I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 20 de março de 2013

102 MUNICÍPIOS REGISTRAM CHUVAS NO DIA DE SÃO JOSÉ

Em muitas cidades do Interior, como em Crateús, a população precisou utilizar o guarda-chuva para sair à rua. A precipitação, se não resolve o problema da seca, ao menos minimiza os efeitos da estiagem FOTO: SILVANIA CLAUDINO

Russas A tão esperada chuva ontem, no Dia de São José, chegou em 102 municípios cearenses. Apesar de a crença popular acreditar que é sinal de um bom inverno, a Funceme explica que as precipitações dos últimos dias são em decorrência de um sistema que está se afastando do continente. Porém, se chuva dos últimos quatro dias não resolve o problema da seca, ameniza o sofrimento da população diante da falta d´água. 

A explicação para as precipitações é a posição do Sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que está se deslocando de volta para o Oceano Atlântico. Segundo explica o meteorologista Leandro Valente, esse sistema é de baixa previsibilidade. 

Se forma no Oceano Atlântico, se intensifica e se desloca para determinada região causando algumas precipitações ou não, dependendo do seu posicionamento, e voltando a perder força posteriormente. Segundo o meteorologista, esse sistema não tem um período de duração muito longo, assim como é a Zona de Convergência Intertropical, que dura de fevereiro a março.

"O Vórtice Ciclônico de altos níveis se formou no Oceano Atlântico e se deslocou ao continente. Sua posição favoreceu a chuva em algumas regiões do Estado. A borda ficou bastante próxima ao Estado do Ceará, principalmente mais ao Sul, onde ocorreram maiores precipitações", explica Valente.

Nas regiões Jaguaribana e Centro-sul foram registradas as maiores chuvas entre os últimos dois dias. Em 21 municípios dessas duas regiões choveu acima de 50mm. Volume superior também foi registrado em Viçosa do Ceará (56mm), na região da Ibiapaba. 

Somente no município de Jaguaretama, na localidade de Serrote Branco, choveu 158mm, sendo o maior volume de chuva registrado até o fechamento desta edição. Em Acopiara, no Centro-Sul, choveu 92mm. Outras cidades também registraram boas chuvas: Cariús (87mm), Iracema (68mm), Mombaça (67.1 mm) e Farias Brito (66 m).

A previsão para as próximas 24 horas é de que o céu permaneça nublado com chuvas isoladas em todas as regiões. Para as próximas 72horas, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, principalmente na faixa litorânea e Sul do Estado.

Segundo Valente, é possível que o sistema volte a causar precipitações na região. "Esse sistema é bastante comum no período de dezembro a janeiro, onde acontece com maior frequência. Mas eles também podem ocorrer durante a estação chuvosa".

O que caracterizou e confirmou o primeiro prognóstico de chuvas abaixo da média foi o comportamento da Zona de Convergência Intertropical, que está afastada do Estado. Devido ao desfavorecimento das altas temperaturas do Oceano Atlântico Norte, que está mais quente do que o Sul, diminuiu a oscilação da Zona próximo ao Estado. As chuvas na região estão diretamente ligadas a essa oscilação.

Sobre o equinócio, o meteorologista afirma que é importante observar as mudanças de estação, diante de dois aspectos. "Amanhã é o primeiro equinócio do ano (equinócio de outono). Ele é importante, primeiramente, porque marca a mudança de estação, saindo do verão e indo para o outono. 

O efeito dessa mudança não é tão sentido na região tropical. Segundo, porque o Sol muda do Hemisfério Sul para o Norte, o aquecimento vai ser maior no Oceano Atlântico Norte do que no Sul, o que desfavorece a oscilação da Zona de Convergência Intertropical, que está relacionada diretamente às chuvas no Nordeste".

A tendência para os próximos meses é de chuvas irregulares e abaixo da média, mas Leandro afirma que, embora seja uma tendência quase que confirmada, os eventos que trazem chuvas podem ocorrer outras vezes. "As chuvas do sistema em atuação não vão resolver o problema da seca, mas podem dar uma minimizada, pelo menos no sentido de encher as cisternas e pequenos açudes em algumas cidades", aponta.

Em Crateús, um dos municípios que mais sofrem com a falta de água nos reservatórios, o Dia de São José começou animando a população da sede e zona rural. A partir das 8 horas da manhã, a sede e a maioria das localidades da Zona Norte foram banhadas por boas chuvas, praticamente a manhã inteira. 

As cenas mais comuns na cidade foram pessoas utilizando guarda-chuvas, outros tomando banho e muitos corriam com baldes para coletar água nas bicas das residências. A Funceme se reune no próximo dia 22, juntamente a outros órgãos de meteorologia, em Recife, para divulgar o novo prognóstico para até maio.

CHUVAS NO CEARÁ

Municipio                                                  mm

Jaguaretama............................................158

Acopiara .......................................................92

Carius .............................................................87

Iracema .........................................................68

Mombaça ..................................................67.1

Farias Brito ..................................................66

Icó .................................................................65.4

Solonópole ...................................................65

Umari ..............................................................63

Dep. Irapuan Pinheiro .............................62

Orós .............................................................61.2

Crato ............................................................60.2

Cedro ..............................................................60

Erere ...............................................................58

Várzea Alegre..............................................57

Viçosa do Ceará..........................................56

Baixio..............................................................53

Lavras da Mangabeira............................51

Fonte: Funceme

Mais informações

Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme)
Telefone: (85) 3101.117
Fortaleza
http://www.funceme.org.br/
Precipitações renovam as esperanças

As precipitações mudaram a paisagem ontem em muitas localidades no sertão cearense, como na zona rural de Quixadá, onde choveu pela manhã e enchendo pequenos reservatórios FOTO: ALEX PIMENTEL

Crato/ Sobral A fé do homem do campo foi renovada ontem. Em vários municípios da região do Cariri voltou a chover. Os agricultores consideram que, este ano, a colheita não será das melhores, mas, mesmo com as dificuldades provocadas pelo período de estiagem e as perdas das primeiras safras, os que prepararam suas terras estão apostando em novos plantios e esperam colher o que foi plantado ainda no mês de fevereiro.

No Crato, a grande preocupação é quanto à falta de infraestrutura na sede, que, em ocasião de precipitações intensas, sofre com alagamentos.

Em Juazeiro do Norte, a chuva de ontem reduziu as altas temperaturas e auxiliou na geração de renda para os comerciantes informais. A venda de guarda-chuvas ficou aquecida, principalmente na Rua São Pedro. Agora, os ambulantes esperam atingir a mesma média do ano passado, quando chegaram a vender cerca de 100 peças por dia.

Em Icó, a população enfrenta os mesmos problemas que os cratenses. Na localidade, várias ruas amanheceram alagadas. Já na zona rural, os agricultores estão animados e consideraram que a chuva, iniciada às 22 horas da segunda-feira e finalizada apenas na manhã do dia seguinte, foi bem distribuída.

Segundo eles, a precipitação representa o ponto de partida para novos investimentos no campo. Muitos produtores receberam do Governo do Estado as sementes de sorgo e apostam nesse tipo de pastagem parta manter a alimentação dos animais durante o ano. 

Segundo o secretário de políticas agrícolas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó, Ireudo Felix, no momento, a esperança é que hajam outras chuvas. "Todos nós estamos esperando mais chuvas para que possamos colher nossas produções. A gente acredita que forragem nativa deverá brotar nos próximos dias. Mas, já sabemos que não vai dar para ter uma boa colheita", revela.

Neste ano, mesmo com as precipitações que ocorreram até agora, o cenário da seca é preocupante. Em municípios como Salitre, a falta de chuvas está provocando um colapso no abastecimento da população. 

A escassez de água é generalizada e as comunidades estão sendo abastecida por carros-pipas. Devido à longa estiagem, as ações governamentais que amenizam as perdas nos setores da agricultura e pecuária estão sendo providenciais. Na Zona Norte do Estado, o maior índice de chuvas foi na Serra da Ibiapaba, onde as cidades de Ibiapina e Ubajara tiveram as maiores precipitações.

Durante a segunda-feira choveu em grande parte das cidades da Chapada da Ibiapaba. "A chuva aqui ainda está mais ou menos. Na segunda-feira, no início da noite, deu uma chuvinha boa, não só em Ubajara, como também Ibiapina e São Benedito. Tive que me deslocar entre essas cidades e o trajeto foi feito nesse clima. Já na terça ela começou logo de manhã", conta o empresário Tiago Romano.

Em Sobral, chuviscou durante todo o dia, não havendo grandes precipitações durante a manhã. Mesmo assim, o ocorrido trouxe esperança principalmente para os mais idosos, que acreditam que chuva no Dia de São José é um bom sinal para o inverno. A aposentada Juliana Lopes deseja que o tempo se mantenha assim. "Choveu agora e esse sempre é um bom sinal. Além disso, desejo que não pare de chover, pois dois anos de seca é muito duro para o agricultor".

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics