I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 16 de junho de 2013

TURQUIA VIVE MADRUGADA VIOLENTA APÓS POLÍCIA TIRAR ATIVISTAS DE PRAÇA

A Turquia viveu uma madrugada de violentos confrontos entre a polícia e os manifestantes neste domingo (16), após as forças de segurança expulsarem ativistas do parque de Istambul, centro dos protestos contra o primeiro-ministro Tayyip Erdogan, disparando bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água.

Policiais com veículos blindados isolaram ainda a Praça Taksim, no centro da cidade, enquanto agentes invadiam o Parque Gezi, onde os manifestantes estavam acampandos.

Manifestantes em pânico fugiram para um hotel de luxo na parte de trás do parque, enquanto vários deles vomitavam enquanto nuvens de gás lacrimogênio e explosões de bombas tomaram conta do parque. "Tentamos fugir e a polícia nos perseguiu. Era como se fosse uma guerra", disse Claudia Roth, copresidente do Partido Verde da Alemanha, que foi ao parque Gezi para mostrar seu apoio.

Após a retirada dos ativistas pela polícia, houve violentos confrontos na cidade. Milhares de pessoas se espalharam pela avenida principal que leva a Taksim Square, arrancando placas de rua e construindo barricadas, enquanto a polícia jogava gás lacrimogênio nas ruas ao redor da praça para tentar impedir que os manifestantes se reagrupassem.

A notícia da expulsão dos acampados se espalhou por todo o país, provocando enfrentamentos violentos em outras cidades turcas, como a capital Ancara, onde dezenas de pessoas saíram às ruas para pedir a renúncia do governo.

De acordo com a imprensa turca, o país viveu uma das noites mais violentes desde que os protestos começaram há duas semanas.
Homem atingido por substância tóxica durante protesto em Istambul (Foto: AFP)

Durante a madrugada, o governador de Istambul, Huseyin Avni Mutlu, afirmou em comunicado que 44 pessoas ficaram feridas, nenhuma delas com gravidade.

No entanto, de acordo com o relatos de manifestantes, o número de feridos é maior. “Se você descer a rua, verá centenas de pessoas feridas. Não há ninguém para cuidar delas e não há nenhum equipamento (de saúde)”, disse um deles à Reuters.

Imagens da TV local mostraram grupos de manifestantes bloqueando a estrada principal para o aeroporto de Ataturk, na parte ocidental da cidade, enquanto várias pessoas caminhavam em direção a ponte principal que cruza o canal de Bósforo para Taksim..

Em Istambul, os manifestantes tentaram retomar a praça, mas foram impedidos pela polícia. "Nós ocupamos a Ponte do Bósforo, com cerca de 500 a 600 pessoas. Fechamos o tráfego da ponte. Estamos andando por quase dez horas e acabamos de chegar a Mecidiyekoy (distrito próximo à praça Taksim). Aqui em Mecidiyekoy, a polícia e as forças de segurança nos atacaram com muita violencia”, disse um dos manifestantes à Reuters, durante a madrugada.

Representantes do movimento de protesto condenaram a ação da polícia, em um comunicado, e acusaram o primeiro-ministro de “esmagar seu próprio povo para satisfazer suas ambições autoritárias”.

"Nós condenamos a violência contra mulheres, crianças e idosos que estavam no parque", denunciou a nota. O grupo informou ainda que a invasão da polícia deixou muitos feridos, e criticou o ataque que, segundo eles, não se justifica porque ocorreu no momento em que os ocupantes discutiam sobre deixar o acampamento.
Manifestante usa máscara durante protestos na Turquia (Foto: Ozan Kose/AFP Photo)

Repressão

O primeiro-ministro Erdogan avisou horas antes que as forças de segurança iriam limpar a praça, centro dos protestos das últimas duas semanas, a menos que os manifestantes se retirassem antes de um comício do partido que vai se reunir em Istambul neste domingo (16).

"Nós temos o nosso encontro amanhã em Istambul e eu digo claramente: a Praça Taksim deve ser evacuada, caso contrário, as forças de segurança deste país sabem como evacuar", disse a milhares de partidários agitando bandeiras em um comício em Ancara.

O principal sindicato do setor público, KESK, que tem cerca de 240 mil membros, disse que vai convocar uma greve nacional nesta segunda-feira (17), enquanto um segundo grupo sindical disse que fará uma reunião de emergência para decidir se vai participar da ação.

Onda de agitação

"Vamos continuar nosso trabalho para formar um ambiente pacífico nas próximas horas", disse o governador de Istambul, Huseyin Avni Mutlu, descrevendo a operação policial como "extremamente suave". Ele disse que 29 pessoas ficaram levemente feridas. Manifestantes também se reuniram em Ancara, em torno do parque central Kugulu, incluindo deputados da oposição que sentaram nas ruas para evitar que a polícia disparasse gás lacrimogênio.

Uma repressão policial semelhante contra ativistas pacíficos no parque Gezi provocou uma onda de protesto contra Erdogan, atraindo seculares, nacionalistas, profissionais liberais, sindicalistas e estudantes que saíram às ruas. Os protestos, que fizeram a polícia usar gás lacrimogênio e canhões de água contra os manifestantes que atiravam pedras, deixaram quatro pessoas mortas e cerca de 5 mil feridos, de acordo com a associação médica turca.

Os manifestantes do parque Gezi, que se opõem aos planos do governo de construir uma réplica de um quartel da era otomana, têm começado a reduzir a sua presença no parque depois de reuniões com Erdogan e as autoridades locais. "Isso é inacreditável. Eles já haviam retirado bandeiras políticas e foram reduzindo a uma presença simbólica no parque", disse Koray Caliskan, cientista político da Universidade do Bósforo.

Várias pessoas foram levadas para ambulâncias que esperavam na parte fora do parque em macas, enquanto as famílias com crianças menores fugiram para as ruas laterais de uma avenida de lojas que leva à praça. Erdogan disse aos manifestantes na quinta-feira que ele iria colocar os planos de construção em espera até que um tribunal decida sobre ele.

AUTOR: EFE E REUTERS/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics