I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

TRE DE GOIÁS NEGA 4 REGISTROS DE CANDIDATURAS POR ANALFABETISMO

Texto de candidato a vereador considerado analfabeto pela Justiça Eleitoral (Foto: Gabriela Lima/G1)

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) indeferiu, até o início tarde desta terça-feira (14), quatro registros de candidaturas por analfabetismo. O TRE manteve as decisões em primeira instância de candidatos a vereador nas cidades de Amorinópolis, Campinaçu, Estrela do Norte e Rio Verde.

Em entrevista coletiva na tarde desta terça, o desembargador João Waldeck Felix de Sousa, vice-presidente e corregedor do TRE-GO, explicou que, após terem o registro negado por juízes eleitorais, os candidatos supostamente analfabetos entraram com recurso no órgão e fizeram um teste, para provar que sabiam ler e escrever. No entanto, os quatro foram reprovados.

A prova consiste em redigir uma declaração de próprio punho. Os reprovados escreveram frases ilegíveis, como mostra o documento preenchido por um candidato a vereador da cidade de Amorinópolis (veja imagem acima).

Nela, o político escreveu um texto ditado por um funcionário do cartório eleitoral, alegando que, apesar de não possuir declaração de escolaridade, tem condições de exercer o cargo que pretende disputar. Mas o juiz da 53ª zona eleitoral, João Geraldo Machado, não o considerou apto.

Segundo o desembargador, o número de candidaturas indeferidas por analfabetismo é preliminar e deve aumentar até o fim do prazo para o TRE julgar os recursos, no dia 23 de agosto. "Esses quatro casos foram apenas dessa primeira semana. Até o dia 23, deve aumentar e muito", adiantou João Waldeck.

De acordo com a legislação eleitoral brasileira, é inelegível o candidato que for julgado analfabeto. O cidadão que não sabe ler e escrever tem o direito de votar, mas não pode ser votado.

FONTE: G1/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics