I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 19 de julho de 2014

MUNICÍPIO DE CARNAUBAL FESTEJA 57 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Intensa programação festiva está programada para os festejos comemorativos que marcam a emancipação da cidade

O município de Carnaubal, Localizado na divisa com o Piauí, distante 345,8 km de Fortaleza, comemora seus 57 anos de emancipação política com quatro dias de festa e muita música no Arraiá que é considerado um dos maiores eventos culturais da região da Ibiapaba. A data de emancipação é só na próxima terça-feira (22), mas a festa começa hoje. Carnaubal é uma das cidades que compõe o roteiro turístico da Chapada da Ibiapaba e possui muita beleza natural.

Com uma programação especial em comemoração aos seus 57 anos de emancipação, o município apresenta os shows de João Bandeira e Wendrason Mendes na noite deste sábado (19).

Já no domingo, tem a banda Forró é o Chefe e a dupla sertaneja Luís Marcelo e Gabriel. Na segunda-feira , quem se apresenta no palco montado na Praça São Francisco é Vicente Nery e Forró Pé de Ouro. Para encerrar as festividades, na grande festa de emancipação, tem Solteirões do Forró, Xote da Resenha e Forró dos amigos na terça-feira (22).

Tradição

Administrado pelo prefeito Raimundo Nonato Chaves de Araújo, o "Raimundinho", o município realiza há 20 anos o Arraiá que já é tradição na região e atrai milhares de pessoas todos os anos. De acordo com a prefeitura, cerca de 20 mil pessoas são esperadas para os quatro dias do evento. A Praça São Francisco fica toda enfeitada e é invadida por pessoas que buscam animação e muita quadrilha junina.

O evento também é uma ótima oportunidade de geração de renda, já que muitos moradores montam barraquinha de comidas típicas e bebidas, o que ajuda muito no orçamento doméstico.

Carnaubal tem recebido investimentos em diversas áreas. Nesses primeiros 18 meses de administração já foram adquiridos seis carros para compor a frota de atendimento na saúde, ação social e educação. Foram construídos a Academia de Saúde e um ginásio coberto. Já os postos de saúde das localidades de São José e Buriti foram ampliados e, segundo o prefeito, o município conseguiu estabilizar suas despesas de obrigações patronais.

Conhecida com a Musa da Ibiapaba, o município possui diversas belezas naturais com cachoeiras, balneários e um clima muito agradável. Lá, está localizado o Parque das Águas que foi inaugurado em 1975, tendo como atrações a cachoeira, piscina natural e restaurante.

O parque era conhecido como véu das noivas pelos índios potiguaras que habitavam o local. Antigo distrito de São Benedito, Carnaubal foi elevado à município no dia 22 de julho de 1957. Dentre as suas principais atrações estão as igrejas de Nossa Senhora Auxiliadora e a de São Francisco, além da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, o balneário, o Cachoeira Park e o Parque das Águas.

Por conta disso, todos os meses, milhares de pessoas visitam a cidade e procuram um pouco de contato direto com a natureza. A base da economia municipal é a agricultura e a pecuária, mas a prefeitura vem desenvolvendo projetos com o objetivo de gerar emprego e renda para a população, que hoje é de quase 17 mil pessoas. O nome do município provém de um carnaubal que havia no lugar de várzea, próximo ao sítio onde começou o aldeamento.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics