I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 26 de janeiro de 2013

EX-AGENTE DA CIA É CONDENADO POR 'VAZAR' NOME DE AGENTE SECRETO

O ex-agente da CIA John Kiriakou após deixar a corte em outubro de 2012 (Foto: Cliff Owen / AP)

Um ex-agente da CIA foi condenado nesta sexta-feira (25) a 30 meses de prisão e a três anos de liberdade condicional por "vazar" o nome de um agente secreto envolvido no programa de interrogatórios utilizados nas prisões da agência americana de inteligência.

John Kiriakou, de 47 anos, funcionário da CIA entre 1990 e 2004, já havia se declarado culpado em outubro de 2012 diante do tribunal federal de Alexandria (Virgínia), para evitar um julgamento.

"Esta manhã, fui condenado a 30 meses de prisão por um crime de que me declarei culpado", disse Kiriakou ao sair da sede judicial. "Quero dizer que saio da corte com um espírito positivo, confiante e otimista", declarou.

A juíza federal Leonie Brinkema foi muito severa ao pronunciar o veredicto: "30 meses de prisão é uma pena muito leve", afirmou referindo-se a Kiriakou como alguém que "traiu uma sólida confiança".

Kiriakou reconheceu ter divulgado à imprensa o nome de um agente envolvido no programa de interrogatórios de pressão, utilizado nas prisões secretas da CIA onde se encontravam detidos que seriam membros da rede islâmica Al-Qaeda.

Brinkema ressaltou que, se não tivesse recebido a recomendação feita pela promotoria sobre a sentença, teria condenado o ex-agente a uma pena ainda mais dura.

O advogado de defesa, Robert Trout, alegou que Kiriakou se sentiu "preocupado com certas práticas utilizadas contra os terroristas", e que não tinha a intenção de causar dano aos Estados Unidos ou à nenhuma pessoa.

"Ele divulgou nomes com a esperança de que fossem contatados e que também decidissem voluntariamente falar dessas práticas. Ingenuamente, não pensou que a situação sairia de controle", justificou.

John Kiriakou virou manchete em 2007 após confirmar pela primeira vez, em uma entrevista à rede ABC, que utilizou a técnica do "submarino" para interrogar a Abu Zubaydah, detido por pertencer à rede Al-Qaeda. Esta técnica de interrogatório, uma espécie de simulação de afogamento, é considerada uma forma de tortura.

AUTOR: FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics