I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 12 de março de 2014

RÉU FOGE DE FÓRUM DURANTE JULGAMENTO EM SÃO PAULO

Vigia de Ribeirão deixou tribunal antes de ouvir condenação por homicídio (Foto: Weber Sian/Jornal A Cidade)

O vigia Aurelito Borges Santiago, acusado de matar um estudante em 2008, deixou o próprio julgamento nesta terça-feira (11) em Ribeirão Preto (SP). O réu saiu do tribunal e do fórum antes de ser dado o veredicto, que o condenou a 21 anos e quatro meses de prisão por homicídio. Para o advogado de defesa Alexandre Durante, a “fuga” pode inviabilizar uma futura tentativa de reduzir a pena do réu.

Santiago foi acusado por ter matado Rodrigo Bonilha, baleado nas costas há seis anos em frente a um salão de festas onde o réu então trabalhava como segurança particular. Após oito horas de julgamento, ele não foi encontrado para ouvir o veredicto no início da noite. Ele deixou o local e não foi encontrado em nenhuma dependência do fórum em um intervalo de meia hora estabelecido pelo tribunal para que os jurados votassem a sentença.

De acordo com Sylvio Ribeiro de Souza, juiz diretor do Fórum de Ribeirão Preto, ninguém pode ser responsabilizado diretamente pela “fuga” de Santiago, porque oficialmente ele estava em liberdade até então. “Em um determinado momento, ele resolveu ir embora. Não há uma responsabilização de alguém que o impediu sair. Ele não estava preso até então. Não estava algemado. Ele respondeu ao processo em liberdade e veio ao tribunal em liberdade”, ressaltou o juiz.
A juíza Isabel Cristina Alonso dos Santos Bezerra, responsável por dar o veredicto, ainda deu 15 minutos para aguardar a volta de Santiago à sala do júri, mas proferiu a sentença, condenando-o a 21 anos de prisão pela morte de Rodrigo Bonilha, mesmo sem a presença do réu. Ela questionou o advogado e a família do vigia , mas ninguém soube de seu paradeiro. “Foi uma decisão que pegou todo mundo de surpresa”, afirmou Alexandre Durante, advogado de defesa de Santiago.

Segundo ele, embora soubesse da possibilidade de ser preso, seu cliente sempre se demonstrou solícito às decisões judiciais. “Ele tinha plena ciência disso e sempre demonstrou bom interesse de prestar todo apoio, quitar seu débito com a Justiça”, disse.

Para Durante, a atitude de seu cliente pode dificultar eventuais recursos a serem movidos contra a condenação. “Se não tivesse fugido, entraríamos com uma ordem de habeas corpus para que ele aguardasse o julgamento do recurso em liberdade, pelo fato de ele ter respondido o processo solto. Isso poderia facilitar até na diminuição de sua pena.”

Secretaria de Segurança Pública
A Secretaria de Segurança Pública informou que Santiago respondia ao processo em liberdade e que só estaria sob a guarda do Estado depois de proferida a sentença de condenação.

Morte de estudante
Rodrigo Bonilha morreu em janeiro de 2008, depois de levar um tiro nas costas, logo depois de deixar uma lanchonete com quatro amigos e passar em frente a um salão de festas, no cruzamento das avenidas Portugal e Nove de Julho. Três dias depois do crime, o vigia Aurelito Borges Santiago se apresentou à polícia e confessou ter atirado no rapaz. Desde então, ele vinha respondendo ao processo em liberdade.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics