I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 9 de novembro de 2013

CULTIVO DE MAÇÃ E PERA NA SERRA DA IBIAPABA TEM ÊXITO

Ernesto Emori, da Agropecuária Sem Fronteiras, em Tianguá, destaca as vantagens de produzir no Estado, colhendo frutas de cor e sabor mais acentuados fotos: Jéssyca Rodrigues

Tianguá. O projeto experimental de cultivo de frutas de clima temperado no Ceará tem obtido seu maior sucesso na Serra da Ibiapaba. 

O plantio de maçãs e peras em São Benedito e Tianguá têm alcançados os melhores resultados, sendo a Agropecuária Sem Fronteira a mais produtiva e com planos de expandir no
próximo ano.

Iniciado em 2010, o projeto piloto de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido consiste na plantação de frutas temperadas como maçã, pera e cáqui em diversas propriedades pelo Ceará. 

De acordo com o presidente da União dos Agronegócios do Vale do Jaguaribe (Univale), João Teixeira, atualmente há fazendas em Tianguá, Russas, Limoeiro, Chapada do Apodi, Icapuí e Guaramiranga que participam do experimento.

"Essas fazendas são de empresários privados que toparam fazer esse projeto piloto com o apoio da Embrapa Semiárido, Banco do Nordeste, Sebrae e Adece. No início, eram oito empreendedores, hoje ficam seis", destaca.

Ele conta que os empresários se candidataram para a criação de áreas de meio hectare em cada unidade experimental para testes. "É uma coisa bem atípica produzir frutas temperadas no clima do Nordeste. O maior sucesso vem sendo Tianguá", diz.
Na TecFlores, em São Benedito, foram plantadas seis variedades de peras, com sucesso de colheita em quatro. No total, 413 plantas estão em fase de testes

Pioneiro

É na plantação do agroempreendedor, Ernesto Emori, que se produziu maçã pela primeira vez no Estado. A Agropecuária Sem Fronteiras cedeu parte das terras para o cultivo de seis variedades da fruta, em que três tipos delas têm se destacado: Princesa, Julieta e Eva.

Natural de São Paulo, Ernesto já está há dez anos na Chapada da Ibiapaba, onde começou plantando cenoura, cebola e batata inglesa. "De três anos para hoje, estamos plantando abacate, acerola, maçã e pera. No primeiro ano produziu pouquinho, aumentou no segundo e já foi bem relevante este ano".

A primeira colheita aconteceu 14 meses após a plantação das mudas. A maçã se desenvolve melhor em áreas de clima temperado, como o da Serra da Ibiapaba, onde a temperatura varia entre 18 e 35 graus. Apesar de não chover constantemente em Tianguá, as árvores foram cultivadas com irrigação.
O clima temperado da serra na Zona Norte favorece o cultivo no ano inteiro, por meio da agricultura irrigada. Embrapa e empresários fazem parceria no agronegócio

Uma vantagem da produção de maçã no Ceará é que a colheita pode ser feita no período de entressafra das regiões Sul e Sudeste. "As maçãs estão bem frescas, crocantes, doces e têm cor por causa do sol. Tem tudo para dar certo. Até o aroma é mais intenso", afirma Ernesto. A ausência de outros cultivos de maçã também trouxe vantagens para Ernesto, que não teve problemas com pragas ou doenças.
A experiência se repete em São Benedito, município vizinho a Tianguá. Na Escola Técnica de Flores (TecFlores), 0,1 hectare foi reservado para o plantio das frutas, de acordo com a coordenadora e agrônoma Patrícia Moreira Alves de Oliveira. Inicialmente, foram plantadas 13 variedades de pera e seis de maçã, sendo que apenas quatro das variedades de peras se adaptaram, enquanto metade das de maçã alcançaram boa produtividade.

"Estamos no terceiro ano de implantação e, atualmente temos em teste 413 plantas de peras e 214 de maçãs. O sabor dos frutos é muito doce e o frescor é incomparável", destaca Patricia. Ela ressalta que a vantagem do fruto fresco produzido na serra durante o período da entressafra do Sul é não precisar ficar em câmara fria, o que pode provocar perdas de cor e sabor, tornando-se mais atrativo.

Mais informações

Agropecuária Sem Fronteiras
Sitio Poço de Areia, S/N,
Zona Rural de Tianguá
Embrapa Semiárido
Telefone: (87) 3866.3600

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics