I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

MORRE AOS 70 ANOS O CANTOR E GUITARRISTA DE BLUES JOHNNY WINTER

Johnny Winter, em foto de 19 de julho de 2008 (Foto: Diego Tucson/AFP)

Morreu na quarta-feira (16), aos 70 anos, o cantor e guitarrista de blues Johnny Winter. A informação foi publicada nesta quinta (17) no perfil oficial do músico no Facebook. De acordo com a nota, o artista americano estava em um hotel em Zurique, na Suíça. A causa da morte não foi divulgada.

Citando como fonte um porta-voz da polícia suíça, a agência de notícias Reuters informa que um promotor ordenou a autópsia de Winter. "Sua esposa, família e parceiros de banda estão todos tristes com a perda de um ente querido e de um dos melhores guitarristas do mundo. Um comunicado oficial com mais detalhes deve ser emitido no momento apropriado", diz o texto.

Considerado uma lenda do blues e também conhecido por ser albino, Winter lançou seu primeiro disco, "The progressive blues experiment", em 1968. Seu perfil informa que ele foi eleito um dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos em uma votação da revista americana "Rolling Stone".

Uma de suas músicas mais conhecidas é "Still alive and well", gravada depois que o guitarrista se recuperou do vício em heroína, nos anos 1970. De acordo com a Reuters, um novo álbum de Winter, com participação de Eric Clapton e Ben Harper, está previsto para ser lançado em 2 de setembro.

O site oficial destaca que o músico chamava atenção por combinar o blues de estilo clássico com o funk do Texas, "constantemente transitando entre o country blues primal no estilo de Robert Johnson" e guitarras agressivas. A página ainda cita como referências o blues rock britânico e o rock sulista dos Estados Unidos, característico de bandas como Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd.

Ao longo da carreira, Winter lançou cerca de 40 álbuns de estúdio, segundo seu perfil. Também produziu dois de seus ídolos, Muddy Waters e John Lee Hooker, dando um novo impulso a suas carreiras. No final dos anos 1970, Winter também produziu e tocou em discos de Waters que foram premiados com o Grammy. 

O veterano costumava chamar o pupilo de "filho".
Johnny Winter, em foto de 19 de junho de 2009 (Foto: Bob Rossiter/AP)

B.B. King
Johnny Dawson Winter III nasceu em Beaumont, no Texas, em 23 de fevereiro de 1944. Começou a tocar clarinete aos 5 anos de idade e, mais tarde, mudou para o ukulele e, finalmente, para a guitarra. Entre 1953 e 1959, formou com o irmão mais novo, Edgar, também albino, uma dupla no estilo de Everly Brothers. Os Winters ganharam concursos de jovens talentos e chegaram a aparecer em programas na TV local.

O perfil cita que, naqueles tempos, Beaumont era uma cidade marcada por tensão racial. Apesar disso, informa o texto, o jovem Johnny Winter "não hesitava em se aventurar nos bairros negros para ouvir e tocar música". "Nunca aconteceu nada comigo. Eu ia a clubes negros o tempo inteiro, e ninguém nunca me incomodou. Sempre me senti bem-vindo", recordou o guitarrista.

Uma das histórias que o site destaca ocorreu em 1962, quando Johnny e Edgar foram assistir a um show de B.B. King em um clube chamado Raven. Os irmãos eram os únicos brancos na plateia. "Eu tinha uns 17 anos, e B.B., no primeiro momento, não queria me deixar subir no palco. Ele me perguntou se eu tinha um cartão de sócio, e eu tinha. Além disso, eu continuava pedindo às pessoas para dizerem para ele me deixar tocar", lembrou Winter.

"Finalmente, ele decidiu que havia gente o suficiente que queria me ouvir e que, sendo eu bom ou não, valia a pena me chamar para o palco. Ele me deu a guitarra e me deixou tocar. Fui aplaudido de pé, e ele pegou a guitarra de volta!"

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics