I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 30 de março de 2013

XADREZES DAS DELEGACIAS COMEÇAM A FICAR VAZIOS

 
A operação de transferência dos detentos das delegacias da Polícia Civil para a Casa de Custódia, em Itaitinga, foi suspensa em virtude do feriadão da Semana Santa, mas será retomada na manhã de segunda-feira próxima FOTO: NATINHO RODRIGUES

Cerca de 300 presos já foram transferidos das delegacias de Polícia Civil da Capital para a Casa de Privação Provisória da Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva, a CPPL IV, localizada no Complexo Penitenciário da Grande Fortaleza, localizado no Município de Itaitinga. Nas próximas duas semanas, a operação, que foi suspensa por conta do feriadão da Semana Santa, deverá ser concluída com o total esvaziamento dos xadrezes das unidades policiais.

A transferência dos presos provisórios vem sendo feita pela Polícia Civil com o apoio da PM, através do seu Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Até a última quinta-feira, nenhum incidente ocorrera durante o traslado dos detentos.

Conforme ficou acertado entre a Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado (Sejus) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a remoção dos presos para a nova CPPL acontece após ser feita uma triagem dos detentos. No novo presídio, eles estão sendo separados em ´Vivências´ (alas) e celas de acordo com vários critérios, como idade, grau de periculosidade, nível de reincidência e motivo da prisão (incidência penal). A perigosa ´mistura´ de presos vem sendo evitada pela Sejus para aliviar as tensões nas unidades penitenciárias.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Façanha Pequeno, por dia, estão sendo transferidos das DPs para a CPPL IV em torno de 60 presos.

Superlotação

Até o começo da operação, um contingente de quase 900 presos superlotava as carceragens das 35 delegacias distritais da Grande Fortaleza, além das metropolitanas de Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itaitinga, Pacatuba, Guaiúba, e Eusébio. Contudo, a maior preocupação das autoridades era com as delegacias distritais que atuam como plantonistas, como o caso 2º DP (Aldeota), 7ºDP (Pirambu), 30º DP (São Cristóvão) e o 34º DP (Centro), onde estava concentrado o maior número de presos.

O excesso de presos nas carceragens vinha provocando constantes casos de fugas, brigas entre os internos, motins e também episódios de resgates, em que os policiais civis responsáveis pela guarda das DPs eram rendidos, desarmados, por vezes agredidos, e tinham suas armas roubadas pelos invasores.

Tensão

Com o esvaziamento das delegacias, a atenção das autoridades se volta agora para as unidades prisionais, onde, nas últimas três semanas, vários episódios de violência foram registrados, entre rebeliões e assassinatos. O mais grave deles ocorreu na madrugada do último dia 11, quando aconteceu um confronto entre os presos de dois pavilhões após uma agressão na hora da visita. O resultado foi trágico. Pelo menos, 10 presos acabaram morrendo em consequência de asfixia ou queimaduras provocadas pela queima de colchões.

Na última quinta-feira, foi registrada a 19ª morte violenta nas unidades prisionais da Grande Fortaleza, quando um preso, que cumpria pena por estupro, foi morto. O corpo de Raimundo Luiz Rodrigues Gomes, 42, foi encontrado nas dependências da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba.

Segundo constatou a Perícia Forense do Estado (Pefoce), o corpo apresentava lesões provavelmente provocadas por ´cossoco´, arma branca que é fabricada pelos próprios detentos.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics