I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

ATUALIZAÇÃO: JUSTIÇA CONCEDE HABEAS CORPUS A MEXICANOS PRESOS NA COPA DO MUNDO

Os quatro turistas mexicanos presos no dia 30 de junho por agredirem dois advogados cearenses em Fortaleza, após partida da Copa do Mundo, deixarão o presídio pela porta da frente e aguardarão o desenrolar do processo em liberdade. A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) concedeu, por unanimidade, ontem, habeas corpus aos mexicanos Sérgio Israel Eguren Cornejo, Mateo Codinas Velten, Rafael Miguel Medina Pederzini e Angel Rimak Eguren Cornejo.

Os turistas, agora, aguardam medidas cautelares que serão definidas pelo juiz Antônio José de Norões Ramos, da 2ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua, em audiência já agendada para a próxima sexta-feira (22).

O relator do processo, desembargador Francisco Pedrosa Teixeira, reconheceu a ilegalidade da prisão e o constrangimento ilegal dos réus, e teve entendimento acompanhado pelos demais integrantes da Câmara.

"Não posso fechar os olhos ao que poderia ocorrer no futuro, deixando os pacientes indefinidamente acautelados e alienados dos seus direitos. Não se mostra razoável a manutenção do decreto, que, ao meu sentir, pode ser perfeitamente substituído por medidas cautelares diversas", disse na decisão.

Em 11 de julho, o mesmo magistrado havia negado liminar ao grupo, alegando temor por uma provável fuga dos acusados. "In casu, as cautelares alternativas são insuficientes, se considerarmos suas peculiaridades, máxime porquê os pacientes não possuem qualquer vínculo com a capital cearense.

Nada impede, portanto, a constrição, diante da possibilidade real de fuga dos pacientes, ainda que se adotasse a elementar providência de retenção dos incriminados, irrecomendável pois os tornaria visitantes ilegais", escreveu, à época, o desembargador.

Defesa satisfeita

De acordo com um dos advogados representantes da defesa dos mexicanos, Henrique Garcia, os turistas estão 'satisfeitos' com a decisão. "Agora, eles aguardam quais medidas cautelares serão aplicadas", disse.

O coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (Cadaa)da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), José Navarro, explicou que, apesar do habeas corpus, os quatro mexicanos ainda não poderão deixar o Brasil de forma legal. "É importante, nesse caso, ressaltar que eles continuam com os passaportes retidos. Foi apresentada uma residência fixa em Fortaleza, que foi alugada pela família, para que eles possam permanecer aqui enquanto houver o julgamento, segundo alega a defesa", pontuou.

Agressão

Os advogados cearenses David de Queiroz Chaves e Maximiano Leite Barbosa Filho foram espancados na Praia de Iracema, na noite de 29 de junho. David chegou a desmaiar no local enquanto era agredido.

SAIBA MAIS

29 de junho: tentativa de assédio e agressão

Segundo a acusação, os mexicanos teriam tentado assediar a esposa de um dos advogados cearenses. Houve discussão, que culminou na agressão.

03 de julho: mexicanos são exonerados de cargos

Dois dos quatro mexicanos eram ex-deputados e ocupavam cargos no governo local, sendo exonerados dos cargos após a prisão

11 de julho: pedido de liberdade é negado

O relator do processo, desembargador Francisco Pedrosa Teixeira, negou liberdade provisória aos turistas mexicanos

18 de agosto: liberdade é concedida aos réus

A 1ª Câmara Criminal do TJCE reconheceu a ilegalidade da prisão e concedeu habeas corpus.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics