I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ARMAS ESTRANGEIRAS SÃO TIRADAS DAS MÃOS DE CRIMINOSOS DO CEARÁ

Um fuzil modelo AK-47, de fabricação americana, está entre as armas apreendidas Fotos: Kiko Silva

Setores de Inteligência da Segurança Pública do Estado do Ceará estão investigando em conjunto com a Polícia Federal e o apoio do Exército Brasileiro a origem de armas de guerra, algumas de uso privativo das Forças Armadas, apreendidas, recentemente, em poder de criminosos cearenses e quadrilhas interestaduais que vinham agindo neste Estado. A maioria, são fuzis estrangeiros, além metralhadoras e submetralhadoras que estavam nas mãos de assaltantes de bancos e traficantes de drogas.

Somente na semana passada, a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) lavrou termos de apreensões de três fuzis, entre eles, dois de fabricação americana. O terceiro é de origem austríaca. Segundo o delegado Romério Moreira de Almeida, titular da DRF, a presença das armas em poder dos criminosos com atuação no Ceará é fator de preocupação para a Segurança Pública.

Contrabando

"É preciso saber como estas armas de grande potência estão entrando no nosso Estado. O fato é que estamos trabalhando nisso e a apreensão das armas, aliada à desarticulação e prisão das quadrilhas, representa importantes baixas no crime organizado", ressalta Almeida.

Na última terça-feira, uma operação conjunta de agentes da própria DRF e das coordenadorias de Inteligência (Coin) e de Operações Policiais (Copol) da Secretaria da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), localizou dois fuzis de fabricação estrangeira que estavam sendo usados por uma quadrilha em assaltos contra bancos no Interior do Estado.

O grupo criminoso era chefiado pelo assaltante e fugitivo da Justiça, Wellington Matias de Moura, o ´Pequeno´, que, no fim de semana anterior, fora preso por agentes da Polícia Federal no esconderijo do bando, uma casa de veraneio na Praia da Lagoinha, no Município de Paraipaba, Litoral Oeste do Estado (93Km de Fortaleza). Na casa de ´Pequeno´, no Morro Santa Terezinha, bairro Castelo Encantado (zona Leste de Fortaleza), a Polícia prendeu a mulher dele, Tatiane Soares da Silva, 22, e encontrou no imóvel dois fuzis de fabricação estrangeira, sendo um de calibre 5.56, americano; e outro de marca Steyr, da Áustria.

Americano

Dois dias depois, em nova operação contra o crime organizado, desta vez no Município do Eusébio (região metropolitana de Fortaleza), agentes da Coin e da Copol localizaram um fuzil americano modelo AK-47 de calibre 7.62, fabricado nos Estados Unidos (EUA), além de muita munição para o arsenal de outra quadrilha, cujo chefe seria um traficante de drogas conhecido por ´Alex Bad Boy´.

O arsenal deverá ser encaminhado, em breve, para a Perícia Forense do Estado (Pefoce).

Quadrilhas desarticuladas com 77 suspeitos detidos

Pelo menos, 77 pessoas foram presas no Ceará, neste ano, suspeitas de envolvimento com os ataques a bancos na Capital, região metropolitana e no Interior do Estado. No total, foram, quase dez bandos desarticulados graças a ação de Inteligência da SSPDS e as operações de campo da Polícia Civil e da PM.
Delegado Romério Moreira de Almeida, titular da DRF, apresentou mais dois fuzis, um americano e um austríaco, encontrados pela Polícia em poder de um assaltante de bancos, capturado pelas autoridades na semana passada

Mas é no Interior que a Polícia tem agido com maior rigor, visto que as quadrilhas têm atacado, preferencialmente, nas cidades de pequeno e médio portes, e onde, exatamente, o efetivo policial é reduzido.

Ataques

Do começo do ano até ontem, nove cidades do Interior tiveram seus bancos atacados com o uso de explosivos pelos criminosos. São elas, Solonópole, Madalena, Banabuiú, Itatira, Pentecoste, Apuiarés, Tamboril, Almofala (em Itarema) e Milhã.

Outras cidades com bancos invadidos por ladrões foram, Capistrano, Irauçuba, Senador Sá, Mineirolândia, Novo Oriente, Catarina, Pacoti, Jaguaruana, Choró, Chorozinho, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Monsenhor Tabosa, Morrinhos, Redenção e Mauriti. Houve, ainda, uma tentativa de sequestro ao gerente do Banco do Brasil da cidade de Morada Nova no dia 23 de julho, o chamado assalto ´sapatinho´, em que o funcionário do banco é obrigado a ir à agência retirar o dinheiro e entregá-lo aos ladrões enquanto sua família é mantida refém.

Prisões

Na maioria das prisões ocorridas até aqui, bandidos são presos com armas de grosso calibre. Algumas quadrilhas locais desarticuladas contavam com a participação de bandidos de outros Estados. Uma delas, responsável pelo arrombamento de caixas eletrônicos, era composta por bandidos conhecidos como ´caixeiros´, todos de Santa Catarina.

Um dos últimos bandos capturado havia agido na cidade de Milhã (301Km de Fortaleza). No total, cinco pessoas - quatro homens e uma mulher - foram capturadas durante a ação policial naquele Município.

NÚMERO

3 fuzis foram apreendidos pela Polícia em apenas dois dias de operações contra assaltantes de bancos e traficantes de drogas na região metropolitana da Capital

Bandos atuam em vários Estados

"Todos são bandidos de alta periculosidade, bastante organizados. Todos eles se conhecem e combinam as ações criminosas no Ceará e noutros Estados do Nordeste", explica o delegado de Roubos e Furtos, Romério Moreira de Almeida, se referindo às recentes prisões de grupos armados no Interior cearense.
A quadrilha, composta por quatro homens e uma mulher, foi desarticulada após um assalto a banco na cidade de Milhã. O grupo detido foi trazido para esta Capital

Um desses, foi detido pela Polícia Militar após um ataque na cidade de Milhã. Foram capturados, Alex Ferreira da Costa, 30; Joaquim Santana Vasconcelos Filho, 18; Felipe Campos Liberato, 20; Antônio Wellington Gomes, 27; e Eloísa Liberalina Veras Santiago, 24.

Apoio

Nas investigações policiais, ficou comprovado que a mulher detida iria dar apoio aos demais implicados na hora da fuga. "Ela daria fuga aos demais integrantes do bando", confirmou o comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Hervânio Macedo Júnior durante coletiva na sede da DRF.

A captura do bando seguiu a uma determinação expressa do secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará, coronel Francisco José Bezerra, que ordenou uma ação sem trégua no Interior. Para isso, as unidades interioranas, como batalhões, companhias e destacamentos, estão contando com o apoio de patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar), unidade de elite da PM pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque.

O Cotar foi criado por Bezerra com o objeto específico de agir no Interior cearense na perseguição aos bandos criminosos de ladrões de bancos, traficantes de drogas e armas e envolvidos em roubos de cargas e pistolagens.

A utilização de armas de fogo de grosso calibre, como fuzis, metralhadoras, submetralhadoras, escopetas e carabinas quase sempre tem sido acompanhada da detonação de artefatos, daí a SSPDS está investigando tais crimes com a colaboração do Exército, responsável pelo controle e fiscalização de explosivos.

FONTE: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics