I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

60% DAS PRESIDIÁRIAS DO CEARÁ CUMPREM PENA POR TRÁFICO DE DROGAS

FOTO INTERNET

Segundo a Secretaria de Justiça do Ceará, 60% das mulheres presas no Ceará cumprem pena por tráfico de droga e 57% delas chegam ao presídio sem ter antecedentes criminais na família. Os dados fazem parte de uma pesquisa inédita no Ceará, feito pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e será divulgada na íntegra nesta quinta-feira (8).

Ainda segundo o 95% das presidiárias que se encontram presas no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, são atendidas pela defensoria pública do Ceará.

Isso significa que as presidiárias recebem gratuitamente assistência jurídica. São feitos pedidos de liberdade, progressão de regime, livramento condicional, indulto e prescrição. Atualmente 452 mulheres dividem as celas no presídio.

Outro dado levantado pela pesquisa é que a idade média das presidiárias fica entre 20 e 35 anos. Número que preocupa a diretora adjunta do Instituto Auri Moura Costa, Mônica Damasceno. "Faixa etária muito jovem. O que observamos é que essa mulher tem uma faixa etária mais ou menos entre 20 e 35 anos, baixa escolaridade e ocupa hoje uma posição secundária no tráfico. Também provedora da casa, por isso a preocupação delas de se envolverem em atos ilícitos", afirmou.

Diagnóstico carcerário feminina
O questionário revela a nacionalidade, etnia, estado civil, faixa etária, nível de escolaridade, uso de drogas ilícitas ou licitas, tipificação penal, situação jurídica e social, tipo de assistência jurídica recebida, pena aplicada, regime em que se encontram aspectos relativos à saúde da mulher em situação de prisão.

Os dados colhidos, analisados e tabulados serão apresentados no lançamento do diagnóstico “Mulheres em Situação de Prisão no Ceará – Quem são e como estão”, em 8 de novembro, às 9h, no auditório Eudes Veras da Secretaria da Justiça e Cidadania, na Rua Tenente Benévolo, 1055, no Bairro Meireles.

Espera por julgamento
Mesmo com o apoio da defensoria pública que ajuda a agilizar vários processos, a espera deixa algumas presidiárias apreensivas. A presidiária Helena Mendes não foi julgada e espera por uma definição. "Quando dá seis horas da tarde e vamos para as selas nos dá uma tristeza. Aquela solidão, saudade. Nunca mais eu quero voltar para cá", lamenta.

Trabalho interno
160 detentas trabalham em penitenciáriaa. Elas possuem vantagens como o pagamento de três quartos do salário mínimo que é administrado pelas famílias e redução da pena. Três dias de serviço representam um a menos de prisão. "Estou perdendo a melhor fase das minhas filhas, que é a adolescência. Fico aqui contanto os dias e estou muito ansiosa", disse a detenta Cristiane Silva.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics