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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ALERTA: CEARÁ É 2º EM FRAUDE NO E-COMMERCE

Para evitar problemas no comércio eletrônico, é preciso verificar os itens de segurança dos sites (Foto: Divulgação)

Comprar na internet pode facilitar muito a vida do consumidor. Mas, antes de sair digitando seus dados, é preciso se preocupar com a sua segurança. O Ceará foi o segundo Estado, no ano passado, com maior volume proporcional de tentativas de fraudes no e-commerce, segundo dados divulgados pela FControl, empresa do Buscapé Company.

Esse tipo de crime foi identificado em 7,5% das transações do Estado em 2012 - contra 6% em 2011. O Ceará ficou atrás apenas do Pará, que alcançou a marca dos 9,7%. O estudo da FControl também revela que os provedores mais utilizados para a criação de e-mails falsos são os gratuitos, pela facilidade encontrada pelos fraudadores.

Critérios de segurança

Para evitar problemas na hora da compra, o diretor da Morphus Segurança da Informação, Renato Marinho, sugere que o consumidor adote alguns critérios, tais como: utilizar um site de confiança, digitar o endereço original, não acessar links enviados por e-mail, verificar o certificado digital e acessar de uma máquina também confiável - que não seja de uso público, como as de "lan houses".

"Os fraudadores mandam e-mails se passando por alguma entidade e tentam ludibriar os usuários, que clicam na opção e são levados a sites falsos, que podem ser visualmente idênticos. Esses e-mails são conhecidos como phishings", indica.

Contudo, ele diz que, apesar da aparência, o endereço não é o original. Além disso, não conta com certificado de segurança - que pode ser identificado pelo cadeado na página. "O local do cadeado pode variar com o navegador. É padrão do navegador emitir um alerta quando o certificado do site não é válido".

De acordo com Renato, o endereço eletrônico de um site confiável criptografa as informações das transações. Desse modo, dados do cartão, por exemplo, são mantidos em sigilo. Ele ressalta que é importante o usuário atualizar o antivírus.

Para realizar compras com segurança, o baixista Wilson Neto diz que procura os sites mais conhecidos. "Acho melhor comprar na internet do que pessoalmente. O maior problema que tenho é com prazos de entrega. Já comprei iphone, celular, notebook, roupa", comenta. Com uma média de pelo menos uma compra por mês, ele diz que costuma indicar para os amigos as empresas mais confiáveis, para compra no cartão de crédito.

Dinheiro perdido

Seguindo os dados da pesquisa, a vendedora Andrea Rebouças teve problemas com sites de compras coletivas na internet no ano passado. Em agosto, ela comprou cupons que davam o direito de realizar escova inteligente e cauterização no cabelo, mais um kit de salgados.

Quando foi usar os serviços, ela diz que não conseguiu localizar as empresas. Ao acionar o site de compras por telefone, não conseguiu contato, com a informação de que o número não existia. "Fui ao Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e disseram que, como o local fechou, teria que ir buscar a justiça de pequenas causas para receber o dinheiro, mas acabei não indo", lamenta.

Mais visado

As categorias mais visadas pelos fraudadores são: turismo, telefonia, informática, eletrônico e automóveis. A Norte foi a região com mais problemas com fraudes, 5,6%. Já o Nordeste ficou em segundo, com 4,7%, seguido pelo Centro-Oeste (3,2%), pelo Sudeste (2,5%) e o Sul (1,6%). Ao longo de 2012, a FControl bloqueou mais de R$ 150 milhões em transações fraudulentas no e-comércio nacional.

SAIBA MAIS

E-commerce: é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como o computador

Certificado digital: é um arquivo que contém um conjunto de informações referentes a entidade para o qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador)

Phishing: é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos.

AUTOR: DN

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