I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 12 de março de 2014

"OPERAÇÃO FUNDO FALSO"; PF PRENDE 7 POR FRAUDE FINANCEIRA

Policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em São Paulo e apreenderam computadores e documentos FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal prendeu, ontem, sete pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de fraudes de fundos de pensão de servidores municipais e estaduais. Durante a Operação Fundo Falso, policiais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em São Paulo e São José do Rio Preto e apreenderam R$ 1 milhão em cheques na sede da Plena Consultoria, apontada como carro-chefe das fraudes.

De acordo com o jornal o Estado de São Paulo, são citados fundos de previdência de servidores de Fortaleza e do Recife. A reportagem tentou, sem sucesso, contato por telefone com a assessoria da PF no Ceará.

Na sede da Plena, em São Paulo, a PF recolheu computadores e documentos. Foi identificada a ação da consultoria nos fundos de servidores de 107 municípios de nove Estados: Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Pará, Rondônia, Goiás, Maranhão e Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, a PF investiga fundos de vários municípios, entre eles Osasco, Paulínia, Barueri e Francisco Morato.

A PF informou que o grupo agia "em conluio" com gestores de fundos dos servidores em troca de comissão sobre lucros obtidos. A Plena, segundo a PF, indicava "as melhores opções de investimento". No entanto, essas aplicações eram lastreadas em títulos podres e recebíveis de empresas quase falidas. "Nenhum investidor com conhecimento razoável do mercado aplicaria nesses papéis oferecidos pelo grupo", avaliou o delegado Rodrigo Sanfurgo, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (Delefin), braço da PF que rastreia lavagem de dinheiro, evasão de divisas e fraudes contra o Tesouro. "Não são aplicações de alto risco, mas absolutamente temerárias", disse Sanfurgo.

De acordo com as investigações, os investidores cooptavam gestores dos fundos de previdências municipais mediante pagamento de comissão para que aqueles fundos investissem nas aplicações sugeridas pela organização criminosa.

A Plena Consultoria cobraria R$ 600 de cada fundo de previdência para ter a incumbência de investir no mercado o dinheiro dos servidores - que, por sua vez, são vítimas do golpe. A PF não aponta o envolvimento de políticos ou administradores públicos no esquema.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics