I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

APESAR DE PROIBIDO, JOGO DO BICHO É COMUM EM VÁRIOS PONTOS DE FORTALEZA (CE)

Apesar de proibida, a prática do jogo do bicho ainda é comum em diversas áreas de Fortaleza. A TV Verdes Mares constatou a existência de vários pontos de aposta na cidade e flagrou em vídeo o funcionamento de dois deles nos bairros Aldeota e Benfica no período de uma semana. Em 2008, a operação ''Arca de Noé'' prendeu os chefes do jogo do bicho em Fortaleza.

O primeiro flagrante foi feito no Bairro Aldeota. Uma microcâmera flagrou a conversa com um vendedor que admitiu que há muitas pessoas envolvidas com a prática na cidade. O vendedor afirma que só há fiscalização quando não há favorecimento aos banqueiros, pessoas que promovem o jogo. "O banqueiro, ele 'calça' (paga propina) a polícia. Dá um 'agradozim' e tal... Ameniza", afirma. O jogo do bicho é crime previsto no artigo 58 na lei de Contravenções Penais, com penalidade de seis meses a um ano de prisão para o vendedor e para o apostador.

Segundo o vendedor, existe uma pressão dos banqueiros. "Eu nem queria fazer, mas você tem tanta pressão. Logo no início quando terminou, é banqueiro ligando, que tinha uma ficha lá, perguntando 'Você não quer fazer?'", tenta justificar a prática.

Nas bancas de jogos, a proposta é registrada e o sorteio é aproveitado das loterias estadual e federal. Se a pessoa acertar o palpite, recebe o prêmio no local onde fez a aposta, de maneira clandestina. Em uma casa lotérica do Bairro Benfica, o vendedor explica que não há perigo de assaltos e caso o vencedor peça, é possível entregar o dinheiro em outro local.

Fiscalização
Em 2008, a operação ''Arca de Noé'' da Polícia Federal prendeu 13 pessoas suspeitas de comandar a prática do jogo na capital. Segundo o diretor do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil, Jairo Pequeno, as investigações continuam. "O desafio maior é a própria população que não denuncia. Deve ser coibido não só pela Polícia Civil. Todos os organismos de segurança tem por obvrigação e dever combater e reprimir o jogo do bicho",diz.

Sobre a denúncia de que policiais estariam recebendo propina dos banqueiros para não fiscalizar os pontos de jogos, Jairo Pequeno, informou que, em caso de comprovação, o suspeito pode ser preso e o processo é encaminhado à Controladoria Geral da Polícia. O policial envolvido no esquema pode ser expulso da corporação.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics