I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 4 de outubro de 2014

CANINDÉ (CE), COMEMORA SÃO FRANCISCO HOJE

Equipes de padres estão formadas para dar assistência aos romeiros que chegam de diferentes cidades da região Nordeste FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

Canindé. Hoje é o dia de São Francisco, o padroeiro deste município, a cidade mais franciscana do Estado. Em comemoração à data, acontecem festa, missas, confissões, procissão e orações. Devido às eleições amanhã, a tradicional romaria acontecerá somente no período de 9 a 19 próximos. Nas ruas da cidade, carros de som tocam músicas em homenagem ao santo.

A história de São Francisco comove a todos. Não é à toa o número crescente de fiéis. Ele abriu mão da riqueza para cuidar dos pobres. Tinha uma sensibilidade especial para todas as criaturas de Deus, fossem plantas ou animais. Falava com os pássaros, os peixes, o sol e a lua, que tratava como irmãos. A devoção ao patrono da ecologia, dos animais, da paz e dos pobres começou em 1758.

Uma das músicas mais tocadas nas ruas de Canindé é "Miscigenação": "No dia de São Francisco/ é tão grande a multidão/ Canindé fica pequenino/ Canindé é oração/ vai passando a romaria/ segue a procissão". O trecho da música, do compositor Jota Batista, retrata muito bem o amor que o povo nordestino deposita no padroeiro.

A cidade está tomada de romeiros e até de candidatos, que vieram pedir graças para a vitória no pleito de amanhã. A Basílica de São Francisco vêm recebendo visitas de políticos, cabos eleitorais e eleitores que chegam ao santuário para pedir proteção. É fácil encontrar simpatizantes que exibem a foto dos seus candidatos em camisetas.

Canindé já vive o clima de festa e devoção. Mesmo com a mudança da data da romaria por conta das eleições, os dois abrigos mantidos pela paróquia continuam lotados. Na Basílica de São Francisco, que passou por uma ampla reforma, a movimentação é intensa. Quem chega, elogia a infraestrutura.

"Aqui em Canindé, os padres têm um respeito muito grande por nós, romeiros. Sempre nos recebem com carinho", ressalta o devoto Francisco das Chagas, que visita a cidade pela quinta vez vindo de Buriti dos Alves, no Estado do Piauí.

O comércio já registra grande movimentação de visitantes. Na Praça Thomaz Barbosa, os vendedores ambulantes comemoram o aumento nas vendas. "A romaria é o nosso inverno", compara o vendedor Chagas Camelo, que tem banca ao lado da Gruta de N. Sra. De Lourdes.

A 255ª Festa de São Francisco das Chagas de Canindé têm início na madrugada do próximo dia 9. As celebrações em homenagem ao padroeiro da cidade acontecem no maior santuário franciscano das Américas.

Para o pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos, é grande a responsabilidade de estar à frente da coordenação da festa e recepção dos romeiros. "É muita responsabilidade estar conduzindo, assumindo e orientando uma festa de tantos romeiros. Mas nós estamos preparados", disse frei João Amilton. De acordo com o frade, no Abrigo São Francisco foi construído um conjunto de 36 banheiros com chuveiros e sanitários, sendo que dois deles estão reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Além disso, uma cozinha comunitária está instalada com depósito de utensílios e de material de limpeza. Foram instaladas caixas d´água para evitar desabastecimento. "São 147 metros quadrados de área construída, que proporcionarão mais conforto, higiene e bem-estar para os romeiros", frisou o frei.

A Prefeitura de Canindé, em parceria com o governo do Estado, asfaltou as ruas Joaquim Custodio, Romeu Martins, José Paixão, Manoel dos Santos Lessa, Simão Barbosa, Sintônio Monteiro e ainda falta a Paulino Barroso, que liga o centro comercial ao Terminal Rodoviário Joaquim Magalhães Filho.

"Estamos preparando a cidade para receber bem os nossos visitantes. O romeiro precisa ser bem tratado para que assim ele retorne em anos seguintes com mais devotos", observa o prefeito Celso Crisóstomo.

A secretária municipal de Saúde, Aline Macedo, divulgou ontem o plano de assistência aos romeiros, que conta com completa equipe e ambulâncias.

Mais informações
Basílica de são francisco das chagas
Município de canindé
Telefones: (85) 3343.0017
3343.0447, 3343.0774

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics