I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 5 de maio de 2013

TROPA DO BPTur SERÁ DUPLICADA NA COPA DO MUNDO

As ações de segurança na orla da Grande Fortaleza estão sendo reforçadas pelo BPTur. Durante a Copa das Confederações, mais policiais estarão nas praias de Fortaleza, Caucaia, Aquiraz e outros pontos turísticos da RMF FOTO: KLÉBER GONÇALVES

O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) irá receber reforços em seu efetivo e já se prepara para a Copa das Confederações, que acontecerá em junho próximo. De acordo com o comandante do batalhão, coronel PM Cláudio Mendonça, a quantidade de homens no litoral cearense deve dobrar para este evento e triplicar até a Copa do Mundo de 2014. "Somos, sem dúvida, o litoral mais bem policiado do Nordeste", considerou.

Atualmente, 700 homens estão engajados nos trabalhos que incluem a proteção das pessoas que estão nas faixas de areia, na orla e na proteção aos visitantes destas áreas. "Nossos policiais estão sendo treinados em muitos sentidos. Incluindo o trato ao turista e o aprendizado de línguas estrangeiras para que possa haver comunicação com pessoas vindas do exterior".

Um teste

Pelo menos 25% do efetivo deverão aprender inglês, italiano ou espanhol e ter aulas de combate ao turismo sexual. "É muito importante que a Polícia facilite essa comunicação. E é necessário que esta ideia de combater o turismo sexual seja disseminada durante o evento", disse o comandante.

Para ele, a Copa das Confederações será um teste que irá medir os níveis de segurança e de treinamento da Polícia. De acordo com números fornecidos pelo BPTur, nos fins de semana comuns a Praia do Futuro é frequentada por cerca de 50 mil pessoas, enquanto a Beira-Mar recebe o dobro, no mesmo período. "O Ceará já é o terceiro destino mais visitado do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e Salvador. Nossa demanda de visitantes já é muito alta normalmente. Porém, para ter uma ideia do quanto irá aumentar durante a Copa, é só considerarmos a estimativa que na chegada das seleções de futebol ao aeroporto, 80 mil pessoas devem estar naquele entorno".
Comandante do BPTur, tenente-coronel PM Cláudio Mendonça, falou sobre a atuação e a formação do efetivo para os eventos mundiais FOTO: J.L. ROSA

Cláudio Mendonça disse, ainda, que o trabalho do BPTur vem evoluindo com a adesão a novas práticas, como o uso de uma lancha e de motocicletas. "Um dos nosso desafios era a rota de fuga para o mar, dos ladrões que praticavam pequenos furtos. Com ajuda da lancha isto teve fim. Outra coisa que nos preocupava era o trânsito, que estava sendo um gargalo nas perseguições, mas as motocicletas vieram para atender a esta demanda".

Deslocamentos

Além dos veículos já citados, o batalhão conta também, com jeeps Troller, que conseguem se deslocar com facilidade na areia. O fardamento dos policiais também será diferenciado, para facilitar suas atuações e para que sejam identificados com mais facilidade como sendo especializados no litoral.

"Até agora, somente os policias que trabalham na faixa de areia usam o bermudão e tênis, mas até a Copa das Confederações todos eles estarão usando o fardamento apropriado para trabalho no litoral. Além de um braçal, onde tem escrito em inglês que somos uma Polícia voltada para turistas", disse o coronel.

Todo o efetivo do batalhão deverá trabalhar durante a Copa das Confederações, a fim de que a segurança seja proporcionada aos visitantes.

"Nossa estimativa é que os visitantes passem cerca de 20 horas no litoral. Seja hospedados, seja na praia, como banhistas. Eles vão ausentar-se somente para ir ao jogo. Portanto, o treinamento dos nossos policiais precisa ser muito grande para assegurar que tudo esteja bem em tempo integral".

Uma plataforma de segurança, composta por um caminhão-baú e um mastro, que tem uma câmera acoplada, será disponibilizado ao BPTur no período do evento e facilitará a identificação de delinquentes em meio às multidões.

"Já estamos treinando policiais para operar este equipamento. O mastro deverá erguer uma câmera que capta informações como placas de carros e rostos humanos até um quilômetro, e reportar as imagens ao caminhão onde os policiais estarão. Vamos fazer uso da plataforma em casos como a Fan Fest, por exemplo, que irá acontecer no Aterro da Praia de Iracema".

Números

700 policiais formam, atualmente, o efetivo operacional do Batalhão de Policiamento Turístico. Em Fortaleza, ele atua desde o Caça e Pesca até a Barra do Ceará.

2,1 mil policiais deverão compor o efetivo que vai atuar em junho de 2014, durante a Copa do Mundo de Futebol. Novos equipamentos e viaturas serão incorporados.

AUTOR:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics