I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 17 de março de 2013

RAIKKONEN DESBANCA ALONSO E VETTEL E VENCE NA AUSTRÁLIA; MASSA CHEGOU EM QUARTO

Quem imaginava um passeio do pole position Sebastian Vettel em Melbourne assistiu a uma surpreendente vitória de Kimi Raikkonen, da Lotus. O “Homem de Gelo”, que largou em sétimo, deu um “nó tático” nos adversários. Apostou em uma estratégia de dois pit stops e desbancou os rivais, que pararam três vezes nos boxes. O tricampeão da RBR ainda foi superado por Fernando Alonso, da Ferrari, e completou a prova apenas em terceiro.

Felipe Massa terminou em quarto e poderia até ter brigado pela vitória, não fosse uma opção da Ferrari em inverter a ordem de entrada nos boxes de seus pilotos na segunda rodada de pit stops. O espanhol antecipou sua parada e superou Massa e Vettel. Já o brasileiro ainda ficou preso atrás de Adrian Sutil, da Force India, perdendo contato com os três primeiros.
Kimi Raikkonen surpreende e leva Lotus à vitória no GP da Austrália (Foto: Reuters)

Sutil, por sinal, foi um dos destaques da prova. Em seu retorno à Fórmula 1 após um ano sabático, teve seus minutos de glória liderando o pelotão antes de parar pela segunda vez nos boxes e terminar em sétimo. Lewis Hamilton (Mercedes) e Mark Webber (RBR) fecharam a prova em quinto e sexto, respectivamente.

Finalizada a prova em Melbourne, pilotos e equipes já arrumam as bagagens e partem para Sepang, palco da segunda etapa da temporada no próximo fim de semana. O GP da Malásia será disputado de 22 a 24 de março. A TV Globo transmite ao vivo a corrida, às 5h de domingo, e o treino classificatório, às 5h de sábado (horários de Brasília). O SporTV exibe os treinos livres a partir das 23h de quinta-feira.

A corrida

Nico Hulkenberg começou a temporada 2013 com o pé esquerdo. A Sauber não conseguiu resolver um problema de última hora no sistema de combustível e o alemão sequer alinhou no grid. Hulk partiria de 11º, uma boa posição, já que seria o primeiro a não precisar começar a prova com os pneus que treinou. Albert Park definitivamente não traz boas energias para Nico. Em suas outras duas participações no circuito, ele se envolveu em acidentes e não passou da primeira volta.

Massa e Alonso largaram bem. A dupla da Ferrari superou Webber e Hamilton, pulando para segundo e terceiro, respectivamente, atrás apenas de Vettel, que manteve a ponta. Quem também teve bom início foi Raikkonen, pulando de sétimo para quinto. Já o piloto da casa Webber pagou mico diante da torcida australiana, despencando de segundo para sétimo na primeira curva e jogando fora suas chances de bom resultado.

Ainda na primeira volta, Alonso tentou dar o bote em Massa, mas o brasileiro fechou a porta. Na passagem seguinte, quem conseguiu uma manobra de sucesso foi Raikkonen. O finlandês tomou o quarto lugar de Hamilton com uma bela ultrapassagem por fora na curva 9.

A promessa da Pirelli de pneus com rápido desgaste para aumentar a quantidade de pit stops se concretizou. Com compostos macios, os dez primeiros colocados foram cedo para os boxes. Button abriu os trabalhos na volta 5. Pouco depois foi a vez de Vettel, deixando a liderança momentaneamente com Massa. O brasileiro fez uma boa parada e não deu chances para Alonso tomar sua frente ao fazer seu pit. Dos pilotos com supermacios, a dupla da Mercedes foi quem conseguiu se manter por mais tempo na pista. De pneus médios e estratégia diferente, Sutil se intrometeu no pelotão da frente e assumiu a ponta.

Pouco antes do alemão da Force India finalmente parar, outros pilotos já partiam para o segundo pit stop. Foi nessa hora que Alonso e Massa optaram por táticas diferentes e mudaram seus destinos na corrida. O espanhol antecipou a ida aos boxes e teve sucesso na estratégia, ganhando a posição de Vettel. Já Massa, que estava logo atrás do piloto da RBR, foi orientado a ficar por mais tempo na pista. A decisão se mostrou equivocada e o brasileiro acabou se prejudicando. Além de não conseguir superar o tricampeão, perdeu a posição para Alonso e ainda ficou preso por Sutil, o mais lento do grupo.

Com uma parada a menos, Raikkonen assumiu a ponta, seguido por Hamilton e Rosberg. Nesse meio tempo, Maldonado rodou com sua Williams “indirigível” e abandonou. Pouco depois, foi a vez de Rosberg deixar a prova, com problemas eletrônicos em sua Mercedes.

Enquanto Raikkonen permanecia na ponta, Alonso partia para cima de Hamilton. Com pneus desgastados, o britânico conseguiu impor certa resistência, mas foi ultrapassado e seguiu para os boxes. O finlandês da Lotus fez sua parada na volta 35 e abriu caminho para Alonso assumir a liderança, seguido por Vettel, Sutil e Massa.

Na terceira rodada de pit stops, a Ferrari fez nova inversão na ordem de paradas. Perdendo muito tempo atrás de Sutil, Massa foi o primeiro a ir para os boxes. Vettel parou e seguiu na frente do brasileiro. Os dois tiveram que superar Hamilton, que estava com um pit stop a menos. Alonso voltou dos boxes em terceiro, atrás de Sutil e Raikkonen.

Na volta 43, o finlandês fez a ultrapassagem sobre Sutil e assumiu a liderança. O alemão da Force India também foi superado por Alonso antes de finalmente fazer sua segunda parada. Com apenas duas paradas nos boxes, Kimi não só conseguiu administrar o desgaste dos pneus como ainda anotou a melhor volta da prova a duas passagens do fim.

Confira o resultado final do GP da Austrália:

1 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1h30:03.225
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 12s451
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 22s346
4 - Felipe Massa (BRA/ Ferrari) - a 33s577
5 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 45s561
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 46s800
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m05s068
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m08s449
9 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m21s630
10 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 1m22s759
11- Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) - a 1m23s367
12 - Jean-EricVergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m23s857
13 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
14 - Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) - a 1 volta
15 - Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
16 - Chalres Pic (FRA/Caterham-Renault) - a 2 voltas
17 - Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
18 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) - a 2 voltas

Não completaram:
Daniel Ricciardo (ASU/STR-Ferrari) - volta 40
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - volta 26
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - volta 25
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - não largou

AUTOR: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics