I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 24 de novembro de 2012

BRASIL NÃO PODE EVITAR XENOFOBIA DE CEARENSES NA BOLÍVIA

O consulado brasileiro na Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, disse ter tomado conhecimento das várias denúncias de maus-tratos a estudantes no País por policiais locais e afirmou que nada poderia ser feito. Na quinta-feira (23), o Diário do Nordeste mostrou a situação de vários cearenses que estavam sendo vítima de extorsão e de xenofobia das autoridades bolivianas.

Segundo a vice-cônsul, Saide Sabóia, a Polícia local não facilita o trabalho de apuração das denúncias. "Todo dia recebemos essas denúncias e não temos como combater pois a segurança aqui é muito precária", afirma. Com isso, de acordo com Sabóia, os brasileiros acabam sendo vítimas de extorsão.

O consulado brasileiro em Santa Cruz de la Sierra estima que 15 mil estudantes cursem Medicina na cidade. O aumento significativo do número de estudante no últimos anos, segundo o consulado, gerou certa aversão a brasileiros no país.

O órgão afirma que 80% dos estrangeiros que moram na cidade são brasileiros. Muito dos brasileiros que lá residem são estudantes de Medicina atraídos pelas facilidades de conseguir um diploma, já que não há obrigatoriedade da prova de admissão para o curso.

"Tráfico de educação"

Uma preocupação crescente das autoridades brasileiras na Bolívia é sobre a qualidade da educação oferecida aos acadêmicos de medicina. "Aqui existem algumas faculdades sérias, mas a maioria não passa de ´fábricas´ de diplomas. Você paga e passa nas disciplinas. Muitos estudantes mentem ao dizer que estudam, eles querem apenas o diploma, fazendo um verdadeiro tráfico de educação", alertou a vice-cônsul brasileira.

Em 2011, um projeto do Ministério da Educação para avaliar a formação do médicos brasileiros na Bolívia revelou um fraco desempenho.

Familiares aflitos

As denúncias de maus-tratos denunciadas pelos estudantes que moram na Bolívia deixam os familiares aflitos no Brasil. Para Ivan de Oliveira Rolim, pai do acadêmico de Medicina Renato Rolim, a maior preocupação é com a segurança do filho em Santa Cruz de la Sierra.

"A quantidade de brasileiros lá acaba incomodando os bolivianos. Isso já se tornou comum para o meu filho que mora lá", destacou Ivan, que visitou o acadêmico ano passado.

O pai do estudante brasileiro também teme que o diploma de médico do filho não seja aceito quando ele retornar ao País. "Ele vai passar seis anos lá e é injusto voltar para o País dele e não conseguir trabalhar", disse Ivan, que planeja uma medida judicial caso o filho seja impedido de exercer a profissão.

População

15 brasileiros estudam Medicina em Santa Cruz de la Sierra, segundo o Consulado do Brasil. Eles são atraídos pelas facilidades de obter o diploma.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics