I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA ACONTECE NESTE SÁBADO 15/06, EM TIANGUÁ (CE)

A Secretaria Municipal de Saúde de Tianguá realizará no próximo sábado (15/06), a vacinação contra raiva em cães e gatos a partir dos três meses de idade. 

Os postos de atendimento serão montados em diversos pontos da cidade e funcionarão das 07h30 às 17 horas. Os donos dos animais devem conduzí-los aos pontos de vacinação equipados com coleira e a carteira de vacinação do animal, que será indispensável.

A raiva

Há duas formas de raiva canina: a furiosa, que se caracteriza por inquietação, tendência ao ataque, dificuldade na alimentação e latido bitonal. Já na forma muda, os sintomas são inquietação, ausência de ataque e tendência a se esconder. 

Os sintomas mais comuns em cães e gatos são salivação em excesso, agressividade além do normal e hidrofobia, o animal não consegue beber água nem se alimentar. A transmissão da raiva ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado.

Os estágios iniciais podem ser confundidos com outras doenças como o botulismo, o tétano e intoxicação por plantas, progredindo para a forma furiosa (“cachorro louco” – agressivo e se escondendo em locais escuros) ou forma paralítica (paralisia, salivação excessiva).

O diagnóstico é laboratorial e até o momento não há tratamento eficaz para os animais. Estima-se que mais de 40 mil cabeças de gado morram pela raiva silvestre no Brasil causando um prejuízo de cerca de 15 milhões de dólares por ano. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 1980 a 2011 foram notificados 157 casos de raiva humana. Em 2008, em Recife, houve a primeira cura de raiva humana.

A Organização Mundial de Saúde recomenda entre outras medidas preventivas a notificação de casos suspeitos e a revacinação continuada. A população não deve mexer com morcegos ou matá-los já que nem todos são hematófagos e alguns têm importante papel na natureza dispersando sementes e polinizando flores. 

Deve-se impedir o acesso dos morcegos ao interior das residências.

Em caso de agressão:

• Lavar imediatamente o local da ferida com água e sabão e, desinfetar com álcool, iodo ou amônia;

• A pessoa agredida deve procurar o atendimento médico para tomar o soro, se for necessário;

• O proprietário do animal deve mantê-lo preso e em observação durante 10 dias. Caso o animal apresente comportamento estranho ou desapareça, comunicar a Secretaria Municipal de Saúde, imediatamente.

AUTOR: Aparecida Urias/Vamos Pensar Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics