I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ÔNIBUS: CASOS DE ASSALTOS TÊM REDUÇÃO DE 9%

Apesar da diminuição de 9% no número de assaltos, em relação primeiro semestre do ano passado, a insegurança dentro do transporte coletivo ainda é grande. Tanto que, na noite da última segunda-feira (11), a mulher identificada como Francisca Fábia Freire dos Santos faleceu após receber duas facadas, durante uma ação por ladrões dentro do coletivo da linha Messejana/São Cristóvão.

Enquanto em 2013 foram registrados 1.145 assaltos entre janeiro e junho, neste ano o número diminuiu para 1.043, conforme dados do Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus). No ano passado, foram contabilizadas 220 ações de bandidos somente no mês de março, em junho foram 201. Em 2014, o mês com maior número de casos foi janeiro, com 230, seguido de março, com 205.

Apesar da diminuição do número de assaltos, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro), Tobias Brandão, afirma que a situação da insegurança nos coletivos continua a mesma. "Depois da morte do motorista de ônibus Francisco Erivaldo Marinho, em maio, houve um aumento no trabalho da Polícia para coibir os assaltos. Mas, com o passar do tempo, isso foi diminuindo e, hoje, voltou ao que era antes".

Brandão ainda comentou que as reuniões realizadas entre o sindicato, o Sindiônibus e o Poder Público não estão surtindo efeito, já que quase nada está sendo implantado. "Na última reunião, no dia 9 de agosto, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o Sindiônibus não compareceram", reclamou.

Segurança Pública

O superintendente técnico do Sindiônibus, Francisco Pessoa de Araújo Neto, ressaltou que as ocorrências dentro dos ônibus são questões de segurança pública. "Andar de ônibus não deixa a vida de ninguém mais perigosa", asseverou.

Com o objetivo de desestimular as ações dentro do transporte público, Neto disse que as empresas tentam diminuir a circulação do dinheiro ao incentivar o uso do crédito eletrônico, os veículos possuem cofre, câmeras de vídeo capturam tudo que se passa nos coletivos, as rotas dos ônibus são acompanhadas online pela Etufor e pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).

Além disso, ele destacou que o Sindiônibus apelou para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para que a Polícia realize mais abordagens aos veículos para coibir a ação dos bandidos. "Infelizmente, a PM não tem efetivo para colocar um policial em cada ônibus", declarou.

Prisões

A Polícia Militar, com o apoio de policiais civis do 30º Distrito Policial, apreendeu três adolescentes e deteve dois adultos, na manhã de ontem, acusados de envolvimento no latrocínio de Francisca Freire dos Santos.

Os adolescentes têm idades entre 13 e 17 anos, e um deles confessou o crime. Ainda foram detidos dois adultos, para verificação de participação. Com eles, os policiais apreenderam os pertences da vítima e a faca utilizada na ação. Os acusados foram encontrados nos conjuntos São Cristóvão e João Paulo II, no bairro Jangurussu.

Todos os capturados foram inicialmente conduzidos ao 30º DP para os procedimentos de identificação. Em seguida, os adolescentes foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente, onde foi registrado o procedimento de auto de apreensão em flagrante devido ao latrocínio.

Conforme o coronel Sergistótenes Freire, comandante do 16º Batalhão, a vítima faleceu após receber duas facadas, uma na perna e outra na costela. Ele destacou que a mulher não reagiu ao assalto.

O grupo, conforme relato do coronel Sergistótenes, era responsável por uma série de roubos a coletivos nos bairros de Messejana, Palmeiras e Jangurussu. Eles embarcavam no Terminal de Messejana e assaltavam os ônibus na região. Conforme o comandante do 16º Batalhão, a maioria das vítimas eram mulheres, e eles sempre utilizavam a faca para ameaçar.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) informou que para combater as ocorrências que acontecem dentro dos coletivos é feito um trabalho bom blitze e operação barreira em toda a cidade. Os locais onde as ações serão realizadas pelos policiais são escolhidos com base em estatísticas de ocorrências.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics