I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 4 de maio de 2013

FLUXO DE ÔNIBUS E CARRETAS EM RUAS DE CRATEÚS (CE), TERÁ RESTRIÇÕES

A medida visa desafogar o trânsito no centro comercial do município, que, nos últimos anos, tornou-se um verdadeiro caos, com frequentes congestionamentos e falta de vagas para estacionamento nos horários de pico FOTO: SILVANIA CLAUDINO

CRATEÚS - A partir do dia 6 de maio, novas medidas serão implantadas pela Guarda Civil deste município, com vistas a disciplinar o trânsito na cidade. A principal delas é o ordenamento no trânsito de veículos de grande porte - carretas e ônibus - que estarão proibidos de trafegar em trechos de várias artérias centrais durante o dia. Os primeiros não poderão circular de 6 às 16 horas e os ônibus, entre 8 e 19 horas. A decisão foi comunicada aos empresários pelo órgão e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, em reunião na última terça-feira, 30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Crateús (Acic).

A medida visa desafogar o trânsito no centro comercial, que nos últimos anos tornou-se um verdadeiro caos, com frequentes congestionamentos - especialmente nos horários de pico - e falta de vagas para estacionamento, entre outros problemas. Empresários, motoristas e consumidores há muito tempo reclamam da situação. É cena comum motoristas passarem por ruas do centro várias vezes em busca de uma vaga para estacionar seu veículo.

Segundo Severino Gomes, comandante da Guarda Civil Municipal, essa é apenas a primeira etapa de uma série de mudanças que o órgão implantará na cidade. No dia a dia, novas iniciativas serão tomadas buscando a fluidez no trânsito. Informou ainda que todas as ruas serão demarcadas e sinalizadas a fim de facilitar a passagem dos veículos e transeuntes. "O nosso estudo é diário, baseado no que vivenciamos no dia a dia do trânsito de Crateús, que cresce muito em função da cidade ser polo e receber diariamente pessoas de toda a região, conduzindo motocicletas, veículos pequenos e também de grande porte. Assim, temos que tomar medidas visando minimizar a situação do trânsito e proporcionar melhor fluidez dos veículos. Fizemos um zoneamento da área central da cidade", destaca Gomes, no encontro com o empresariado local.

O comandante explica que no estudo foi percebido que o trânsito de veículos de grande porte é um dos grandes problemas nas áreas centrais, provocando congestionamentos constantes e outros problemas, como dificuldade de circular em ruas estreitas e algumas vezes "dão o prego" e por ali ficam durante dias - no caso de veículos do Sudeste e Sul - impedindo a circulação na via.

Outra medida é a implantação de rota única para entrada na cidade dos referidos veículos, aos quais será permitido entrar somente pela Av. Sargento Hermínio e seguir pela Rua Gustavo Barroso, ao invés de trafegar pela Rua Dr. Moura Fé. Isso durante o dia porque a partir das 19h o tráfego será livre. Anunciou também a instalação de três novos semáforos, mão única em algumas ruas e estacionamento regulamentado em alguns trechos.

Frota

Conforme a Guarda Civil Municipal, a realidade caótica do trânsito na cidade é oriunda do elevado aumento na frota de veículos em circulação. Os números confirmam o quadro apresentado pelo órgão, que divulgou os seguintes dados: em 2002, pouco tempo depois do trânsito ser municipalizado circulavam pela cidade 8080 veículos, entre motos, automóveis, camionetas, caminhões e ônibus.

Dez anos depois, em 2012 esse número saltou para 22084, quase três vezes mais. Nessa estatística não está contabilizado os veículos de outros municípios que diariamente adentram na cidade de Crateús. A Guarda Civil estima que a esse quantitativo deve-se acrescentar 10% desses veículos vindos de fora.

"Daí a situação complicada do nosso trânsito atualmente e por isso buscamos discutir com os empresários na busca de soluções que atendam às necessidades deles, da população e dentro das condições do órgão responsável, que é a Guarda Civil Municipal", ressalta Lourenço Torres, titular da recém criada Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo.

Comércio

Torres acredita que com o novo disciplinamento e as demais ações encaminhadas nos próximos meses pela Guarda Civil Municipal "nesta primeira etapa minimizará as dificuldades do trânsito no centro e aumentará as vagas para estacionar nas principais ruas e no segundo semestre faremos juntos uma avaliação a fim de discutir a implantação de novas medidas", destacou.

O empresariado aprovou as medidas da Guarda Municipal e espera que em um período curto os resultados sejam percebidos. Wagner Claudino Sales, da Câmara de Diretores Lojistas afirmou que "a atitude da Guarda e Secretaria vem de encontro às necessidades do comércio local e fiquei impressionado com o elevado número de veículos que circulam pela cidade", destacou.

Mais informações

Prefeitura Municipal de Crateús Rua Cel. Totó, S/N
Telefone: (88) 3692.3315

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics