I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

EXPLOSÕES DE CARROS-BOMBA CONTRA XIITAS MATAM AO MENOS 60 NO IRAQUE

Iraquiana passa pelo local de um ataque com carro-bomba no bairro de Kamaliyah, predominantemente xiita, em Bagdá. Uma nova onda de violência no país matou dezenas de pessoas nos últimos dias. (Foto: Hadi Mizban/AP)

Ao menos 60 pessoas morreram em uma série de explosões de carros-bomba contra alvos muçulmanos xiitas espalhados pelo Iraque nesta segunda-feira (20), disseram a polícia e equipes médicas.

Os ataques fizeram subir para mais de 200 o número de mortos pela violência sectária desde a semana passada. A tensão entre xiitas, que agora comandam o Iraque, e a minoria de muçulmanos sunitas atingiu seu nível mais alto desde que as tropas dos Estados Unidos se retiraram em dezembro de 2011.

Nenhum grupo reivindicou imediatamente a responsabilidade pelos ataques. O Iraque possui diversos grupos insurgentes islâmicos sunitas, incluindo o Estado Islâmico do Iraque, filiado a Al Qaeda, que já concentraram ataques contra os xiitas anteriormente em uma tentativa de provocar um confronto sectário mais amplo.

Nove pessoas foram mortas em uma das duas explosões de carros-bomba em Basra, uma cidade predominantemente xiita, 20 km a sudeste de Bagdá, disse a polícia e equipes médicas.

"Eu estava de plantão quando uma poderosa explosão sacudiu o chão", disse um oficial da polícia perto do local do ataque no bairro de Hayaniya.

"A explosão atingiu um grupo de trabalhadores diaristas reunidos perto de um quiosque de lanches", disse ele à Reuters, descrevendo cadáveres espalhados no chão. "Um dos corpos ainda segurava um sanduíche encharcado de sangue em sua mão."

Outras cinco pessoas foram mortas em uma segunda explosão dentro de um terminal de ônibus na praça Saad, também em Basra, disseram a polícia e equipes médicas.

Em Bagdá, ao menos 30 pessoas morreram em explosões de carros-bomba em Kamaliya, Ilaam, Diyala Bridge, al-Shurta, Shula, Zaafaraniya e Sadr City -- todas áreas com alta concentração de xiitas.

Um carro estacionado explodiu em um movimentado mercado no bairro de maioria xiita de Kamaliya, matando 12 pessoas, segundo a polícia.

Em um incidente separado, a polícia disse que outro carro estacionado explodiu perto de um ônibus que transportava peregrinos xiitas do Irã perto de Balad, 80 km ao norte de Bagdá, matando cinco peregrinos iranianos e dois iraquianos que estavam viajando para a cidade sagrada xiita de Samarra.

Na província de Anbar, os corpos de 14 pessoas sequestradas no sábado, incluindo seis policiais, foram encontrados jogados no deserto, com ferimentos de bala na cabeça e no peito, disseram fontes policiais e de segurança.

O delicado tecido social do Iraque tem estado sob pressão crescente da guerra na vizinha Síria, que tem provocado conflitos entre sunitas e xiitas de toda a região.

Quando o derramamento de sangue entre sunitas e xiitas atingiu o auge entre 2006 e 2007, Anbar estava sob domínio da ala iraquiana da Al-Qaeda, que recuperou a força nos últimos meses.
Civis observam carro-bomba que explodiu em bairro xiita de Kamaliyah nesta segunda (20) (Foto: Reuters)

AUTOR: REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics