I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

CIOPS REGISTROU MÉDIA DE 100 MIL TROTES/MÊS NO PRIMEIRO SEMESTRE

 
As atendentes da Ciops recebem uma média de 14 ligações a cada minuto FOTO: JL ROSA

 A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) recebeu 656.638 trotes entre os meses de janeiro a junho de 2013, uma média de 100 mil trotes por mês. Em 2012 foram 653.110 ligações que simulavam ocorrências, 3.528 trotes a menos.


Os dados fazem parte do balanço da Ciops divulgado recentemente. De acordo com o Coordenador da Ciops, tenente-coronel PM Antônio Marinho Russo, o órgão recebe, por minuto, 14 ligações. Uma média de quase 20 mil em ligações por dia e, destas chamadas, 20% são trotes que movimentam órgãos da Segurança Pública.

Aeronave

Em 2012, as viaturas da Polícia Militar rodaram 180 mil quilômetros somente em ocorrências de trotes. "Quando um trote burla o sistema, acontece até de acionar uma aeronave", ressalta o coronel Russo. Apenas uma ligação pode movimentar diversos órgãos públicos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Perícia Forense, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e até mesmo o Sindiônibus.

O trote é um crime previsto nos artigos 266 do Código Penal que trata da interrupção ou perturbação do serviço telegráfico ou telefone; e artigo 340, que diz "provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado". A pena para o ´troteiro´ é a detenção de um a seis meses, ou pagamento de multa. A Ciops informa que o perfil das pessoas que cometem o delito é de crianças que realizam as ligações no período escolar, de telefones públicos ou celulares.

Também há casos de pacientes psiquiátricos que ligam de dentro dos hospitais. A Ciops possui um mecanismo que é capaz de identificar o contato telefônico mesmo no caso do número ser inibido. Também existe a possibilidade de um mapeamento, nos casos dos telefones públicos, onde é solicitada uma diligência para o local do trote, que é feita nas situações onde a Ciops detecta imediatamente que não existe veracidade na ocorrência.

Conversas

Segundo o chefe de atendimento da Ciops, major PM Vitor Souza, atualmente, 29 pessoas trabalham durante 24 horas recebendo chamadas e todas as ligações são gravadas, tanto as telefônicas quanto as comunicações via rádio. O oficial explica que existe uma espécie de banco de dados com os números que passam trotes e as atendentes possuem o treinamento necessário para identificar a pessoa. O crime pode gerar prisão em flagrante e dá um exemplo que ocorreu no ano de 2012, quando um adolescente que passava trotes para a Polícia foi apreendido. A Polícia localizou a escola de onde vinha o trote e deteve o estudante.

Ronda trabalha nas escolas

No caso das ligações feitas por crianças, a Polícia entra em contato com o responsável e relata o fato. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tem feito campanhas de conscientização para evitar os trotes nas instituições públicas.

 
O coordenador da Ciops, tenente-coronel PM Antônio Marinho Russo, explica que cerca de 20 por cento das ligações ao órgão são trotes da população FOTOS: JL ROSA

A ´Turminha do Ronda´, criada em outubro de 2012, trabalha no intuito de levar ações de policiamento comunitário às escolas. Os policiais militares do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) utilizam fantoches interagir com o público infanto-juvenil. Os locais escolhidos são escolas, igrejas e instituições públicas onde existe a presença de crianças e jovens.

Uma das práticas do Ronda é a orientação em relação aos trotes. Durante a ´brincadeira´ com fantoches é citada a preocupação com a situação que é citada com um delito e que prejudica o trabalho da Polícia, podendo colocar em risco a vida de pessoas que realmente precisam da Polícia. A orientação é feita por meio de contação de histórias e palestras com os PMs do Ronda.

Proerd

Outro projeto que trabalha a questão educacional das crianças e adolescentes é o Programa Educacional da Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), iniciativa da Polícia Militar que está em expansão na Capital e no Interior do Estado. Em 13 anos, mais de 140 mil crianças já participaram do programa, que é presente em mais de 70 Municípios.

O objetivo do Proerd é o trabalho educativo no sentido de conscientizar as crianças sobre o perigo e os males das drogas. As aulas com estudantes do 5º e 7º ano contam, também com a participação dos pais de alunos e são ministradas por policiais militares durante um semestre, sendo uma aula por semana.

No fim de cada curso é realizada a formatura, ocasião em que os estudantes fazem um juramento se comprometendo a ficar longe das drogas. Todos eles recebem o


diploma de aluno do Proerd.

 
Estudantes de escolas públicas visitam as instalações da instituição e recebem dos servidores as orientações sobre a importância do serviço prestado ao público

Disque Denúncia

A Ciops também trabalha interligada com o serviço do Disque Denúncia, que foi revitalizado em maio pela SSPDS

O telefone 181 recebeu um total de 5.430 ligações durante o período de apenas um mês. Mas a Secretaria alertou para os casos de trotes que tem recebido. Cerca de metade das denúncias é falsa. A SSPDS divulgou que o trote, no caso do serviço de tele-denúncia, pode atrapalhar o processo de investigação. O órgão quer conscientizar a população da importância de colaborar com o sistema da Segurança Pública. Não é possível identificar quem passam trote para o 181, pois a identidade é preservada.

Atendimento do órgão é dividido em três setores

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) é feita por setores que dividem cada parte da ocorrência. Existe uma central onde 29 pessoas trabalham durante 24 horas, sendo 13 atendentes somente para a Polícia Militar, dois do Corpo de Bombeiros, dois para a Polícia Civil, um para a Perícia Forense e dois para o Samu, inclusive com dois paramédicos que passam orientações por telefone. A Guarda Municipal e o Sindiônibus também possuem atendentes que repassam as informações da Central.

O segundo setor da Ciops é a sala de despacho das viaturas, que recebe as informações por meio do sistema integrado e é notificado quando a ocorrência é confirmada. De acordo com o tenente-coronel Russo, a maioria dos trotes não chega no setor de despacho das viaturas, pois é detectada pelas atendentes.

"As atendentes são treinadas para perguntar detalhes que identificam se a informação é falsa", ressalta. Mas quando não há possibilidade de confirmação é enviada a viatura ao local.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics