I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

JUIZ PERMITE QUE MELITÃO ESTUDE

O juiz Luiz Bessa exige que o Estado forneça uma escolta diária de dez PMs para conduzir o réu FOTO: JL ROSA

O juiz de Direito Luiz Bessa Neto, titular da Primeira Vara de Execuções Penais e Corregedorias de Presídios, deferiu o pedido da defesa de Luiz Miguel Melitão Guerreiro, autor da chacina que vitimou seis portugueses, em 2001, para que ele frequente o curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Militão foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o magistrado entendeu que a Lei de Execuções Penais lhe garante o direito de ocupar a vaga que conseguiu na universidade.

"Defendo o benefício que ele tem de cursar a faculdade. Impus uma rigorosa escolta que deve ser composta por dez policias militares e um oficial para acompanhá-lo diariamente, garantindo que sua ida e vinda da universidade para o cárcere seja segura. Não perdi de vista a afronta aos demais alunos regulares, que também devem estar seguros. Nas condições que tudo foi proposto será muito difícil que ele execute um plano de fuga", afirmou Luiz Bessa.

O juiz disse ainda já ter comunicado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ao comando da PM e à Secretaria de Justiça (Sejus) a necessidade da escolta especial. A ida de Militão à universidade só será permitida se estes órgãos disponibilizarem o contingente exigido pela Justiça.

Comportamento

A advogada de defesa de Luiz Miguel Melitão, Ana Gardene Uchoa, disse que, caso o Estado não forneça a guarda do detento, estará praticando uma negligência, visto que, frequentar aulas, é um direito previsto na lei para apenados. Gardene ressaltou ainda, que o acusado trabalha no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), onde permanece preso, e não está usando as aulas para remissão da pena. "O intuito dele é se qualificar. Ele já conseguiu remir dois anos de sua pena trabalhando dentro do presídio. Tem comportamento exemplar".

No entanto, o promotor de Justiça Sílvio Lúcio Correia Lima rebate a versão dizendo que consta nos autos processuais diversas indisciplinas cometidas por Melitão. "Entramos com um recurso para que a saída dele não seja permitida. Recorri da decisão por entender que há falta de previsão legal para esta concessão. Disciplina e responsabilidade são quesitos que contam muito para um benefício como este. Ele é um detento problemático que incitou motins, tentou fugir da prisão, traficou no presídio, foi flagrado com cossocos e celulares. Uma carta manuscrita por ele, endereçada para um irmão, em Portugal, arquitetava, uma fuga para a Europa.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics