I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 21 de julho de 2013

'VIPS' RECEBEM TÉCNICAS DE SEGURANÇA

Durante o curso, os alunos recebem aulas práticas e teóricas sobre como evitar assaltos Foto: Fernando Ribeiro

Em tempos de violência e criminalidade em alta no Brasil inteiro, diversas categorias profissionais, em especial, são constantemente ´alvos´ de assaltantes e sequestradores. Grandes e médios empresários, magistrados e profissionais liberais, com poder aquisitivo elevado, são rastreados e se tornam vulneráveis diante de quadrilhas e organizações criminosas ligadas a assaltos e sequestros.

Por conta disso, cada vez mais no País cursos são ofertados para que os chamados ´VIPs´ possam ter noções básicas de segurança pessoal. No Ceará, essa cultura de proteção em nível profissional começa a ganhar corpo. Na semana passada, a Reportagem participou, como convidada, de um desses treinamentos e pode sentir o alto nível de especialização dos profissionais que transmitem para os alunos noções fundamentais de prevenção ao crime, em especial, sequestros clássicos, sequestros-relâmpagos, ´saidinhas´ bancárias e assaltos comuns do dia a dia das grandes cidades, como aqueles praticados nos semáforos, na porta das empresas e de residências, e mesmo no próprio ambiente de trabalho.

Prevenção

Wilker Pinheiro, gerente comercial da empresa COP (Curso de Operações Policiais), explica que, cada vez mais, os grandes e médios empresários, advogados, juízes, promotores e outros profissionais buscam aprender técnicas que diminuam os riscos dos ataques de criminosos. Com larga experiência no setor, ele ressalta que este mercado está em expansão. "Nossa empresa, por exemplo, já está atuando em quatro capitais brasileiras, Fortaleza, Manaus, Recife e Natal".

Durante um fim de semana inteiro, com aulas pela manhã e à tarde, os ´alunos´ passam por diversas disciplinas, que vão desde a parte teórica, englobando técnicas de direção defensiva, ofensiva e evasiva, utilização de veículos blindados, prática de tiro e até acompanhamento psicológico para o combate ao transtorno de estresse pós-trauma.

"O estresse pós-traumático pode surgir em dias e meses após o evento causador do trauma, como um assalto, um sequestro clássico ou um sequestro-relâmpago, por exemplo", explica a psicóloga Rebeca Moreira Rangel, uma das instrutoras do curso oferecido pela COP e que faz um trabalho voluntário de acompanhamento psicológico junto ao efetivo do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Ceará.

Blindagem

Uma parte importante do curso teve como objetivo conscientizar os proprietários de carros blindados da forma como eles devem utilizar essa ferramenta. "Engana-se quem pensa que o carro blindado vai lhe assegurar total proteção contra criminosos. O importante é saber utilizá-lo. 

O carro blindado vai te dar uma sobrevida, uma chance de sair do local do assalto ou do atentado a tempo de sofrer um disparo de arma de fogo. Nos testes que realizamos ficou provado que, uma sequência de tiros num mesmo vidro vai perfurá-lo. Então, fica a lição de que, no momento dos primeiros disparos, o blindado vai possibilitar que a pessoa saia rapidamente dali, dê partida no veiculo e saia da linha de fogo. 

A blindagem em um automóvel é similar a um colete. Ela vai de dar uma sobrevida", explica um dos instrutores. O curso oferece também técnicas de prevenção a atentados, ministradas por especialistas em artefatos, combate a atentados terroristas e sequestros, com experiência em países como a Colômbia, Israel e EUA.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics