I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

MANIFESTANTES CONFRONTAM POLICÍA NO 4º DIA DE PROTESTOS NA TURQUIA

Manifestantes entram em confronto com a polícia perto do escritório do primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, entre Besiktas e Taksim, em Istambul, nesta segunda-feira (3). (Foto: Gurcan Ozturk/AFP)

A Turquia entrou no quarto dia de protestos contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan nesta segunda-feira (3). As manifestações se espalharam de Istambul para a capital Ancara e para a terceira maior cidade, Izmir.

De acordo com a agência Reuters, manifestantes em Izmir atearam bombas incendiárias contra os escritórios do partido AK, ao qual Erdogan é filiado. Imagens de TV mostraram o prédio em chamas. O fogo foi controlado pelos bombeiros, de acordo com a agência de notícias Dogan.

Em Istambul, as ruas ao redor do escritório do primeiro-ministro foram isoladas pela polícia, que usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão nas primeiras horas desta segunda-feira. Os manifestantes haviam construído barricadas com abrigos de ônibus, pedras de pavimentação e placas de rua, bloqueando uma avenida perto do Estreito de Bósforo.

Segundo a AP, no bairro Besiktas, um manifestante dirigiu uma retroescavadeira até o meio da rua para impedir a polícia de alcançá-los, uma cena que ilustra as reações mais ferozes desde que a violência eclodiu na semana passada.

Próximo dali, informou a Reuters, médicos e estudantes de medicina tentavam atender os feridos.

Em Ancara, a polícia invadiu um complexo comercial onde manifestantes estavam abrigados, e deteve centenas de pessoas.

Os protestos anti-governo na Turquia são considerados os mais ferozes que ocorreram nos últimos anos. Eles começaram na sexta-feira (31) devido a um projeto de renovação da praça Taksim de Istambul, mas desencadeou manifestações contrárias ao governo em várias cidades do país.

 
Manifestantes em protesto contra o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan nesta segunda-feira (3). (Foto: Gurcan Ozturk/AFP)

Muitos manifestantes pedem que o primeiro-ministro Erdogan renuncie ao cargo.

Sob a liderança de Erdogan, a Turquia tem impulsionado o crescimento econômico e elevou a projeção internacional, informou a AP. Mas dentro do próprio país ele tem provocado divisões ao tomar uma posição forte contra o regime sírio, o que alguns acreditam que colocam a segurança do país em risco, e adotar medidas que visam coibir a venda de bebidas alcoólicas.

Na noite de domingo (2), a Casa Branca pediu a todos na Turquia que "acalmassem a situação."

Erdogan reiterou que seu governo não vai recuar no plano de retirar as árvores de Taksim. Em uma declaração que poderia causar mais polêmica, ele também declarou que uma mesquita será construída no Taksim. Esse plano tem sido controverso porque iria diminuir ainda mais os espaços verdes no centro da cidade de Istambul. Alguns argumentam que já existem muitas mesquitas em Taksim.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics