I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 1 de julho de 2014

ARGENTINA X SUÍÇA E BÉLGICA X EUA SE ENFRENTAM PELAS OITAVAS DA COPA

Três novas forças do futebol e uma seleção bicampeã disputam as duas últimas vagas nas quartas de final. Nos jogos das oitavas desta terça-feira (1), Argentina pega a Suíça, às 13h, na Arena de São Paulo; e Bélgica enfrenta os Estados Unidos, às 17h, na Fonte Nova, em Salvador. Os vencedores dos jogos vão ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, no sábado (5), disputar uma vaga nas semifinais.

A Argentina tem Messi, mas tem mais. A seleção garantiu 100% de aproveitamento na primeira fase e levou o título de time com mais fair play. Fez em média oito faltas por jogo e recebeu um cartão amarelo.

A expectativa é que pelo menos 70 mil torcedores argentinos venham até São Paulo. Mesmo sem ingresso, a "invasão" deve ser parecida com a que coloriu de azul Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio. Mesmo assim, a Argentina deve jogar pela primeira vez na Copa com a maior parte da torcida contra o time. Segundo dados da Fifa, só 7.500 ingressos foram comprados por argentinos, dos 66.200 lugares do estádio paulistano.

Em amistoso disputado em 2012, a Argentina venceu por 3 a 1, com três de Messi. "Precisamos nos fechar bem na defesa e sair em velocidade no contra-ataque. Pode funcionar contra a Argentina", afirmou o meia suíço Admir Mehmedi. Com duas vitórias e uma derrota, a Suíça ficou em segundo do Grupo E, atrás da França.

A Bélgica também ganhou todos os jogos na fase de grupos. Apontada por especialistas como candidata a surpresa, jogou para o gasto. Venceu Argélia por 2 x 1 e ganhou de 1 x 0 da Rússia e da Coreia do Sul. Os belgas tiveram certas vantagens, é verdade. Foi a seleção com menos quilometragem. Só jogou em cidades-sede da região sudeste, com partidas no Rio, Belo Horizonte e São Paulo. Agora, é a vez de encarar a quentura de Salvador nas oitavas. "Se for para ganhar só de 1 a 0 e ser campeão, está bom. Melhor do que dar espetáculo e ser eliminado na primeira fase", disse técnico Marc Wilmots.

Os Estados Unidos terão um reforço no ataque. Após se machucar no primeiro jogo, Jozy Altidore se recuperou de um estiramento na coxa esquerda e pode ser escalado pelo alemão Jürgen Klinsmann. O time também quer mostrar que merece toda a comoção dos fãs americanos. De acordo com dados da Nielsen, Estados Unidos x Portugal foi o jogo de futebol mais visto na TV americana. Foram 18 milhões de espectadores em média e pico de quase 23 milhões. 

Bateu os playoffs da NBA e finais do beisebol do ano passado.
Arena Corinthians, em Itaquera, foi palco da abertura da Copa do Mundo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Argentina x Suíça, às 13h, em São Paulo
O técnico Alejandro Sabella sabe que não terá o mesmo apoio dos três jogos da primeira fase. E também não terá o atacante Sergio Agüero, com lesão muscular na coxa esquerda. Sabella testou Maxi Rodriguez e Ezequiel Lavezzi como possíveis substitutos.

Em entrevistas antes do jogo, os argentinos mostraram conhecer a Suíça. "Esperamos um rival mais aberto e que possa nos dar espaços para aproveitar nossa qualidade ofensiva. Se o adversário se fechar, não podemos cometer os erros que cometemos contra o Irã, de se desesperar e dar espaços na defesa", disse o lateral Pablo Zabaleta. "O rival é complicado, um time europeu, e vai ser um jogo complicado como todos na Copa do Mundo. 

Vamos pegar a Suíça, que tem jogadores rápidos por fora. Jogamos contra eles há dois anos e já os conhecemos", lembrou o volante Fernando Gago. "Estava vendo Brasil x Chile e falava-se muito da parte emocional, que é importante neste momento. Alguém já disse que um grama de neurônio pesa mais do que um quilo de músculo", comparou Sabella.

O meia suíço Gökhan İnler falou sobre a dificuldade de marcar Messi, destaque no jogo mais recente das duas seleções. "Foi uma experiência muito impressionante. Naquele tempo já conseguíamos ver que não poderíamos dar espaço para ele jogar. É importante que o nosso meio-campo se posicione bem. Messi é um jogador muito tranquilo no campo. E, rapidamente, ele muda o ritmo e não é simples de conseguir para-lo. Se dermos espaço, vai ser perigoso", comentou İnler.

Em sua décima Copa, a Suíça perdeu a fama de ter uma ótima defesa, chamada de "ferrolho suíço". O estilo rendeu ao time o recorde de mais tempo sem tomar gols. A seleção ficou 557 minutos invicta: quatro partidas de 2006 e quase duas de 2010. Nesta edição da Copa, tomou um gol logo aos 22 minutos do primeiro jogo, contra o Equador. Depois, levou cinco da França, quando perdeu por 5 a 2.

Desde o fim de semana, torcedores argentinos já começaram a chegar a São Paulo para apoiar a seleção. Um grupo está acampado no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte. A Prefeitura da capital paulista disponibilizou ainda o autódromo de Interlagos, na Zona Sul, para que os torcedores possam acampar. Na primeira fase da competição, os argentinos se deslocaram até a capital gaúcha para incentivar a seleção. 

Além de movimentar o aeroporto e terminal de ônibus da cidade, muitos se deslocaram de carro e em motorhome. Apenas no Anhembi, existem 400 vagas para carros e motorhomes. 

Banheiros também estão disponíveis para os torcedores.
Torcedores chegam a Arena Corinthians (Foto: Thiago Bernardes/Frame/Estadão Conteúdo)
Avenida Paulista, sentido Zona Oeste (Foto: Flavio Moraes/G1)
Entrada da Fifa Fan Fest em São Paulo (Foto: Flávia Mantovani/G1)

O estádio: A Arena Corinthians foi construída entre 2011 e 2014 e custou R% 1,2 bilhão. Tem capacidade para 69 mil torcedores, depois que foram erguidas as arquibancadas provisórias para a Copa. O estádio foi o palco da abertura do Mundia, entre Brasil e Croácia, há uma semana. Para chegar ao estádio, o mais recomendado é usar o Metrô (Linha 3-Vermelha) até as estações Artur Alvim ou Itaquera. É possível, ainda, pegar o Expresso Copa da CPTM, na estação Luz, no Centro.Veja como chegar à Arena Corinthians.

O que fazer na cidade: São Paulo tem um universo de atrações de todos os tipos, então o turista deve selecionar exatamente que tipo de roteiro pretende fazer para não se perder. Como o jogo será às 16h e é feriado, a sugestão é passear de manhã pelo Parque do Ibirapuera. O mais famoso espaço verde da cidade tem ciclofaixas, quadras, pista de cooper e outras atrações ao ar livre. A área também abriga prédios como o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu Afro Brasil a Oca e o Auditório Ibirapuera (os dois últimos, projetados por Oscar Niemeyer). "Dá para passear, ver as exposições no MAM e na OCA e ainda visitar o Museu Afro", indica a atriz Bárbara Paz ao Guia das Cidades do G1

Outra opção de visita para os torcedores ainda pela manhã é o Museu do Futebol, que fica dentro do Estádio do Pacaembu. Além disso, é possível passear pela Avenida Paulista na hora do almoço. De lá, pegue o metrô para a Luz, de onde parte o Expresso Copa direto para o estádio em Itaquera. Outra dica é passear pelo Centro Histórico de São Paulo, onde ficam o Mosteiro de São Bento e a Pinacoteca do Estado, ao lado da estação da Luz.

Fifa Fan Fest: O Vale do Anhangabaú, no Centro da capital paulista, recebe a Fifa Fan Fest. O palco tem 22 metros de altura por 40 metros de largura e um telão gigantesco, com capacidade para receber 35 mil pessoas.

Depois do jogo: A concentração de torcedores tem acontecido na região da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, que concentra uma série de bares e restaurantes. 

A Rua Augusta também é uma boa opção para quem quer curtir a noite paulistana.
Torcedores na Arena Fonte Nova sob chuva (Foto: Ruan Melo/G1)

Bélgica x Estados Unidos, às 17h, em Salvador
O treinador Marc Wilmots não inventou muito ao comentar este que é o último jogo das oitavas de final. "Existe um novo torneio agora, pois não fazemos mais cálculos: são 90 ou 120 minutos a cada jogo. É uma nova competição, e estamos com fome pela vitória", disse Wilmots. "É como jogar xadrez: estudamos como o adversário joga, mas ele pode surpreender, temos que analisar cada coisa desde o início da partida, se tiver problema físico tenho que substituir, alguém tem que se responsabilizar pelo que está acontecendo em campo", completou o ex-jogador. No final de treino no domingo (29), em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, os belgas treinaram pênaltis. Segundo Wilmots, são pelo menos sete boas opções para cobradores.

Bélgica e Estados Unidos jogaram só uma vez em Copas, em 1930. O time americano goleou por 3 a 0. "Agora é o momento. Todo mundo está acompanhando e nos demos conta disso. Se todos forem ao limite, vamos longe nesse torneio. Disse a eles que nossos voos estão agendados para o dia 14 de julho, um dia depois da final. O fim é 13 de julho e queremos estar lá. Passamos pelo grupo da morte, quase ganhamos de Portugal, um dos favoritos, e estamos confiantes para essa nova fase", disse o treinador alemão Jurgen Klinsmann.

Se torcida ganhasse jogo, os Estados Unidos teriam vantagem. Eles só perdem para o Brasil em ingressos comprados para a Copa do Mundo: foram 198.208 bilhetes, mais do que o triplo da Argentina, terceira colocada com 61.477. A cifra inclui estrangeiros que moram no país. O Consulado Geral dos Estados Unidos no Brasil afirma que mais de 90 mil americanos desembarcaram nas últimas semanas. Além de ir aos estádios, americanos bateram recordes na TV, com números superiores às tempoaradas passadas de outros esportes antes líderes de audiência, como basquete e beisebol.

O estádio: Palco de uma tragédia que matou sete torcedores em 2007, quando uma parte da arquibancada desabou, o estádio Fonte Nova ficou fechado até ser implodido, em agosto de 2010. Ele deu lugar à Arena Fonte Nova, inaugurada em abril de 2013, que recebe o clássico Espanha x Holanda nesta sexta. Cerca de 4 mil operários trabalharam nas obras, que deveriam ter sido entregues em dezembro de 2012. A capacidade é de 50 mil torcedores na arquibancada fixa. Uma estrutura móvel, usada para a Copa, tem capacidade extra de 5 mil pessoas. Veja como chegar à Arena Fonte Nova.
Torcedores se reúnem no Dique do Tororó (Foto: Yuri Girardi/G1 BA)
A Baía de Todos os Santos (Foto: Rita Barreto/Setur)
Torcida de todas as idades na Fan Fest, no Farol da Barra, em Salvador (Foto: Yuri Girardi/G1)

O que fazer na cidade: Como a recomendação é chegar à Arena Fonte Nova com pelo menos duas horas de antecedência – o jogo está marcado para as 17h –, a dica é acordar cedo. Para quem quiser economizar tempo, boa pedida é conhecer o Dique do Tororó. Um dos acessos à arena fica bem ali em frente. Assim, dá para visitar o ponto turístico, almoçar e partir para o jogo. A represa foi construída no século 17, em um vale natural, que tinha a função de proteger a cidade contra invasões. Hoje, é uma área de esporte e lazer, com anfiteatro, pedalinhos e restaurantes. 

O ator Luís Miranda sugere um passeio pela Baía de Todos-os-Santos: "Acho que a beleza natural é o melhor de Salvador. Indico descer na região da Cidade Baixa para comer". É a maior baía do Brasil. Boa parte dela banha Salvador e trechos da região metropolitana, onde há famosas praias e ilhas, como o Farol da Barra, Ilha de Maré, Ilha dos Frades e Bom Jesus dos Pobres. Há passeios de barco pelas ilhas da baía, que saem do Terminal Náutico.Veja as atrações de Salvador no Guia das Cidades da Copa do G1.

Fan Fest: O clima da Fifa Fan Fest da Salvador deve ser de carnaval, segundo a organização. Com estrutura montada no Farol da Barra, a festa é inspirada no "Furdunço", evento realizado no último carnaval de Salvador. Veja a programação da Fan Fest de Salvador.

Previsão do tempo: Sol com nuvens e chuva.Veja a previsão completa.

AUTOR: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics