I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 25 de março de 2013

OFENSIVA DA POLÍCIA NO INTERIOR CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS JÁ TEVE 96 PRISÕES

Com o apoio da Inteligência, Copol e da PM, a Denarc prendeu os ´chefes´ do tráfico FOTO: DIVULGAÇÃO

Noventa e seis pessoas presas, dois laboratórios fechados e uma vasta quantidade de entorpecentes apreendida. Este é o saldo do começo de uma ofensiva policial desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contra o tráfico de drogas no Interior do Ceará em menos de três meses. Várias organizações criminosas foram desarticuladas e a Polícia já prepara novas operações.

O objetivo da SSPDS, segundo seu titular, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, é o desmantelamento de várias quadrilhas de traficantes que vinham fomentado o crime em cidades de médio e grande portes do Interior cearense e, consequentemente, levando a uma alta nos índices de outros crimes, como roubos e homicídios.

Planejamento

As operações estão sendo realizadas, de forma conjunta, pelas polícias Civil e Militar com o apoio de suas coordenadorias da própria SSPDS, a de Inteligência (Coin) e a de Operações Policiais (Copol). Um trabalho de investigação está sendo feito dentro das cidades e o resultado é a identificação dos grupos criminosos, seus ´cabeças´, integrantes, ´laranjas´ e o patrimônio que os criminosos têm amealhado na venda de drogas como cocaína, crack e maconha.

Segundo o diretor da Copol, delegado de Polícia Andrade Júnior, as dezenas de prisões foram fruto de um trabalho articulado que começa com um levantamento de inteligência feito pela Coin, com o apoio das delegacias locais (municipais e regionais) e da Delegacia de Narcóticos (Denarc). Nesse levantamento, são identificadas também as rotas que os traficantes costumam utilizar para a distribuição dos entorpecentes, veículos usados, pontos de apoio, rede de distribuidores e armamento.

"A partir desse trabalho inicial, a Polícia Civil prepara relatórios, instaura inquéritos e encaminha ao Judiciário e ao Ministério Público pedidos de expedição dos mandados de prisão e de busca e apreensão", afirma o delegado Andrade.

Já com os documentos judiciais em mãos, a SSPDS, através da Copol, monta as operações nas cidades ´alvos´.

No dia marcado para a ação policial, os efetivos são distribuídos durante a madrugada e seguem direto, e de forma simultânea, para os endereços onde estão os traficantes.

O cerco é rápido e preciso. "Em pouco tempo, temos os primeiros resultados, com as prisões efetuadas e o material apreendio nas buscas", completa o diretor da Copol.

Alvos

Nos três primeiros meses, já foram realizadas operações nos Municípios de Aracati, Beberibe, Sobral, Itapajé, Iguatu, Granja, Novo Oriente, Camocim, Barroquinha, Jijoca de Jericoacoara, Tianguá e Itarema.

A mais recente operação desta envergadura teve como foco a cidade de Sobral, na zona Norte do Estado (250Km de Fortaleza), onde 26 pessoas foram detidas, entre adultos e adolescentes. O trabalho foi chefiado pelo comandante do 3º BPM, tenente-coronel Gilvandro Oliveira. Segundo ele, depois do levantamento de inteligência, foram expedidos, nada menos, que 37 mandados judiciais, sendo 25 de prisão e outros 12 de busca e apreensão.

Etapas

Conforme o oficial, traficantes de drogas, homicidas, assaltantes e outros delinquentes vinham praticando seus delitos e deixando em situação de medo os moradores de vários bairros da cidade de Sobral, como Paraíso das Flores, Sinhá Saboya, Terrenos Novos, Santa Casa, Sumaré, Alto do Cristo, Padre Palhano, Parque Silvana II, Parque Silva I, Vila União, Alto Novo e Junco. O cerco a todos esses locais foi feito de forma simultânea.

Entre os traficantes presos estão, Antônio Dorenildo Mendes, 33, conhecido por ´Doró´ (tido como de alta periculosidade e que tem ficha criminal também por homicídio e porte ilegal de armas)e Francisco Gerlon Melo Gomes, 30, conhecido por ´Gibão´. "São pessoas que vinham traficando drogas e aterrorizando os moradores. A prisão delas foi importante para devolver a paz social nessas comunidades", ressalta Gilvandro Oliveira.

Outros presos na operação em Sobral foram identificados como, Francisco Josivan Xavier, o ´Verruga´; Válber dos Santos Sousa, o ´Dacapita´; Francisco Domingos Sousa Gonçalves, Francisco Everton Pinheiro de Carvalho, Josiniel de Sousa Silva e Maria das Graças Cruz.
Secretário Francisco Bezerra afirma que tem contado com o apoio irrestrito do Poder Judiciário e do Ministério Público para a desarticulação dos grupos criminosos, através da expedição de mandados de prisão e de busca FOTO: KLÉBER GONÇALVES

Secretário determina novas operações integradas no CE

Novas operações contra o tráfico já estão sendo planejadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Os ´alvos´ também são no Interior do Estado e o trabalho de inteligência já começou. "Não podemos citar as cidades, evidente, mas estamos adiantados em cinco Municípios", afirma o delegado Andrade Júnior, da Coordenadoria de Operações Policiais (Copol).

Segundo ele, a determinação do secretário de Segurança, Francisco José Bezerra Rodrigues, é de que, até o fim do ano, o órgão tenha desarticulado todas as quadrilhas que vinham agindo no Interior. O mesmo trabalho está sendo feito na Capital e região metropolitana, com apreensões de drogas cada vez mais expressivas.

Foi o que aconteceu, por exemplo, no começo do mês, quando equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) prenderam quatro homens com um carregamento de 660 quilos de maconha prensada, droga que iria abastecer vários bairros de Fortaleza, a partir do bairro Guajiru, em Messejana.

Foi lá que a Polícia montou o cerco na casa dos traficantes depois de um trabalho conjunto da Coin com o Ministério Público Estadual (MPE) através do seu Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Graeco).

Litoral

Uma das operações também de grande monta aconteceu no litoral Leste do Estado, envolvendo as polícias Civil e Militar nos Municípios de Beberibe e Aracati. Na primeira, foi desmontado um laboratório para a produção de pedras de crack. Pelo menos, sete pessoas foram presas.

Em Aracati, um dos ´alvos´ da operação foi a praia de Canoa Quebrada, um dos cartões-postais do Ceará, e onde o tráfico de entorpecentes vinha desafiando as autoridades. Ali, a operação integrada da SSPDS capturou 14 pessoas acusadas de ligação com a venda de drogas.

Outro grupo

No fim de janeiro, a Polícia desarticulou outro bando de traficantes, dessa vez, no Município de Itapajé (142Km de Fortaleza). O resultado foi a prisão de seis adultos e a apreensão de dois adolescentes. Os oito formavam uma quadrilha que atuava também nos crimes de assalto (roubo) e homicídios.

A operação foi chefiada pelo delegado Andrade Júnior e pelo chefe do Comando do Policiamento do Interior Norte (CPI), coronel Edvar Azevedo Rocha.
Ao término de cada operação, autoridades apresentam à Imprensa o resultado da investigação, além de revelar os nomes dos chefes dos bandos FOTO: KIKO SILVA

Quadrilha presa no litoral Oeste

Durante três meses, a Polícia Civil montou uma operação sigilosa que resultou no desmantelamento de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas em, pelo menos, oito cidades do litoral Oeste do Estado e na Serra da Ibiapaba.

A operação da Delegacia de Narcóticos (Denarc), com o apoio do Departamento de Polícia Especializada (DPE), resultou na prisão de 31 pessoas, nas cidades de Granja, Camocim, Barroquinha, Tianguá, Jijoca de Jericoacoara, Itarema e Novo Oriente. Uma família inteira gerenciava os negócios do tráfico.

O ´cabeça´ do grupo, segundo a Polícia, era o paraense Antônio Nilson do Amaral Sousa.

Conhecido pelo apelido de ´Júnior Roubo´, o traficante era temido pela população de Granja, conforme informaram os delegados Pedro Viana e Breno Fontenele, da Denarc.

O chefe do bando contava com a parceria do irmão, Adriano Amaral de Sousa, o ´Didi´, da mãe, Hilda Francisca do Amaral Sousa, a ´Hilda Furacão´, e de suas mulheres.

Ex-PM

Outro implicado era o ex-sargento da PM José Eriberto de Aguiar Monteiro, o ´Pica-Pau´, que distribuía a droga por várias cidades. Também foi preso o empresário José Haroldo Ximenes Coutinho, de Novo Oriente.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics