I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

ESCRITORA E JORNALISTA SCARLET MOON É VELADA NO RIO DE JANEIRO

O velório da jornalista e escritora Scarlet Moon começou por volta de 9h30 desta quarta-feira (5). (Foto: Renata Soares / G1)
A jornalista, atriz e escritora Scarlet Moon de Chevalier, de 62 anos, que morreu no início da madrugada desta quarta-feira (5), após uma parada cardiorrespiratória, é velada desde a manhã na Capela 5 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Ela sofria da Síndrome de Shy-Drager, uma doença degenerativa. Segundo seu filho Christovan, amigos e familiares poderão se despedir da jornalista até as 16h desta quarta. O corpo deve ser cremado nesta quinta (6).

"Foram dez anos de muita luta. Os últimos três anos foram bem complicados. Ela foi uma guerreira e foi descansar. O que fica é o bom humor dela, o jeito que ela encarava a vida, ela foi uma guerreira, uma ministra bacanérrima e foi um prazer inenarrável ser filha dela", disse a filha de Scarlet, Teodora Chavalier. "Hoje fiquei muito emocionada quando o Boechat disse na rádio que a Scarlet Moon foi encontrar a lua", completou Teodora.
Marília Pêra chegou no velório da jornalista em torno de 11h40. (Foto: Isabela Marinho / G1)
O ator Luís Salém também esteve no velório da escritora. (Foto: Isabela Marinho / G1)

Scarlet foi casada por 28 anos com o cantor Lulu Santos, de quem se separou em 2006. No início da tarde desta quarta, Lulu postou diversas mensagens em seu Twitter. “Nos separamos há mais tempo do q fomos casados, mas nossa história, como se diz, marcou. Os últimos anos foram uma batalha morro acima...”, escreveu Lulu. Ele também postou trechos da música “Tão bem”, que é de sua autoria.

Christovam de Chevalier, filho de Scarlet, afirmou que o humor da mãe ficará na memória. "Ela era uma mulher solar, que gostava de ir à praia, a espetáculos, gostava de ase divertir. O amor dela pela vida fez com que ela derrubasse várias previsões médicas. Ela lutou bravamente. Não se lamentava, não se fazia de coitadinha, olha para o futuro e adiante. Ela e o Nelson Motta foram precursores do talk-show. Ela tinha um bordão que era "foi um prazer inenarrável te entrevistar".Então eu digo que foi um prazer inenarrável ter a mãe que eu tive. Eu cresci ouvindo a seguinte frase: onde há verdade, não há sofrimento. Hoje em dia eu discordo um pouco. Minha mãe criou três os de pais diferentes e sempre jogou limpo com a gente, deu uma noção de realidade. Sou o filho do meio e sou jornalista. Uma irmã trabalha com cinema e a outra com produção. São três vertentes de trabalho que ela colocou em prática na vida dela", disse ele.
Filho de Scarlet Moon disse que mãe será lembrada pelo humor (Foto: Isabela Marinho/ G1)

A atriz Marília Pêra, chegou por volta de 11h40 para se despedir da amiga.

"Nestes últimos anos a Scarlet esteve muito doente, a gente foi vendo ela perdendo a vitalidade dela. Acompanhei de perto porque sou madrinha da filha mais nova dela, a Teodora. Scarlet era ateia e há dois anos nós fizemos uma cerimônia em que ela e os filhos dela foram batizados. Sempre fui madrinha da Teodora, mas oficializamos. Lembro da Scarlet com uma inteligência muito aguçada, muito rápida, ágil e muito culta. Ela foi a primeira a fazer entrevistas com celebridades no Brasil , celebridades de todos os setores, grandes médicos, cientistas. Ela foi a primeira a trazer ao país entrevistas para a televisão. Depois ela e o Nelsinho [Motta] tiveram um programa de entrevistas juntos. Ela sempre foi muito antenada. E isso que era o mais triste de vê-la doente, sem possibilidade de ação", contou Marília.

Desde 1996, Scarlet assinava a coluna “Abalo”, no caderno Zona Sul do jornal "O Globo". "A Scarlet era uma mulher a frente do tempo dela, sempre abrenhada com tudo. A impressão que eu tenho é que há um tempo ela me pegou pela mão e disse: vem aqui comigo! Ela tinha sempre um livro pra sugerir, sempre algo que ela tinha descoberto. Era uma pessoa generosa, uma amiga amada, que tive o privilégio de dividir a cena. Dirigi espetáculos dela, que foi uma das primeiras a fazer talk-show no Brasil em casas de show. Ela fez o "Entrevistando Audiência" na antiga boate Torre de Babel", declarou o ator Luís Salém.

"Ela era muito especial. Foi musa inspiradora de Lulu Santos, Caetano Veloso e Rita Lee. Era uma mulher que sabia das coisas, que se enturmava. Uma pessoa a frente do seu tempo", acrescentou o ator.
O ator Ney Latorraca também esteve no velório da jornalista. (Foto: Isabela Marinho / G1)

O ator Ney Latorraca também esteve no velório da jornalista. Após se recuperar de um problema de saúde, Ney comentou que no segundo semestre tem planos de trabalho na TV Globo e no teatro.

"A Scarlet era minha amiga mesmo. Logo que cheguei no Rio de Janeiro, em 1974, ela foi uma das pessoas que me recebeu. Sabe quando a pessoa te apresenta a cidade? Ela também sempre esteve muito atenta ao meu trabalho e deu muita força para mim. A gente se encontrava sempre na fila do banco. Ficávamos despachando os documentos, cheques. Uma das imagens que tenho foi de um Prêmio de Música no Theatro Municipal e só dava ela, com a sua inteligência. Vai fazer muita falta. Acho que a cidade do Rio de Janeiro fica mais triste hoje.

O ator foi internado em outubro de 2012 e permaneceu na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, por 40 dias, com uma infecção. Após operar a vesícula, ele falou sobre o seu estado de saúde.

"Vim de uma barra pesada, mas agora estamos indo. Voltei a andar na Lagoa todos os dias. E é impressionante a reação das pessoas, do funcionário da Comlurb, do cara do ônibus. Tem gente que se ajoelha, que dá adeus. Outro dia o motorista do Falabella [Miguel] disse que fez promessa e foi até Aparecida [porque o ator se recuperou]. Muito carinho da imprensa, da classe artística. É uma boa prova de que o amor também vale como remédio", completou Latorraca.

O ator Milton Gonçalves também compareceu ao velório. "Vai-se embora uma alma tão bonita. Ela era um amor de criatura. Muito carinhosa. Até breve, Scarlet", disse ele.

A jornalista trabalhou em diversas emissoras de televisão, e se destacou no "Fantástico" e "Jornal Hoje", da TV Globo, na década de 70. Ela fez carreira no cinema e no teatro. Nos anos 90, lançou dois livros: "Areias escaldantes" e "Dr Roni e Mr Quito: a vida do amado e temido boêmio de Ipanema", biografia sobre o irmão Roniquito.

AUTOR: G1/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics