I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

HOMICÍDIOS DOLOSOS SE CONCENTRAM NOS BAIRROS MAIS POBRES E PERIFÉRICOS DE FORTALEZA (CE)

Pesquisa destacou a evidência de uma formação de quatro grupos de bairros com baixa renda média pessoal Foto: Divulgação

Fortaleza registrou, em 2012, 1.625 homicídios dolosos (aqueles em que há a intenção de matar). A maioria se concentrou nos bairros localizados na periferia da capital cearense, segundo pesquisa o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Entre as principais características das zonas com elevado índice deste tipo de crime estão a alta densidade de jovens de 11 a 29 anos, a baixa escolaridade e a elevada pobreza.

Os crimes aconteceram em zonas próximas umas da outras, com maior registro nas Secretarias Executivas Regional I, V e VI. Dos 1.625 homicídios, 784 se concentraram em 20 bairros da capital cearense, representando 48,25% dos delitos. A maior taxa de homicídios dolosos, por 100 mil habitantes, aconteceu na Barra do Ceará com o registro de 70 homicídios dolosos, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Entre os bairros com maior incidência deste crime estão o Conjunto Palmeiras, Jangurussu, Barroso, Messejana e Passar, Siqueira, Granja Lisboa, Bom Jardim, Granja Portugal, Bonsucesso, Canindezinho e Genibaú, Quintino Cunha, Vila Velha, Jardim Iracema, Álvaro Weyne, Vicente Pizon, Praia do Futuro e Edson Queiroz.

Outros bairros com índice elevado de violência são Pirambu, Centro, Jardim das Oliveiras, Planalto Airton Sena, Mondubim e Pici.

Formação de 4 grupos em bairros com baixa renda média

A pesquisa destacou a evidência de uma formação de quatro grupos de bairros com baixa renda média pessoal que coincidem com os grupos de bairros de maior incidência de homicídios dolosos. A faixa de renda média pessoal desses bairros variou entre R$ 239,25 e R$ 500.

A concentração de crimes acontece no grupo 1 nas SER I e III, grupo 2 nas SER IV e VI; grupo 3 na SER VI e grupo 4 nas SER V e III. Conforme o professor Flávio Ataliba, o estudo demonstra a existência de uma associação espacial entre indicadores socioeconômicos e a criminalidade, pois os bairros mais violentos são os que apresentam elevadas faixas de densidade demográfica entre jovens, maiores níveis de pobreza, menores taxas de alfabetização e menores valores médios de renda domiciliar per capita e, portanto, estão mais sujeitos a uma maior persistência da violência.

Não foram computados homicídios dolosos, em 2012, nos bairros Parque Araxá, Amadeo Furtado, Bom Eu Yuro, Parreão, Salinas, De Lourdes, Parque Manibura, Guajerú, Coaçu e São Bento.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics