I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 28 de julho de 2013

HAMILTON ALCANÇA 'MILAGRE' NA HUNGRIA E CONQUISTA 1ª VITÓRIA COM A MERCEDES

Logo depois de cravar a pole position para o GP da Hungria no treino classificatório de sábado, Lewis Hamilton manteve os “pés no chão” e afirmou que um triunfo neste domingo em Hungaroring seria muito difícil: “Temos uma colina íngreme para escalar por causa dos pneus e se ganharmos será um milagre. Sinto que a vitória ainda está um pouco distante”, disse. Milagre pedido, milagre feito. Com uma atuação impecável, o campeão mundial de 2008 conseguiu administrar o desgaste dos pneus na quente tarde de Budapeste para, enfim, “ir às alturas” com sua primeira vitória com a Mercedes, após seis anos na McLaren.  A TV Globo exibe a corrida na íntegra nesta noite, logo após a série “Revenge”.
Belo duelo entre Vettel e Raikkonen

Possíveis companheiros de RBR em 2014, o alemão Sebastian Vettel e o finlandês Kimi Raikkonen protagonizaram um acirrado duelo nos instantes finais pelo segundo lugar. O tricampeão tentou um bote no rival da Lotus a três voltas do fim, mas o "Homem de Gelo" fechou a porta e segurou posição, deixando o rival com o degrau mais baixo do pódio.
No pódio da Hungria, Hamilton ergue seu primeiro troféu pela Mercedes (Foto: AFP)

Largando em sétimo, Felipe Massa teve atuação discreta. O brasileiro se envolveu em um toque com Nico Rosberg (Mercedes) logo na primeira volta, quebrando uma parte do bico de sua Ferrari. Com a asa danificada, enfrentou dificuldades para imprimir um ritmo forte e teve que se contentar com a oitava posição. E a performance dos carros vermelhos não era dos melhores. Fernando Alonso também teve atuação apagada, fechando em quinto, logo atrás de Mark Webber (RBR). Uma das grandes atrações da corrida, Romain Grosjean terminou em sexto. O francês foi dos que mais mostrou ousadia no travado circuito de Hungaroring e acabou até se prejudicando por isso após ser punido por usar a parte de fora da pista para completar uma ultrapassagem sobre Massa.

Foi a 22ª vitória de Hamilton na carreira, a primeira com as “Flechas de Prata”. Um triunfo que serve para silenciar os críticos que condenaram sua saída da tradicional McLaren para apostar em novos ares na emergente Mercedes. Aposta essa que se mostrou acertada em 2013, evidenciada ainda mais pela péssima fase que atravessa sua ex-equipe, que terminou mais uma vez no pelotão intermediário, com Jenson Button em sétimo e Sergio Pérez em nono. Pastor Maldonado completou o top 10 e conquistou o primeiro pontinho na temporada para a Williams, outro time inglês que enfrenta dificuldades.

Classificação: Mundial de Pilotos
Classificação: Mundial de Construtores

Kimi assume a vice-liderança

De quebra, o resultado coloca Hamilton de vez na briga pela taça. O britânico chegou aos 124 pontos e se aproximou dos rivais na classificação. Mas a principal mudança na tabela após dez das 19 etapas disputadas fica por conta de Raikkonen, que supera Alonso e assume a vice-liderança com 134 pontos, um à frente do espanhol. No topo, Vettel aumentou um pouco mais sua vantagem e lidera com 172. A Fórmula 1 agora entra nas tradicionais férias de meio de ano e só volta daqui a um mês, com o GP da Bélgica, de 23 a 25 de agosto.
Massa e Rosberg se tocam na primeira volta
Hamilton largou bem e manteve a ponta. Vettel se arriscou e espremeu Grosjean na esquerda para segurar a segunda posição. O francês da Lotus ainda teve que suportar a pressão de Alonso, que havia superado Rosberg. Massa foi outro que começou bem. Partindo em 7º, ganhou a posição de Raikkonen. Mas ao tentar atacar Rosberg, acabou tocando no pneu traseiro direito do alemão, e perdeu um pequeno pedaço do bico de sua Ferrari. Com o incidente, Nico caiu para a 12ª posição e o brasileiro subiu para quinto.
Largada do GP da Hungria, décima etapa da temporada 2013 (Foto: AP)

O britânico da Mercedes conseguiu administrar uma vantagem confortável para Vettel nas primeiras voltas. O alemão da RBR era seguido de perto por Grosjean. Um pouco mais atrás vinha Alonso. Com a asa dianteira danificada, Massa tinha dificuldades para acompanhar o ritmo do companheiro de Ferrari e admitiu à equipe pelo rádio que o carro estava saindo de frente.

Hamilton foi o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes, na volta 10, retornando à pista em oitavo, logo atrás de Button. Vettel assumiu a liderança provisória até fazer seu pit stop duas passagens depois. O tricampeão também voltou depois de Button, mas a essa altura, Hamilton já havia passado o inglês da McLaren e estava mais à frente - o que, no fim, se mostrou vital para a vitória. Grosjean se manteve um pouco mais de tempo na pista, liderando por algumas voltas.

Vettel chega a tocar em Button
Por não ter anotado tempo no treino classificatório, Webber largou em décimo com pneus médios – contra macios dos rivais que começaram na frente. Com compostos mais resistentes, o australiano apostava em uma estratégia diferente, seguindo na pista e assumindo a ponta. Button, em terceiro, era mais um com pneus médios a retardar a parada nos boxes. O britânico passou então a segurar as investidas de Vettel. Os dois chegaram a se tocar e o alemão perdeu parte do bico. Grosjean e Alonso acompanhavam de camarote o embate.

Aconselhado pela equipe, Vettel reduziu o ritmo e deixou Button se afastar para evitar desgaste de pneus. No entanto, o alemão começou a sofrer pressão de Grosjean e precisou fechar a porta em um belo duelo. Enquanto isso, mais atrás, ao tentar tomar a oitava colocação de Sutil, Massa perdeu um pouco de tração na manobra e acabou deixando a porta aberta para Raikkonen tomar sua posição.

E foi Sutil o primeiro a abandonar a prova (volta 21), justamente na corrida que marcava sua 100ª participação na Fórmula 1. Segundo a Force India, o carro do alemão teve uma pane hidráulica. Ao parar nos boxes, ele ainda teve problemas na fixação de uma das rodas e o bólido foi recolhido para a garagem.

Hamilton volta à ponta

Na volta 24, Webber enfim fez seu primeiro pit stop. Com isso, Hamilton reassumiu a ponta. Vettel finalmente conseguiu deixar Button para trás e subiu para segundo. Com pneus desgastados, o britânico “abriu a porteira”. Ao ver Grosjean ao seu lado, tentou fechar a porta e chegou a tocar no francês. Na sequência, perdeu também a posição para Alonso, indo para os boxes logo depois.

Após o toque com Button, a Lotus identificou uma suspeita de furo em um dos pneus de Grosjean e antecipou sua segunda parada. Pelo menos, retornou em sétimo à frente do inglês, evitando um possível novo duelo. Em seguida, o francês deu o bote em cima de Massa e subiu para sexto. O brasileiro também perdeu a posição para Button.

Na volta 30, Hamilton liderava tranquilamente, com uma vantagem de mais de 10s para Vettel. Mas após perder muito tempo com Button, o alemão da RBR forçava o ritmo e ia descontando, aos poucos a desvantagem para o piloto da Mercedes.

Uma passagem depois, Hamilton fez seu segundo pit stop e retornou em quarto. Vettel assumiu a ponta, seguido por Alonso e Webber. A essa altura, Massa – que também já havia visitado os boxes duas vezes – ultrapassava Hulkenberg e subia para nono. Hamilton rapidamente deixou Webber para trás. Com os pit stops de Vettel e Alonso, o britânico novamente passou para a liderança, seguido pelo australiano da RBR e por Raikkonen, esses dois com uma parada a menos.

Grosjean punido por manobra sobre Massa
Por ter passado por fora da pista para ganhar a posição de Massa, Grosjean foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes) e acabou saindo da briga pelo pódio. A direção de prova interpretou que o francês ganhou vantagem com a manobra. Pelo rádio, o piloto mostrou surpresa com a penalidade: “Por quê???”, gritou espantado.

Completadas 40 das 70 voltas, Hamilton liderava com 2s5 de vantagem sobre Webber. Cinco segundos depois aparecia Raikkonen. Bem mais atrás estava Vettel, com boa vantagem sobre Alonso. Massa era oitavo.

Com táticas diferentes dos demais, Webber e Raikkonen foram para os boxes para o segundo pit stop, voltando, respectivamente, em terceiro e quarto. O líder Hamilton fez o terceiro pit stop na 51ª volta e retornou logo atrás do australiano da RBR. Mas o britânico, com pneus mais novos e faca nos dentes, logo deixou Webber para trás, evitando perder segundos preciosos. Com uma parada a menos que Hamilton, Vettel era o novo líder.

Hamilton lidera

Na 56ª volta, Vettel foi para os boxes pela terceira vez, retornando em quarto, atrás de Webber e Raikkonen. O alemão então tinha 14 voltas para tirar a desvantagem do companheiro de RBR e de seu possível parceiro de time em 2014 para chegar, pelo menos em segundo. Enquanto isso, Hamilton voltava para a ponta, com pista livre para a vitória.

Depois de usar três jogos de pneus médios, Webber foi para os boxes, pôs pneus macios e foi para a pista em quarto, para tentar uma arrancada final. Com isso, Raikkonen subiu para segundo e Vettel para terceiro. Dez segundos atrás do companheiro de time, o australiano virava 1s5 mais veloz.
Fogo em carro de Rosberg

Em um fim de semana complicado, Rosberg pressionava Massa na luta pela oitava posição. Mas para alívio do brasileiro, não era dia do alemão da Mercedes. Na passagem de número 65, seu motor estourou. O carro ainda teve um princípio de incêndio e Nico precisou abandonar.

Vettel tenta bote em Kimi no fim

Webber não conseguiu manter ritmo forte o suficiente para chegar em Vettel. Sem a pressão do australiano, o alemão decidiu então partir para cima de Kimi A três voltas do fim, tentou o bote no finlandês. Mas o "Homem de Gelo" fez jogo duro e segurou a segunda posição, provocando reclamações do menino prodígio da RBR. Enquanto isso, Hamilton rumava, com tranquilidade para receber a bandeira quadriculada em primeiro.
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 70 voltas
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) +10s09
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR) +12s4
4) Mark Webber (AUS/RBR) +18s
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +31s4
6) Romain Grosjean (FRA/Lotus) +32s2
7) Jenson Button (ING/McLaren) +53s8
8) Felipe Massa (BRA/Ferrari) +56s4
9) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1 volta
10) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
11) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1 volta
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1 volta
13) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1 volta
14) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 2 voltas
15) Charles Pic (FRA/Caterham) + 2 voltas
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 3 voltas
17) MAx Chilton (ING/Marussia) + 3 voltas

Abandoram:
Paul Di Resta (ESC/Force India)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Valtteri Bottas (FIN/Williams)
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
AUTOR: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics