I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ESCOLAS DE SAMBA E AFOXÉS ENCERRAM DESFILES DO CARNAVAL DE FORTALEZA (CE)

Afoxés levam ritmos africanos à Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza (Foto: André Teixeira/G1)

As agremiações de afoxé e as escolas de samba encerraram nesta terça-feira (12) os desfiles na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, cerca de 90 mil pessoas lotaram as arquibancadas montadas na avenida durante os três dias de desfile.

A apuração das notas das escolas de samba que definirá as agremiações campeãs entre maracatu, blocos, cordões, afoxés e escolas de samba será na quinta-feira (14), no Ginásio Paulo Sarasate.

Desfilaram nesta terça-feira os afoxés Obá Sá Rewà, Oxum Odalá, Filhos de Oyá, Acabaca; e as escolas de samba Côrte no Samba, Imperadores da Parquelândia, Unidos do Acaracuzinho, Mocidades Bela Vista, Colibri, Império Ideal, Girassol de Iracema, Tradição da Bela Vista.

Na terça-feira e no domingo os desfiles começaram atrasados. O presidente do grupo de afoxé Acabaca reclamou da organização. "Nós estamos esperando há meia hora para começar o desfile. Está prejudicando a nossa escola", disse. Segundo a organização, o atraso ocorreu por conta da limpeza da avenida, que ocorre após o desfile de cada agremiação, e não prejudica a nota das escolas.

Além do atraso, os foliões reclamaram da iluminação especial, que só foi ligada às 18h15, quando a rua já escurecia. "As escolas estão lindas, mas está escuro e atrapalha tanto a gente que vem pra ver o espetáculo como os próprios integrante das escolas", diz Maria Fernandes, que assistiu às agremiações nos três dias de desfile da Avenida Domingos Olímpio.

O afoxé é um ritmo africano e é ligado a religiões do continente. No Brasil, o afoxé virou um bloco carnavalesco no Ceará, Maranhão, Piauí e outros estados. Em Fortaleza, o afoxé fecha os desfiles do carnaval, que tem nos primeiros dias desfiles de maracatu e blocos carnavalescos. Dos quatro grupos que desfilam em Fortaleza, dois são premiados com troféus e dinheiro.

Já as escolas de samba seguem a tradição do carnaval do Rio de Janeiro, que levam o samba para a avenida.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics