I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

SOBE PARA 73 O NÚMERO DE MORTOS APÓS TERREMOTO NA CHINA

 
Moradores em frente a casa derrubada pelo terremoto no condado de Dingxi, na província chinesa de Gansu (Foto: Reuters)

Subiu para 73 o número de mortos, após um terremoto de magnitude 5,9 sacudir a província de Gansu, na China, segundo novo balanço divulgado pela a agência oficial Xinhua.

O número de feridos não foi alterado e permanece em 300. Mais de 21 mil imóveis foram afetados, e pelo menos 1.200 desabaram totalmente.

O terremoto aconteceu às 7h45 (horário local, 20h45 de domingo, 21, em Brasília) entre os condados de Minxian e Zhangxian, segundo dados do centro de controle sismológico de Gansu. De acordo com autoridades locais, a maioria dos municípios da província foi afetada pelo tremor e não se descarta que o número de mortos possa aumentar nas próximas horas.

O epicentro do terremoto foi registrado a 34,5 graus latitude norte e a 104,2 de longitude leste, a cerca de 170 km da capital da província, Lanzhou, e a 20 km de profundidade. O tremor durou cerca de um minuto e sacudiu as árvores e casas da região.

VEJA GALERIA DE FOTOS

O terremoto foi sentido também em Lanzhou e até na cidade de Xian, capital da província de Shaanxi.

Somente uma hora e meia depois, às 9h12 (22h12 de Brasília), a mesma região sofreu uma réplica de magnitude 5,6.

A Administração Sismológica da China já iniciou um plano de resposta de emergência frente ao terremoto e enviou equipes de socorro para a área afetada. Soldados do Exército de Libertação Popular, policiais e mais de 300 voluntários da província foram enviados para ajudar com os trabalhos de resgate.

Além disso, o observatório local de meteorologia acionou o alerta vermelho devido às fortes chuvas que eram esperadas para a zona nos próximos dias, algo que aumentará as dificuldades dos trabalhos de socorro.

As autoridades recomendaram à população evitar ficar perto de montanhas por causa de possíveis deslizamentos de terra ou futuras réplicas do terremoto.

Alguns dos serviços ferroviários que ligam as províncias de Gansu e Shaanxi foram suspensos, enquanto algumas conexões telefônicas não podem ser feitas devido aos cortes de energia elétrica que afetam as comarcas próximas ao epicentro do tremor.

O oeste da China é uma região com frequente atividade sísmica. Em abril de 2010, um terremoto de magnitude 6,9 na província ocidental de Qinghai (planalto tibetano) causou a morte de quase 2.700 pessoas.

A província de Gansu, uma região montanhosa com grandes zonas desérticas, é uma das menos povoadas da China, embora Dingxi abrigue 2,7 milhões de habitantes concentrados em fazendas e povoados.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics