I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 30 de junho de 2013

CÂMERAS AJUDARÃO NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS

Socorro França, assessora especial de Políticas Sobre Drogas, vai entregar as três unidades à SSPDS FOTO: CID BARBOSA

Nesta segunda-feira, a população de Fortaleza vai passar a contar com mais uma moderna ferramenta de prevenção e combate ao uso e tráfico de drogas. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vai receber, formalmente, três unidades de videomonitoramento composto, cada um, por 26 câmeras de alta potência que permitem captar imagens de alta resolução a uma distância de até três quilômetros.

As unidades serão instaladas em três bairros da Capital cearense onde o tráfico de drogas é considerado intenso, o Bom Jardim, o Centro e o Poço da Draga, na Praia de Iracema. Os equipamentos serão operados por policiais militares que já foram treinados para a atividade.

Foco

Os equipamentos foram doados ao Estado do Ceará pelo Governo federal, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça.

A assessora especial de Política Sobre Drogas do Estado do Ceará, procuradora de Justiça Socorro França, está à frente dessa nova empreitada estatal no trabalho de combate e prevenção às drogas no Ceará.

Ela explica que, com este moderno equipamento, as autoridades da Segurança Pública estarão dispondo de meios suficientes para manter a vigilância nesses pontos já escolhidos e, além de combater o tráfico, também poderão identificar os usuários e fazer com eles sejam levados às atividades terapêuticas de recuperação. "Não iremos somente reprimir, mas também prevenir e tirar das drogas aqueles que já estão mergulhados nelas".

Sem perder o foco no trabalho de prevenção e recuperação dos drogados, Socorro França explica que a repressão ao tráfico também está inserida na política de combate aos entorpecentes e, com este equipamento, os policiais militares e civis poderão, com maior facilidade, precisão e menores riscos, identificar os traficantes de drogas, saber os locais, hora e a forma como agem e, assim, realizar as prisões em flagrante delito.

As unidades de videomonitoramento são móveis. Os equipamentos estão instalados em caminhões dotados de toda a infraestrutura necessária ao acompanhamento das áreas à distância, através das lentes das 26 potentes câmeras que cada veículo dispõe.

Socorro França explica que, cada uma das unidades, já com todo o equipamento instalado, totalizou um custo de R$ 2,5 milhões. Como, a princípio, são três unidades que já vão operar nesta semana, o total de investimentos chega a R$ 7,5 milhões.

Mas, estas ferramentas não ficarão restritas somente à Fortaleza. Em breve, pelo menos três outras cidades cearenses, com população superior a 200 mil habitantes, também receberão equipamentos iguais para o combate ao tráfico. São elas, Caucaia, Maracanaú, ambas na Região Metropolitana de Fortaleza; e Juazeiro do Norte, na Região Sul do Estado (Cariri).

Socorro França explica que, além dos policiais militares que foram treinados para operar as ferramentas eletrônicas em Fortaleza, nas outras três cidades que serão beneficiadas haverá qualificação também para integrantes das guardas municipais.

Como as câmeras são de última geração, inclusive com a utilização noturna, será possível a realização do monitoramento à distância durante 24 horas. Além disso, para cada unidade, serão agregados seis carros (viaturas) e seis motocicletas.

Recuperação

Em entrevista ao Diário do Nordeste, a assessora especial de políticas Sobre Drogas do Estado do Ceará ressalta que o Governo do Estado também mantém preocupação e investe na recuperação dos usuários de drogas. Passaram a ser ofertadas mais 323 vagas em unidades de atendimento terapêutico. Segundo Socorro França, já foi determinado pelo governador Cid Gomes a implantação de um Centro de Desintoxicação e Reinserção Social, com 240 vagas/mês.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics