I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 25 de novembro de 2012

COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM SOBRAL (CE)

A caminhada realizada saiu de frente do Creas e terminou na Avenida Doutor Guarany, onde os participantes contaram com a presença de toda a coordenação do Creas, Prefeitura e Ministério Público.

Sobral. Com uma média de 100 vítimas por mês nos primeiros quatro meses do ano, esta cidade, da Zona Norte do Estado, tem trabalhado durante o mês de novembro em ações que lutam pela não-violência contra as mulheres. Todos os movimentos fazem alusão ao dia 25, que é considerado como Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Sobral, com o apoio da rede socioassistencial, Conselho da Mulher, Núcleo Gênero pró-Mulher, Delegacia de Defesa da Mulher, Rede de Saúde, Senac, Sesc, Avon, universidades e faculdades da cidade realizaram uma Caminhada pela Não Violência contra a Mulher, com a presença da promotora de justiça Juliana Cronemberger, que proferiu palesta sobre a Lei Maria da Penha, tirando dúvidas das presentes.

De acordo com a coordenadora do Creas, Isabele Melo Rocha Lima, as ações têm como objetivo sensibilizar a sociedade, por meio da informação, garantindo a prevenção das situações de violência e a necessidade de combatê-la em âmbito municipal. De acordo com ela, os dados levantados pela coordenação são de que o município teve uma média de 100 casos por mês apenas de janeiro a abril deste ano, todos registrados na Delegacia da Mulher da cidade. "Destes casos, hoje, o Creas faz acompanhamento de 28, no entanto, ainda temos muito que trabalhar sobre o assunto".

Ela conta que um dos principais obstáculos a serem vencidos são o medo e a falta de informação da vítima, pontos que as ações deste mês têm abordado. "Ainda existe muito a questão do medo de prestar queixa e o problema não ser resolvido, que é um dos focos que a equipe trabalha hoje", disse.

Caminhada

A caminhada realizada, no último dia 22, saiu de frente do Creas e terminou na Avenida Doutor Guarany, onde os participantes contaram com a presença de toda a coordenação do Creas, Prefeitura Municipal e Ministério Público para esclarecimentos e informações, além de estandes de parceiros que levaram brindes e serviços voltados para o público feminino.

Além dessas ações em alusão com referência à Campanha Nacional: "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A lei é mais forte", a assessoria do município aponta que Sobral contará com palestras descentralizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e participação de palestras e mesa redonda nas faculdades do município.

Um dos exemplos é o Primeiro Seminário "Experiências Metodológicas no Enfrentamento a Violência no Município de Sobral", que aconteceu no Centro de Convenções e foi aberto ao público. Para o estudante de Direito, Thiago Aragão, esse tipo de ação fortemente centrada no problema, é um dos melhores caminhos no combate à violência contra a mulher.

Na sua avaliação, não adianta no Dia Nacional ou no Dia Mundial "todo mundo se mobilizar".

"Somente com ações que possuem ter continuidade é que esse tipo de problema pode ser melhorado. Neste ano, tivemos alguns casos de violência contra a população feminina, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, que repercutiram bastante, o que pode levar a crer que este movimento intensivo é um reflexo daquilo que estamos vivenciando", afirma ele.

Mais informações:
Fundação de Ação Social de Sobral
Rua Viriato de Mendeiros, 1250,
Sobral, Ceará
Telefone: (88) 3677.1200
Fax: (88) 3677.1200
http://www.sobral.ce.gov.br/fasm

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics