I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

COMPOSITOR PAULINHO TAPAJÓS MORRE NO RIO DE JANEIRO, AOS 68 ANOS

Paulinho Tapajós posa para foto em 2005 (Foto: Fernando Moraes/Folhapress)

O compositor Paulo Tapajós Gomes Filho, conhecido como Paulinho Tapajós, morreu na manhã desta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, aos 68 anos. O músico, autor dos clássicos "Andança" e "Sapato velho", lutava contra um câncer havia seis anos. Ele estava internado no hospital TotalCor, em Ipanema, na Zona Sul da cidade. A morte foi confirmada pela União Brasileira de Compositores (UBC).

O velório, segundo o jornal O Globo, será neste sábado na capela 1 do Cemitério São João Batista, a partir das 9h. O enterro será às 14h.
Ouça "Sapato velho"
Relembre músicas de Paulinho Tapajós

No Facebook, Tibério Gaspar, primo dele, noticiou a morte e lamentou. "Nesse momento recebi com muito pesar a notícia de falecimento do meu primo e amigo Paulinho Tapajós. Começamos juntos a carreira musical. Paulinho era um poeta de infinita grandeza. Estou muito triste com essa notícia embora soubesse que era inevitável e o melhor pra ele. Paulinho lutou bravamente contra um câncer. Foram uns seis anos de sofrimento intenso. Meus pêsames Heloísa. Querido amigo descanse em paz e até algum dia. Um beijo de luz na sua alma."

Além de cantor, músico e compositor, Tapajós era produtor musical, escritor e arquiteto. Era filho de Paulo Tapajós, também compositor e cantor, além de radialista, e irmão do compositor Maurício Tapajós e da cantora Dorinha Tapajós.

Junto com Nonato Buzar, assinou "Irmãos coragem", tema da novela da TV Globo, em 1970.

A União Brasileira de Compositores colocou em seu Twitter uma nota sobre a morte do músico. "Lamentamos o falecimento do compositor Paulinho Tapajós. Ele foi diretor da UBC de 1987 a 1992, além de excelente poeta e grande pessoa".

Trajetória
Durante sua infância, Paulinho Tapajós costumava frequentar o auditório da Rádio Nacional, emissora da qual seu pai era diretor artístico. Cresceu em um ambiente musical, convivendo desde menino com vários artistas, como Emilinha Borba, Marlene e Radamés Gnatalli, que costumavam frequentar a casa de seus pais.

Na adolescência, estudou violão com Léo Soares e Arthur Verocai, que veio a ser seu primeiro parceiro. Paulinho iniciou sua trajetória artística no final da década de 1960, quando ainda cursava Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se formou em 1971.

Participou, em 1968, do "Música Nossa", projeto realizado com o objetivo de promover encontros entre compositores e cantores em espetáculos realizados no Teatro Santa Rosa, no Rio de Janeiro. Nesse ano, teve pela primeira vez registrada uma música de sua autoria: "Madrugada" (c/ Arthur Verocai), incluída no LP "Música Nossa", em gravação de Magda.

Entre 1968 e 1970, destacou-se como compositor premiado em diversos festivais de música, com destaque para sua participação no III Festival Internacional da Canção, no qual obteve o terceiro lugar, na fase nacional, com a canção "Andança" (c/ Edmundo Souto e Danilo Caymmi), hoje com quase 300 gravações, e no IV Festival Internacional da Canção, no qual obteve o primeiro lugar na fase nacional e o primeiro lugar na fase internacional, com "Cantiga por Luciana" (c/ Edmundo Souto), hoje com mais de 100 gravações.

AUTOR: G1/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics