I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

PM FAZ BLITZ PARA CONTER ASSALTOS NA ZONA NORTE DO CEARÁ

Na Zona Norte do Estado, as ações de segurança pública são dirigidas contra potenciais delitos.

Sobral 

Ações diárias da Policia Militar (PM) na Zona Norte buscam prevenir assaltos. Na manhã de ontem, o local escolhido foi nas proximidades das agências bancárias de Sobral, onde foram abordados motoristas de motocicletas, transporte mais utilizado nos casos de assaltos relâmpagos.

Policiais militares fazem fiscalização na saída de Sobral, entre motociclistas. Dois casos de assaltos em postos bancários já foram registrados no município. A meta é assegurar a ação preventiva fotos: Jéssica rodrigues

De acordo com o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, coronel Gilvandro Oliveira, o trabalho de prevenção tem ajudado a manter o baixo índice de assaltos na Região Norte do Estado. Nas blitz preventivas, são abordadas, principalmente, motos pretas de modelos populares que, segundo o coronel, são as mais utilizadas nos assaltos de um modo geral. 

"Em todo o País as motos são preferidas pelos assaltantes, pois possibilitam uma locomoção mais ágil, além disso, a cor preta e os modelos populares são facilmente camufláveis no transito".

De acordo com ele, a forma usada em assaltos relâmpagos são dois homens em uma moto de cor e modelo popular que buscam locais com intenso fluxo financeiro para atuar. "Isso pode ir desde a saidinha bancária até o assalto a lotéricas, postos de gasolina, supermercados e lojas", explica.

Atualmente, a Região Norte conta com 900 policiais militares em serviço. Até o fim do ano, esse numero deve aumentar, pois uma nova turma se formará em outubro.

Nesse ano, uma agência e um posto de autoatendimento foram assaltados na região, e houve tentativas de assalto em duas casas lotéricas na cidade. O assalto aconteceu no Banco do Brasil de Coreaú e já foram capturados dois dos acusados, dentre eles o líder do grupo, além do material utilizado para realizar o assalto.

Segundo o coronel Gilvandro, foi encontrada uma metralhadora de calibre Ponto 40, que seria do arsenal da Polícia Civil do Pará. Também foram localizados dois revólveres de calibre 38, roubados dos vigilantes do Banco do Brasil de Coreaú, além de uma mochila contendo máscaras, capuzes, 120 munições de diversos calibres.

Ele explica que o rápido alerta à Polícia possibilita um maior índice de impedimento no caso de assaltos como esse. "Tomamos conhecimento do fato na hora em que estava ocorrendo, o que possibilitou que fechássemos saídas das cidades de Massapê, Moraújo, Meruoca e Alcantarás, dificultando a ação dos bandidos. A velocidade na informação às autoridades é uma das maneiras de como proceder no caso da ação delituosa", explica.

O coronel diz ainda que é fundamental que se mantenha a calma, sendo desnecessário a vitima tentar mostrar "ações de heroísmo", o que é um risco.

Outro fator ressaltado pelo comandante é a necessidade por parte dos locais da instalação da segurança adequada, como câmeras de circuito interno, seguranças e alarmes, o que facilita o trabalho da Polícia no caso do delito. 

"Qualquer um que vá trabalhar com finança, seja banco, posto de autoatendimento, lotérica ou supermercado que vá oferecer esse serviço, deve ter uma estrutura de segurança adequada, e não esperar que somente a Policia Militar aja. Esses equipamentos intimidam a prática delituosa e, no caso de ocorrer, facilitam o nosso trabalho".

O terceiro fator apontado é a atenção dos policiais em serviço, que devem estar ligados principalmente nas áreas comerciais nas horas de maior movimentação, e bancos até mesmo no horário da madrugada. "É a junção ajuda do cidadão ao informar a Polícia, do comerciante ou bancário que tenha medidas de precaução e a atenção de quem está de serviço que formam um fator fundamental no combate a assaltos", ele declara.

Vale do Jaguaribe

Moradores do distrito de Flores, no município de Russas, saíram prejudicados diante da falta de segurança no único posto bancário da localidade. O Caixa Aqui, que funcionava dentro das instalações de uma farmácia, realizava cinco mil processos por mês, entre pagamentos, recebimentos e realização de empréstimos, oferecendo os serviços essenciais da Caixa Econômica.

Somente com o pagamento do Bolsa Família, o posto bancário beneficiava 700 famílias, que não precisavam mais se deslocar para o Centro da cidade de Russas, ou para o município vizinho de Limoeiro do Norte, para receberem o benefício.

Segundo conta o proprietário da farmácia, Roberto Galeno, em cinco anos de instalação do serviço foram registrados oito assaltos. "Toda a responsabilidade financeira era minha, se acontecesse alguma coisa, eu tinha que arcar com tudo. Ao todo foram oito assaltos. Eles levaram, em média, R$ 3 mil em cada ação e eu tive que arcar com todo prejuízo", afirma.

Segundo conta o empresário, o contingente de policiais no Distrito é muito pequeno, sendo dois, às vezes três.

Com o fechamento do posto bancário, o comércio foi prejudicado. Caíram as vendas e o único ponto de recebimentos de contas, o Banco Popular do Brasil, que funcionava em uma papelaria, também foi fechado diante da falta de segurança.

"Eu tive que fechar a farmácia porque as vendas caíram. As pessoas que vão para o Centro de Russas ou para outras cidades como Limoeiro do Norte ou Quixeré para sacar dinheiro, acabam fazendo suas compras por lá mesmo. O comercio de Flores ficou bastante prejudicado", lamenta Galeno.

Inhamuns

Já em Crateús, os postos comunitários dos Correios na zona rural ainda estão livres da insegurança. Funcionam em número de 12, nos distritos de Assis, Curral Velho, Ibiapaba, Irapuá, Lagoa das Pedras, Montenebo, Poti, Realejo, Santo Antônio, Santana, Tucuns e Curral do Meio. Nos demais municípios da região, a realidade é similar, de acordo com o técnico do órgão na região, Aldi Soares.

Conforme Soares, os postos funcionam como resultado da parceria entre o órgão e as Prefeituras municipais e não há registros de roubos ou insegurança. "Nunca teve caso de roubos nos postos aqui da região, que prestam serviços à população da zona rural. Tudo tem ocorrido de forma normal e tranquila".

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics