I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 12 de janeiro de 2013

'PROFETAS DA CHUVA' APOSTAM EM BOAS CHUVAS NO NORDESTE À PARTIR DE MARÇO

Quixadá sedia anualmente o encontro dos chamados profetas da chuva (Foto: Alex Pimentel/Agência Diário)

Um grupo de 38 "profetas" que se reúne anualmente no Ceará prevê que o ano será de fortes chuvas na região Nordeste, principalmente a partir de março.

“Tudo indica que teremos boas chuvas, mas um pouco tarde, a partir de março. Já tivemos algumas chuvas nesse início de ano, mas pequenas. Chuva boa mesmo ainda vamos ter que esperar”, disse um dos integrantes do grupo, o “profeta” Erasmo Barreira.

A 17ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva será realizada neste sábado (12) em Quixadá, no interior do Ceará, reunindo 38 pessoas que dizem que, com base em elementos da natureza, conseguem fazer a previsão de chuva para o ano.
“Já fiz a previsão na árvore do juazeiro. Se tivesse chuva agora para fevereiro, o fruto já estaria inchado. Na colmeia dos insetos que dão mel ainda tem muita palha, então eu sei que não vai ter seca. Em ano de seca eles fazem reserva de mel para aguentar o período de estiagem já em janeiro”, diz o profeta Erasmo Barreira.

A plateia do evento é formada principalmente por agricultores e empresários de atividades que tiram benefícios da chuva, como o setor de agronegócios. “Além do empresário da agropecuária, que é muito afetado pela seca ou pela chuva, tem todo o comércio do interior. Quanto mais chove, mais forte a agricultura, mais gera compras e mais movimenta o comércio no interior. A chuva afeta a sociedade inteira”, diz Élder dos Santos, idealizador e organizador do evento.

Élder explica que os diz que um dos métodos mais comuns de previsão é com o uso do sal de cozinha. Os profetas fazem seis montes de sal, equivalente aos meses de janeiro a julho. Na primeira chuva do ano, se um dos montes de sal absorver muita água significa que o mês referente àquela porção de sal será chuvoso; caso contrário, haverá pouca chuva naquele mesmo mês. Com base no sal, os profetas também preveem um bom ano para a agricultura no Ceará. Para 2013, três profetas consultados pelo G1 apostam em boas chuvas a partir de março. Outro acredita que as chuvas fortes começam em fevereiro.
Profeta da chuva observa a casa de joão-de-barro (Foto: Alex Pimentel/Agência Diário)

De todos os observadores da natureza, o mais respeitado é José Irismar. Segundo suas previsões o Ceará vai ter um bom inverno. "Vai dar uma chuvinha variada. Teremos chuva em janeiro, fevereiro e a partir de março vai melhorar ainda mais a quadra invernosa. Seca não vai ter", disse.

Em 2013, pela primeira vez, o Encontro dos Profetas das Chuvas ocorre durante três dias, de sexta-feira (11) a domingo (13). “Nosso evento principal é no sábado, quando os profetas fazem as previsões. É um evento cultural que atrai toda a gente de Quixadá, cidades e estados vizinhos do Ceará. Todas as pessoas do Nordeste têm interesse em saber se vai chover ou não”, explica Élder.

Para Élder dos Santos, o maior valor do encontro dos profetas é a valorização cultural da “sabedoria popular”. “Em todas as cidades do Ceará nós temos profetas, o que fizemos foi reunir essas profetas, que são os personagens principais do evento, e valorizar as profecias deles”, diz.

O coordenador destaca também que já foram publicados livros, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrados e documentários sobre o encontro anual. “Queríamos mais a participação de professores e alunos das universidades cearenses. Atualmente recebemos mais pesquisadores de outros países do que próprio Ceará”, diz.

Visão científica
A previsão da chuva feita pelos "profetas" não tem respaldo científico de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão estadual deve divulgar em 23 de fevereiro o prognóstico oficial das chuvas no Ceará no ano de 2013.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics