveiro / Fortaleza
OSF-9748 - Fiat / Strada Working / Itapajé
ORP-7323 - MMC / L200 Triton / Fortaleza
ORS-3552 - Ford / Ecosport / Fortaleza
ORU-2708 - Chevrolet / Onix / Aracati
ORV-1625 - VW / Golf Highline / Fortaleza
GQA-6969 - MMC / Pajero / Fortaleza
HYG-5324 - Fiat / Doblo HLX / Fortaleza
ORW-1168 - VW / Gol CL MB / Itapiúna
OHX-7515 - Fiat / Punto Atractive / Sobral
ORP-9926 - Honda / Civic LXR / Aracati
OIM-1479 - Fiat / Strada Working / Martinópole
OCO-3341 - Hyundai I30 / Wagon / Fortaleza
OIE-4749 - MMC / Pajero Dakar / Fortaleza
NVA-9619 - Fiat / Strada Working / Iguatu


Mais informações
As pessoas que suspeitarem que seus veículos podem ter sido clonados, devem entrar em contato com o 14º DP pelos números (085) 3101.2944 / (085) 3101.2945

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics