I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 6 de julho de 2014

POLICIAIS VISITAM CONDOMÍNIOS E DÃO DICAS DE SEGURANÇA

Nesta fase inicial do novo projeto, os policiais visitam 30 condomínios por semana, mas esse número será maior no segundo semestre do ano, com a ampliação do programa e mais duas equipes realizando as visitas
FOTOS: KIKO SILVA.

O Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) Ronda do Quarteirão, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, tem tentado retomar a política da boa vizinhança que era pregada no início do projeto, em 2007. Uma das iniciativas é o novo projeto "Condomínio Seguro" que tem como objetivo levar a Polícia Militar para dentro dos convívios comunitários e pregar a política de paz e dar dicas de segurança aos moradores.

O novo projeto é coordenado pelo comandante do BPCom/Ronda do Quarteirão, tenente-coronel Cláudio Mendonça e teve início há pouco mais de um mês. Alguns dos objetivos do projeto é ouvir os residentes dos condomínios sobre as ocorrências do bairro onde moram e melhorar o atendimento a estes moradores e dar dicas de segurança.

Além dos policiais do Ronda, a visita aos condomínios também é realizada com a presença de militares do Corpo de Bombeiros, que verificam se os prédios estão com os equipamentos de segurança necessários e aptos para evitar ou minimizar os danos de um incêndio. Os moradores são orientados pelos bombeiros sobre como devem agir em momentos de emergência.
As visitas podem ser solicitadas pelos representantes dos condomínios de qualquer bairro da Capital ou Região Metropolitana de Fortaleza.Até 2015, o objetivo é formar 10 equipes e levar o programa para as cidades do Interior

A tenente do Corpo de Bombeiros, Juliany Freire, informou que as visitas acontecem de forma amigável e possuem caráter preventivo. "Não é uma ação de fiscalização, nós conversamos com os síndicos de cada prédio e avisamos quais são os equipamentos necessários que o condomínio deve ter e onde eles devem estar", conta. 

Segundo a oficiala, muitos prédios possuem os extintores de combate a incêndios e as mangueiras, mas os equipamentos não estão em um local adequado e, outras vezes, estão obstruindo as saídas de emergência. A tenente conta que em caso de pequenos incêndios é importante que exista alguém que saiba manusear os equipamentos e que eles estejam de acordo com as normas de segurança.

Novo olhar

Daniele Carvalho, síndica de um condomínio na Praia de Iracema, disse que após a visita dos policiais a imagem que se tinha antes, de "uma viatura que passa" mudou completamente. Segundo ela, após a visita, os condôminos se sentem mais seguros e veem a Polícia como amiga.

Conforme a moradora, esse novo olhar deu a noção de que a comunidade está sendo ouvida e que o diálogo é o primeiro passo para buscar a solução para os problemas.

Outro condomínio, situado no bairro Edson Queiroz, próximo a Comunidade do Dendê também foi visitado. Lá, as demandas apresentadas foram muitas, mas o síndico do prédio, Natanael Braulio, informou que, até então, a população não auxiliava o trabalho da Polícia, pois de acordo com ele, uma das residentes foi assaltada e não registrou o Boletim do Ocorrência (B.O), atitude que facilitaria o mapeamento da Polícia sobre a violência daquela região.

No entanto, após a visita, os moradores receberam orientações de comportamento para evitarem assaltos e foram incentivados a registrarem as ocorrências. "Com esse projeto percebi que há um planejamento por parte da Polícia. Toda iniciativa visando a segurança é bem vinda", disse o síndico.

As visitas podem ser solicitadas pelos representantes dos condomínios de qualquer região da Capital ou RMF. De acordo com o comandante do Ronda, a Polícia sabe que população está amedrontada e acredita que com essa aproximação e com diálogo, o efetivo vai ser mais bem distribuído para atender melhor as demandas.

Por enquanto, nesta fase inicial, os policiais visitam 30 condomínios por semana, mas o projeto deverá ser ampliado no segundo semestre do ano, com mais duas equipes realizando as visitas. Até 2015, o objetivo é formar pelo menos 10 equipes e, posteriormente, levar o programa para as cidades do Interior.

Resultados

Após a reunião com o porteiro, síndico e moradores de cada condomínio, os policiais elaboram um relatório que é entregue na Secretaria de Segurança, e, a partir dele, o problema é analisado. Uma das medidas é alterar o horário e a periodicidade das rondas na região. Outra medida que será implementada em breve, de acordo com o comandante do Ronda, é o remanejamento dos 975 militares recém-formados, nas patrulhas comunitárias.

Atualmente estes policiais estão reforçando a segurança durante a Copa 2014. Para solicitar a visita de uma equipe do "Condomínio Seguro" basta ligar para o Monitoramento do Ronda 3101.6580

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics