I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 14 de setembro de 2014

INOVAÇÃO: PEFOCE DESVENDA CRIME POR DIGITAL

Um sistema moderno e inovador, que remete ao que é feito em séries famosas como C.S.I., está sendo implantado pelo núcleo de Papiloscopia da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). 

O projeto se mostra como um marco na eficácia de investigações de homicídios, estupros, incêndios, assaltos e arrombamentos. A promessa é que os bancos de dados civil e criminal sejam integrados e se chegue à identificação do suspeito de um delito, apenas por uma impressão digital deixada no local do crime.

O Ceará é o primeiro Estado a ter estes bancos de dados integrados; somente o Distrito Federal possui uma tecnologia que possibilita isto. Conforme o supervisor do núcleo que opera o novo sistema, o físico Laerte Gonçalves, a aquisição do AFIS (Automated Fingerprint Identification System), ou em português Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais, custou R$ 25 milhões.

O núcleo de Papiloscopia comandado por Gonçalves, faz parte da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), mas também realiza trabalhos em cadáveres. "Cerca de 90% dos cadáveres que dão entrada na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) já são identificados pela Papiloscopia, de forma manual. 

Conseguimos chegar à digital de um corpo, mesmo que ele esteja carbonizado, mumificado e em estado de putrefação avançado, no nosso Laboratório de Dedos, em que é desenvolvida uma técnica de hidratação da pele do cadáver".

Os corpos de criminosos fichados na Secretaria de Justiça e da Polícia Civil, que deram entrada na Comel de janeiro até agora e permaneceram sem identificação, estão sendo nomeados com ajuda do AFIS. "Estamos em fase de implantação e integramos somente o banco de dados criminal. Por conta disto, só os corpos fichados podem ser identificados pelo AFIS. A previsão é de que em 2015, tenhamos o banco de dados civil também", disse Laerte Gonçalves.

Identidades

Alguns corpos de criminosos que foram identificados deixaram os papiloscopistas surpresos. "O AFIS ajudará a agilizar o trabalho da Polícia e prevenirá contra pessoas, que fraudam o sistema apresentando documentos falsos. Uma das impressões digitais que analisamos revelou três pessoas diferentes. 

Com cada um dos nomes, ele já tinha quatro passagens pela Polícia, incluindo homicídios, assaltos e fugas de unidades prisionais. Estou remetendo esta conclusão às delegacias onde ele era investigado, para que não continuem os inquéritos instaurados sobre um morto", disse o papiloscopista Paulo Harrison Medeiros.3

Seis núcleos realizam atendimentos

Quando se escuta falar em Perícia Forense do Ceará (Pefoce) é comum atrelar a atuação da Instituição com mortes e locais de crime, mas as áreas de atribuições são diversas. Além dos exames cadavéricos e de corpo de delito, realizados pela Comel, são feitas análises laboratoriais em entorpecentes, venenos, remédios, explosivos e até em aparelhos eletroeletrônicos. Somente de janeiro a junho deste ano, 473.324 procedimentos foram realizados pela Pefoce.

Atualmente, existe uma sede da Perícia Forense na Capital e cinco núcleos distribuídos no Interior, nas cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Canindé e Iguatu. De acordo com a perita geral adjunta, a farmacêutica Adilina Feitosa e Feitosa, outro núcleo deverá ser inaugurado, no próximo mês, em Tauá; e um outro, que está em processo de licitação de equipamentos, deverá funcionar, em Russas. A proposta de expansão é que o Estado tenha 12 núcleos.

A Comel realizou 4.949 exames cadavéricos e 23.521 exames em pessoas vivas, nos seis primeiros meses do ano. Já a Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (CALF) efetuou 328 procedimentos de biologia e bioquímica forense, 102 exames de DNA, 1.706 exames em substâncias toxicológicas, e 196 de química forense.

A perita lembra que diante da alta demanda de exames a serem realizados, o número de peritos legistas é pequeno. Os peritos legistas podem ser farmacêuticos ou odontólogos. "São pessoas que têm conhecimentos teóricos e práticos sobre análises químicas e físicas de algum material. 

Toda substância usada em incêndios, envenenamentos, overdoses podem ser analisadas pela perícia forense e servirá como parte de uma investigação. Nos últimos tempos, a disseminação das drogas aumentou muito e, consequentemente, o nosso trabalho também aumentou. Precisamos de mais pessoas em nossos laboratórios", declarou.

Adilina disse que o número de equipe de peritos criminais também não é o ideal. Segundo ela, devia haver cinco equipes por expediente na Capital e Região Metropolitana. A perita geral adjunta, considera que mesmo diante das dificuldades, que não acabaram, os avanços já são visíveis e consideráveis.

"A diferença já é muito grande na estrutura da Pefoce. Crescemos muito. Houve uma expansão não só na estrutura dos cinco núcleos que foram espalhados pelo Estado, mas também no que diz respeito à capacitação dos profissionais e da modernização dos equipamentos. Temos dificuldades com o déficit de profissionais, em algumas áreas, mas sem dúvida, a situação é bem melhor".
AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics