I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 20 de abril de 2014

MAIS 16 CORPOS SÃO RESGATADOS DE BALSA QUE NAUFRAGOU NA COREIA DO SUL

Corpo de passageiro de balsa que naufragou é carregado por equipes de resgate (Foto: Lee Jin-man/AP)

Mergulhadores resgataram neste sábado (19) mais 16 corpos do interior da balsa Sewol, que naufragou nesta terça-feira (15) na Coreia do Sul. O total de mortes confirmadas chega agora a 49. O acidente ocorreu perto da ilha de Byungpoong, apenas duas horas após o envio do primeiro sinal de socorro, às 9h da quarta-feira (16), que corresponde às 21h de terça em Brasília.
FOTOS: naufrágio na Coreia do Sul

Autoridades disseram que os corpos foram encontrados depois de a equipe de resgate finalmente conseguir entrar na embarcação, após três dias de tentativas frustradas devido às fortes correntes marítimas do local. Ainda não está claro como os mergulhadores entraram na balsa.

Mais de 253 pessoas, a maioria estudantes que fariam uma viagem de feriado, estão desaparecidas. Há apenas 174 sobreviventes identificados – havia mais de 470 a bordo. O capitão e outros dois membros da tripulação foram presos na madrugada deste sábado – sexta-feira (18) no horário de Brasília. Lee Joon-Seok, o capitão, enfrenta cinco acusações, incluindo negligência e violação do direito marítimo.
DNA
Também neste sábado, autoridades da Coreia do Sul começaram a solicitar amostras de DNA dos parentes das vítimas do naufrágio, para que os corpos resgatados possam ser identificados. O pedido não foi bem aceito por alguns dos familiares, que se negaram a ajudar ao considerar que o processo não seria de utilidade para salvar seus entes queridos.

Os parentes protagonizaram cenas de angústia e desconsolo ao observar como o último fragmento do casco da balsa que estava visível afundou.

Apesar disso, muitos ainda mantêm as esperanças, e pedem maiores esforços no resgate ao considerar que talvez seus filhos, irmãos ou netos ainda estejam respirando em uma bolsa de ar formada dentro da nave.

Vários monges budistas, por sua vez, se reuniram para orar pelos desaparecidos no porto de Jindo, onde está a base dos serviços de resgate.
Capitão da balsa que naufragou, Lee Joon-Seok (Foto: Reuters/Yonhap)

Prisão
Promotores acreditam que tanto o capitão como os dois tripulantes infringiram a lei ao saírem da Sewol no início do resgate, sem levar em conta a segurança da maioria dos passageiros. Um suboficial, e não o capitão, pilotava a balsa no momento da tragédia em águas sul-coreanas.

"Era o terceiro-tenente que estava no comando no momento do acidente", declarou o procurador-geral Park Jae-eok, em entrevista coletiva. "O capitão não estava no leme", revelou.

Violentamente criticado pelas famílias dos desaparecidos por abandonar a embarcação quando centenas de passageiros estavam presos, o capitão Lee Joon-seok estava "na popa", acrescentou o procurador.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Vários passageiros disseram ter ouvido um forte ruído, quando a balsa parou de repente. Isso pode significar que o barco encalhou, batendo no fundo, ou que se chocou contra algum objeto submerso.

Alguns especialistas também sugerem que a carga da balsa , que transportava 150 veículos, tenha se deslocado e desequilibrado a embarcação. O capitão garantiu que não bateu em rocha alguma.

Cercado pela imprensa na sede da Guarda Costeira, ele pediu desculpas nesta quinta. "'Sinto muito, de verdade, pelos passageiros, pelas vítimas e pelas famílias", declarou.

As investigações sobre o naufrágio, o pior acidente marítimo da Coreia do Sul em 21 anos com base em possíveis vítimas, têm-se centrado sobre a possível negligência da tripulação, problemas com a estiva da carga e defeitos estruturais do navio, embora a embarcação tenha passado todas as suas verificações de segurança e de seguros.

Vice-diretor se suicida
O vice-diretor da escola sul-coreana Danwon, que acompanhava os alunos do ensino médio na viagem do barco que naufragou cometeu suicídio, disse a polícia na sexta-feira (18). Kang Min-Gyu, de 52 anos, foi encontrado morto enforcado pelo cinto em uma árvore que fica do lado de fora do ginásio da cidade portuária de Jindo, onde parentes dos alunos desaparecidos estão reunidos.

A polícia disse que Kang não deixou uma nota de suicídio e que eles começaram a procurá-lo depois que ele foi dado como desaparecido por um professor. Ele havia sido resgatado da balsa naufragada. "Quando eu soube do acidente ainda tinha esperança", disse Cho Kyung-mi, que espera por notícias de seu sobrinho de 16 anos. "Agora está tudo acabado."

Nas salas de aula dos desaparecidos, os colegas não deixaram mensagens em mesas, quadros e janelas, pedindo o retorno seguro de seus amigos desaparecidos. "Se eu te ver de novo, vou te dizer que eu te amo, porque eu não disse a você o suficiente", diz uma das mensagens.
Equipes de resgate trabalham nas buscas de sobreviventes ao naufrágio na Coreia do Sul (Foto: Issei Kato/Reuters)

AUTOR: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics