I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MORADORA CONTA HISTÓRIAS DE TATAJUBA (CE), CIDADE SOTERRADA POR DUNAS

No meio de tantas paisagens do litoral cearenses, algumas mudam todos os anos pela força dos ventos. Em Tatajuba, Delmira Silvestre viu o que tinha, pouco a pouco, desaparecer em Tatajuba. A comunidade que fica no município de Camocim, a 362 km de Fortaleza, foi soterrada pelas dunas entre 1970 e 1980, deixando 150 famílias sem casas.

Dona Delmira não deixa a história de Tatajuba ser esquecida. Atualmente, ela conta para moradores da região e visitantes como a areia invadiu as moradias e prédios da comunidade. “Só foi duna. Quando chegou nas nossas casas. Aí, foi subindo. Quando chegou em cima, o teto caiu e ficaram só os montes nas nossas casas”, lembra. Andando pelas ruínas de Tatajuba, Delmira ainda reconhece o local onde morou com os pais e, hoje, só restou alguns tijolos entre as areias.

A contadora de histórias também lembra que a igreja da comunidade caiu o teto durante a noite. “O padre não esperou não. Saiu”, brinca. Quando perderam as casas para as dunas, as famílias de Tatajuba tiveram que se mudar e foram obrigadas a se separar. Algumas seguiram para Camocim e outras fundaram a “Nova Tatajuba”, a cerca de 1km da antiga.

A aposentada Maria Pontes, 80 anos, conseguiu refazer a vida em seu novo endereço com a filha e o no neto na Nova Tatajuba. “Cai só uma poeirinha porque agora tá no tempo. Agora, tá uma beleza”. A filha que também se chama Maria não lembra muito de onde nasceu. Pelos relatos da mãe, Maria foi batizada na última missa celebrada na igreja de Tatajuba em 1978. “Lá, a igreja já tava meio que soterrada, já cheia de areia”, diz.

Na igreja de Nova Tatajuba, uma das primeiras construções da nova localidade, o padroeiro que está no altar ainda é o mesmo de Tatajuba, São Francisco de Assis. A natureza continua brincando com os moradores da região e areia já está avançando na comunidade de Cabeceiras, ao lado de Nova Tatajuba. Raimundo Nonato aprendeu a lição. “Não fico muito triste não. É a natureza, tem que aceitar a natureza".

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics