I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

RECOMEÇAM AS TRANSFERÊNCIAS DE PRESOS

Delegado Jairo Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), afirma que, atualmente, cerca de 729 presos estão nas delegacias da Capital e região metropolitana aguardando vagas no sistema carcerário fotos: Érika Fonseca

Após a revogação pela Justiça da portaria que proibia a entrada de novos presos nas unidades carcerárias da Grande Fortaleza, a Polícia Civil reiniciou, ontem, a transferência detentos. Pelo menos, 49 detentos foram tirados das DPs e levados para os presídios. Isso, entretanto, ainda deixa as Delegacias Metropolitanas (DMs) e Distritos Policiais (DPs) com superlotação.

Até ontem, a Polícia Civil abrigava nas celas das DPs 729 presos, sendo 547 sob a responsabilidade dos Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e 182 com o Departamento de Polícia Especializada (DPE). O diretor do DPM, delegado Jairo Façanha Pequeno, contou que, antes que as transferências de presos para os presídios fossem proibidas, a Polícia Civil estava com 540 presos.

"Sem as condições mínimas de higiene, por exemplo, os presos ficam tensos e o risco de rebeliões e fugas é intenso e constante", salientou o delegado.

Superlotadas

Nas delegacias, a situação mais crítica está concentrada no 12º (Conjunto Ceará), com 33 presos; no 30º (São Cristóvão) e 34º (Centro), cada um deles com 30 presos, quando a capacidade é três vezes menor. Na Região Metropolitana, a tensão maior é no 18ºDP (Jurema), com 27; e na Delegacia Metropolitana de Maracanaú, com 25.

Os delegados Jairo Pequeno e Rommel Kerth, diretor do DPE, juntos, procuram soluções imediatas para o problema de superlotação. Sobre as 49 vagas oferecidas ontem, eles alegam que o número é insuficiente, pois só foram transferidos os que estavam na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap).

Naquela Especializada estão recolhidos 26 mulheres e 79 homens, alguns deles sequer podem ser transferidos, pois são pessoas com direito à prisão especial. Jairo Pequeno explicou que, mesmo durante a proibição de transferência de presos, 11 foram encaminhados às unidades prisionais da RMF. "Foram na primeira semana e 50 na passada", reforçou o delegado.

Os diretores do DPM e DPE informaram que vão permanecer em contato com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), para conseguir transferir o maior número possível de presos possível. Ambos esperam que, até o fim do próximo ano, seja inaugurado o Centro de Triagem, que permitirá a remoção dos presos mais rapidamente.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics