I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

CANADENSES ENCONTRAM NAVIO LENDÁRIO DESAPARECIDO NO SÉCULO 19

Imagem de sonar mostra o navio no fundo do mar; embarcação desapareceu em 1845 durante expedição ao Ártico (Foto: AP Photo/Parks Canada, via The Canadian Press)

Em uma descoberta que ajuda a esclarecer um mistério histórico, exploradores canadenses encontraram a carcaça de um navio desaparecido em uma trágica e lendária expedição em 1845, anunciou nesta terça-feira (9) o primeiro ministro do país, Stephen Harper. Trata-se de um dos dois navios que se perderam na chamada Expedição Franklin até o Ártico canadense.

Na época, Sir John Franklin e sua tripulação de 128 pessoas embarcaram nos navios britânicos HMS Erebus e HMS Terror para buscar a famosa Passagem Noroeste entre os oceanos Atlântico e Pacífico quando ficaram encalhados no gelo. Todos eles morreram, e os navios desapareceram.

Mergulhadores e arqueólogos canadenses vêm tentando achar as embarcações desde 2008. Elas ficaram presas entre a ilha King William no Estreito de Victoria e o território ártico de Nunavut.

Canibalismo

O mistério fascina os canadenses há gerações, em parte por causa do destino da tripulação. Esquimós que moram no local dizem que os homens desesperados recorreram ao canibalismo antes de morrer.

"Tenho o prazer de anunciar que a expedição do Estreito de Victoria deste ano resolveu um dos grandes mistérios do Canadá, com a descoberta de um dos dois navios que pertenceram à Expedição Franklin", disse o primeiro ministro Stephen Harper em uma declaração.

Segundo Harper, os especialistas ainda não sabem se o navio encontrado foi o Erebus ou o Terror.

Eles foram difíceis de encontrar porque flutuaram no gelo por centenas de quilômetros e os povos locais deram informações conflitantes sobre onde eles naufragaram.

"Encontrar o primeiro navio sem dúvida vai ajudar a encontrar o navio irmão e descobrir mais sobre o que aconteceu com a tripulação da Expedição Franklin”, acrescentou ele.

AUTOR: REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics