I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ELETRICISTA MORRE APÓS EXPLOSÃO NO SUBSOLO DO MINISTÉRIO DO ESPORTE

Equipe de bombeiros vasculham acesso ao Ministério do Esporte, onde equipamento de energia explodiu e matou eletricista (Foto: Nathalia Passarinho/G1)

Um eletricista da Companhia Energética de Brasília (CEB) morreu na tarde desta quinta-feira (15) após a explosão de um transformador de energia localizado no subsolo do Ministério do Esporte, em Brasília, informou o Corpo de Bombeiros. Wilson de Pádua Pires, de 54 anos, fazia manutenção no equipamento, que pegou fogo e espalhou fumaça pelo recinto. 

O técnico teve trauma encefálico, queimaduras, sofreu uma parada cardíaca durante o resgate e não resistiu ao ser atendido no Hospital de Base.

Segundo o major Wesley da Costa, comandante da operação que combateu o fogo, havia outro eletricista da CEB, José Pereira dos Santos, de 53 anos. Ele sofreu apenas escoriações leves e foi atendido no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

O fogo foi notado no início da tarde e os bombeiros foram chamados às 15h20. Por volta das 15h40, sete viaturas de quatro quartéis já haviam chegado ao local para tentar conter as chamas.

Segundo a CEB, o serviço técnico foi acionado pela manhã para desligar um transformador (que regula a tensão de energia fornecida), em função de uma obra que estava sendo realizada no local. À tarde, quando os eletricistas foram chamados de volta para religar o equipamento, houve um curto-circuito que levou à explosão.

A CEB informou que já enviou nova equipe ao local para retirar a fumaça e averiguar as causas do curto que levou ao acidente. Uma equipe de assistência social também já foi acionada para prestar apoio à família.

Falha em sistema anti-incêndio

De acordo com a assessoria do Ministério do Esporte, a área que pegou pegou fogo fica no subsolo do prédio é de acesso restrito da CEB. O local, onde funciona uma pequena subestação, fica trancado e passa por manutenções regulares porque retransmite eletricidade para todos os demais ministérios.

Segundo o coronel Sérgio Bezerra, subsecretário de operações da Defesa Civil do DF, o sistema de combate a incêndio do edifício não funcionou. Diante da explosão, o sistema deveria ter injetado automaticamente gás carbônico no ambiente, o que evitaria a propagação do fogo.

"O sistema diminui a quantidade de oxigênio, que é propagador de fogo. Negligenciaram o sistema", afirmou Sérgio Bezerra. Ele informou que a responsabilidade pela manutenção do sistema será apurada. Ainda não se sabe se é da CEB ou do Ministério do Esporte.

O edifício está praticamente vazio neste feriado e o incêndio atingiu a parte de baixo, do lado voltado para a Catedral de Brasília. Numa primeira avaliação, o Corpo de Bombeiros informou que o problema ocorreu em um gerador.
Do lado de fora do edifício, era possível ver fumaça saindo da garagem (Foto: Nathalia Passarinho/G1)

O diretor de operações da CEB, Manoel Clementino, esteve no local no fim da tarde e disse que a Polícia Civil vai agora fazer uma perícia para identificar a causa do acidente. Em seguida, operários da companhia vão reparar os equipamentos para religar a energia do Ministério, que ficou sem luz. "Com a liberação do local pela Polícia Civil, em questão de quatro horas conseguiremos religar a energia no ministério. Amanhã, ele vai poder funcionar normalmente".

Por causa do curto-circuito, alguns outros ministérios tiveram o fornecimento desligado, por segurança, por 20 minutos. Quanto ao acidente, Clementino esclareceu que o sistema de combate a incêndio é de responsabilidade do próprio ministério. "Mas qualquer conclusão [sobre a responsabilidade] neste momento, seria precipitada", afirmou Clementino.
Oficial do Corpo de Bombeiros, em frente ao Ministério do Esporte, em Brasília (Foto: Nathalia Passarinho/G1)

AUTOR: G1/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics